Investir em otimização de sites é essencial se você deseja obter um bom posicionamento nos resultados de pesquisa do Google, para que assim atraía visitantes, faça geração de leads e realize as conversões de vendas.
Mas afinal de contas, o que é otimização de sites? De forma resumida, otimizar site significa melhorar os elementos que ele possui para atrair mais tráfego, envolver os visitantes e depois conseguir convertê-los para clientes.
Como está relacionado a fatores que afetam o tráfego que seu site recebe e também as conversões que são geradas, a otimização de sites abrange uma grande variedade de especialidades, incluindo otimização para os mecanismos de busca, otimização de desempenho técnico e otimização de taxas de conversão e rejeição.
Tudo está relacionado a otimização de sites e ao seu poder de aumento de vendas. Desde a atração de potenciais clientes até a sua total experiência com o site. Quer saber mais sobre o assunto e conferir as dicas de ferramentas que separamos? Continue a leitura e confira!
A importância das ferramentas de otimização de sites
Com tantas novidades disponíveis para se implementar em sites modernos, ficou um pouco difícil otimizar tudo de forma manual e as ferramentas de otimização de sites ajudam neste momento.
Elas ajudam a automatizar e simplificar a otimização, reduzindo o tempo que você ou sua equipe gastaria fazendo todo a análise necessária para se realizar alterações ou melhorias. As ferramentas variam desde testes de velocidade do site, até a análise de compatibilidade do site em celulares.
Existem várias ferramentas disponíveis que podem te ajudar a melhorar seu site e assim fazer a geração de mais tráfego e conversões de vendas. Entre elass, as principais são:
- PageSpeed Insights: esta é uma ferramenta do Google, lançada em 2018. Embora a velocidade do site em um desktop já fosse um dos requisitos para uma boa classificação nos resultados de busca, hoje em dia a velocidade do site nos dispositivos celulares também tem muita significância. Além de ser muito importante para o SEO, o desempenho de velocidade do site também impacta diretamente a experiência do usuário.
Quanto mais lento for o carregamento do seu site, maior será a probabilidade dos usuários não terem interesse e nele e conversões não serem feitas. Segundo o Google, o ideal é que uma página demore cerca de 2 segundos no máximo para carregar.
E a ferramenta PageSpeed Insights serve exatamente para analisar a velocidade do carregamento do seu site, além de oferecer recomendações para ajustes. Para utilizá-la, basta inserir o link do site e aguardar os resultados da análise.
- Google Search Console: esta opção de ferramenta oferece muitas informações para fazer a otimização de sites. Trata-se de uma opção gratuita para mostrar como o Google visualiza seu site e, além disso, também oferece recomendações para melhorar a sua classificação nos resultados de busca.
Entre as suas funcionalidades, a ferramenta: mostra quantos domínios estão vinculados ao seu site, qual é o seu desempenho em celulares e quais são as páginas de maior tráfego.
Com o Search Console também é possível fazer testes em sites responsivos. Ele verificará de forma rápida se todas as páginas do seu site estão adequadas para telas de celulares, se possuem um carregamento rápido e se os elementos são agradáveis para os usuários, como por exemplo, se as fontes estão legíveis para uma tela de dispositivo móvel.
- AB Tasty: fazer um AB teste significa experimentar diferentes variações de páginas do site para assim testar quais irão performar melhor e obter melhores resultados entre os usuários.
Isso significa que o teste vai te ajudar a definir quais são as páginas que obtém maior número de conversões para sua empresa, como as solicitações de compra ou cotação, vendas, tráfego, entre outros.
Para que o seu site seja otimizado, você precisa entender o que funciona com o seu público-alvo. Isso quer dizer que você precisa entender o comportamento dos seus clientes, acompanhando as suas interações no site.
Vamos supor que você utiliza uma linguagem muito técnica em algumas páginas e uma mais descontraída em outras. Ao realizar a análise, você percebe que os usuários do seu site clicam e fazem mais interações nas páginas com conteúdo mais descontraído. Isso quer dizer que você precisa aplicar tudo isso no restante do site para melhorar a experiência do usuário e as conversões.
Com a ferramenta AB Tasty, você conseguirá entender exatamente este comportamento, podendo criar testes de acordo com as etapas do funil de vendas. Também é possível realizar segmentação, testar URLs diferentes, definir localização, e muito mais.
- Yoast SEO: muito fácil de se usar, o Yoast SEO é um plugin do WordPress que oferece um sistema, que parece um semáforo, para indicar o que você fez corretamente e o que você precisa melhorar no SEO da sua página ou publicação do blog.
O primeiro passo é fazer a instalação do plugin em seu site ou blog WordPress e ativá-lo. Quando estiver pronto, sempre que você fizer uma nova publicação ou alteração, você receberá uma análise de SEO da página.
Ela poderá indicar várias melhorias, como: uso de palavra-chave, nome de imagem, links de saída e entrada, meta description, entre outras recomendações.
Como começar a utilizar as ferramentas de otimização de sites em 2020
Agora que você já sabe quais são as principais ferramentas de otimização de sites, se ainda não utiliza alguma delas, está na hora de começar a utilizá-las agora mesmo caso queria aumentar o tráfego em seu site.
No entanto, é muito importante deixar claro que as ferramentas vão apenas te auxiliar e indicar as melhores opções. Deixar o seu site todo otimizado é um trabalho que muito criterioso, que exige muita atenção às técnicas que devem ser aplicadas.
Com a ajuda das ferramentas que citamos acima, em conjunto com o seu trabalho de otimização, você poderá atrair mais leads e conseguir o aumento de conversões que deseja!