Em 2019, a Chanel optou pela ilha mediterrânea de Capri para o lançamento de uma loja pop-up que permaneceu aberta até o dia 14 de outubro. A loja estoca a coleção Coco Beach, incluindo acessórios de verão, bolsas Chanel e moda praia.
A coleção também esteve exposta na efêmera boutique anual da marca de luxo na casa La Mistralée em St Tropez até 28 de outubro, juntamente com uma decoração inspirada nas docas dos portos de Hamburgo, local de nascimento de Lagerfeld.
Momentos significativos da vida de Coco Chanel permearam a maioria das criações mais recentes da marca de luxo, incluindo suas três novas fragrâncias para homens e mulheres concebidas por seu perfumista interno Olivier Polge.
Inspirado pelas viagens, ‘Paris-Deauville’ retorna à primeira coleção do fundador no ano de 1912. ‘Paris-Venise’ é inspirada por seu refúgio após a morte de seu amante Boy Capel em 1920.
Mais do que um simples um nome, Coco Chanel se tornou a denominadora comum na maioria das iniciativas Chanel junto com sua natureza temporária, desde a coleção de verão exibida em pop-ups selecionados em resorts de praia até os últimos lançamentos nas categorias de beleza e joias e bolsa chanel.
Um exemplo disso é o Coco Game Club, que foi de Tóquio a Paris, passando por Hong Kong, passando pela Galeries Lafayette de 21 a 24 de junho de 2019, durante a Men’s Fashion Week em Paris. Inspirado nos fliperamas, o espaço temporário apresentou as coleções Rouge Coco, convidou os clientes a receberem uma reforma por profissionais da casa e apresentações de música ao vivo à noite.
O espaço juntou-se ao espaço Coco Lab localizado na outra margem do rio no Le Bon Marché Rive Gauche. Dedicado à linha de joias Coco Crush, o espaço de 35 m² funcionou como um laboratório onde um médico simulado faz prescrições de joias.
O conceito é jovem e interativo e tem como objetivo abrir o mundo da joalharia a um público mais jovem, segundo Le Bon Marché.
O Instagram e outras estratégias de Marketing Digital usados pela Chanel
A geração do milênio está se tornando um mercado-alvo prioritário para a indústria de luxo, e as marcas estão buscando adaptar suas estratégias, formatos de loja e linguagem de marca para atrair um público jovem que está constantemente ávido por coisas novas e quer interagir com o conteúdo das mídias sociais. O domínio do Instagram é absoluto e a Chanel reagiu de acordo. Em março do ano passado, a marca francesa abriu um pop-up intitulado “We Love Coco Beauty House” em Los Angeles.
O espaço rosa brilhante dedicado à maquiagem foi aberto em homenagem ao lançamento de @welovecoco, um perfil do Instagram que apresenta selfies e fotos tiradas pelos fãs da coleção de beleza da marca.
A mudança revolucionária significou que agora, não apenas a decoração e os temas da loja são criados especialmente para o Instagram, mas também que os usuários estão se tornando criadores de conteúdo para a marca.
Mas este não é o único passo que a marca deu em termos de marketing e comunicação digital. Nos últimos meses, a Chanel intensificou seu relacionamento com influenciadores para incluir experiências exclusivas: convites para desfiles de moda e eventos temáticos para estrelas das redes sociais.
Mais recentemente, convidou influenciadores para Deauville para o lançamento de suas três novas fragrâncias. “O número de seguidores não é o mais importante”, disse a empresa à FashionNetwork.com.
E desde o lançamento do Instagram Shopping em março, a rede social está permitindo que as marcas vinculem produtos apresentados em postagens com suas próprias lojas de comércio eletrônico.
Considerado por alguns como o futuro do comércio eletrônico, o Instagram continua a evoluir para proporcionar uma experiência melhor e mais integrada para o usuário. “Lançamos o serviço há alguns meses, mas era necessário ter uma conta local.
A maior novidade é que a Chanel, com 28 milhões de seguidores, é a primeira empresa no mundo a testar a versão beta desse serviço ”, afirma Violaine Gressier, cliente parceira do Facebook. “Ele vai identificar a origem de cada usuário e listar os produtos em sua moeda local. É um primeiro passo para o comércio social ”, completa.
No início do ano, uma marca criada por Gabrielle Chanel adquiriu participação minoritária na empresa britânica de comércio eletrônico Farfetch, anunciando uma parceria de longo prazo para o desenvolvimento de inovações digitais em suas lojas físicas com o objetivo de oferecer uma experiência mais personalizada às suas clientes de luxo.
A empresa ainda não anunciou nenhum desenvolvimento nesta frente, mas atualmente, apenas os cosméticos e fragrâncias da Chanel estão disponíveis para compra online, em comparação com uma estratégia global focada em incorporar uma experiência de luxo ao comércio eletrônico.
Mas com o recente anúncio, parece que pode ser apenas uma questão de tempo até que um Chanel faça ondas no espaço digital, terá outros concorrentes no ramo de bolsas e outros tipos de acessórios, por exemplo as famosas bolsas prada.