O Pinterest é uma plataforma que tem como foco utilizar imagens para transmitir informações para os usuários. Seu uso vem crescendo cada vez mais entre as empresas e pessoas, para alcançar diversos objetivos.
Dados do próprio Pinterest apontam que a plataforma contava com 300 milhões de usuários mensais em todo o mundo só no ano de 2019.
A análise realizada também indica que o Brasil possuía mais de 38 milhões de usuários mensais no respectivo ano, tendo uma contribuição diária de mais de nove milhões de novas ideias adicionadas aos catálogos. Essas “ideias” são os famosos pins.
Dessa forma, tais informações apresentam uma perspectiva promissora para empresas atuarem nesse site, considerando a quantidade de acessos e a possibilidade de alcance, já que existe uma quantidade tão grande de usuários ativos cadastrados.
Vale ressaltar que empresas de diversos segmentos podem usufruir dos benefícios que o potencial desta plataforma oferece, inclusive estabelecimentos que trabalham com paisagismo para quintal com piscina.
No artigo de hoje, saiba mais sobre o que é o Pinterest, suas funcionalidades e como uma empresa pode utilizar essa rede social para ganhar visibilidade. Acompanhe a leitura!
Afinal, o que é o Pinterest?
Para entender porque os dados coletados trouxeram essas estatísticas, é preciso saber que trata-se de uma rede social que possibilita localizar, compartilhar e salvar ideias variadas, que são chamadas de pins.
Os usuários podem se inspirar e juntar referências de acordo com os assuntos de seu próprio interesse, organizando-as em pastas. Essas pastas são configuradas de forma pública ou privada.
O Pinterest surgiu em 2010 com o objetivo de ser uma rede social que facilita as descobertas online. Atualmente, essa plataforma ocupa o primeiro lugar entre os mecanismos de buscas visuais em todo o mundo.
É um bom meio de encontrar ideias para criar uma agenda personalizada com logo, por exemplo.
Além do mais, o Pinterest oferece funções úteis para o cotidiano de quem busca imagens na internet para se inspirar e utilizar em várias situações.
É possível realizar diversas ações através dessa rede social, tais como:
- Pesquisar;
- Compartilhar;
- Salvar;
- Organizar imagens.
Esses recursos são essenciais, uma vez que um buffet para festa de aniversário pode organizar imagens com os vários temas com os quais trabalha, em pastas separadas, para apresentá-los aos clientes, por exemplo.
Que tipo de conteúdo é postado?
A primeira informação relevante a respeito do conteúdo publicado no Pinterest é sobre seu formato: é uma rede social totalmente voltada para comunicação visual. Ou seja, os usuários compartilham imagens.
Esse material é dedicado a oferecer dicas para as outras pessoas a respeito de assuntos específicos, ideias aplicáveis em diversas situações e posts com instruções conhecidos como DIY, (Do It Yourself, ou “faça você mesmo”).
Nesse caso, se tratam de orientações para o visitante conseguir realizar uma tarefa sozinho sem ajuda de um profissional.
É possível encontrar esse tipo de publicação sobre materiais escolares personalizados, ensinando um passo a passo.
Quem são os usuários do Pinterest?
Os usuários do Pinterest são pessoas comuns buscando sugestões imagéticas para solucionar problemas ou ter ideias interessantes em relação a assuntos de seu interesse. As estatísticas do próprio site indicam como acontecem essas interações.
De acordo com esses dados, 84% dos usuários utilizam o Pinterest quando estão decidindo o que comprar, 98% experimentaram uma sugestão que encontraram na rede social e 77% conheceram novas marcas ou produtos através da plataforma.
Essas informações são fundamentais para mostrar como uma empresa pode atuar nesse site e obter resultados positivos.
Como uma empresa pode usar o Pinterest?
Embora o Pinterest tenha sido criado inicialmente para o uso por pessoas comuns, a forma como os usuários interagem com essa rede social mostra um cenário propício para empresas conquistarem novos clientes e alcançarem resultados positivos.
A intenção, nesse caso, é alcançar o público no momento em que eles estão buscando novas ideias para planejar mudanças significativas em sua vida. Esse procedimento pode permitir o estabelecimento de um vínculo com sua marca.
Para saber como é possível aproveitar o potencial que o Pinterest oferece para os negócios, é interessante observar algumas dicas.
1 – Botão “salvar”
A primeira dica importante é fazer com que os próprios usuários alimentem a rede com conteúdos da sua marca.
Em cada perfil pessoal, é possível salvar imagens em pastas, a partir de qualquer site, bastando adicionar o botão “salvar” para sites.
Ao fazer isso, todas as imagens do site daquela empresa contam com um ícone do Pinterest, e os visitantes da página tem a opção de clicar ali para adicionar a imagem diretamente na pasta do seu perfil na rede social.
Esse recurso faz com que o material da empresa seja adicionado ao Pinterest de forma orgânica. Ou seja, o crescimento da marca dentro da plataforma torna-se natural, de acordo com o interesse do público.
2 – Rich Pins (ou pins avançados)
Os pins avançados enriquecem os conteúdos, uma vez que agregam informações nas imagens, além da legenda e título apresentados pelos pins tradicionais.
Para isso, é preciso adicionar metadados no site empresarial e autentificá-los através do Pinterest.
Dessa maneira, o usuário que salvar esse tipo de imagem terá acesso à informações extras. Esse tipo de função pode ser usado de forma gratuita, caso seja uma conta business.
Um estabelecimento que trabalha com restauração de piso porcelanato pode inserir o preço dos serviços nas fotos, por exemplo. Assim, quando uma pessoa salvar a imagem de sua preferência e acessá-la dentro do Pinterest, poderá ver o valor.
3 – Shop the look
A função shop the look foi criada pelo Pinterest justamente para incentivar compras pela plataforma. Desse modo, as pessoas podem comprar produtos clicando diretamente na imagem.
Quando esta tiver o ícone que identifica essa função, é possível direcionar o usuário para o link de compra.
A empresa deve ter uma conta business e selecionar o ícone de etiqueta ao criar um pin. Em seguida, é preciso inserir o link de direcionamento e escolher uma imagem daquele produto separadamente.
Uma loja de fantasia infantil de carnaval masculina pode usar essa ferramenta para facilitar o acesso dos clientes à sua loja virtual. Quem se interessar pelo mostruário disponível no Pinterest, pode clicar no ícone e ser direcionado para concluir a compra.
4 – Pincode
O pincode é uma função que permite trabalhar com o Pinterest diretamente em atividades do cotidiano. Esse é um código personalizado semelhante à um QR Code, que carrega dados específicos sobre a rede social.
O pincode pode ser escaneado por aplicativos de smartphones e outros dispositivos móveis. Dessa forma, o usuário que ler esse código é levado diretamente para o perfil, a pasta ou a imagem que a empresa desejar.
É uma alternativa para direcionar o potencial consumidor para acessar o conteúdo que for conveniente para a marca.
Assim, é possível inserir um pincode na embalagem de materiais de construção e levar a pessoa para a pasta de uma empresa de reforma de varandas.
Essa estratégia é bastante eficaz, uma vez que o material comprado, a empresa em questão e as imagens que esse cliente vai acessar estão diretamente relacionados.
Portanto, a marca por trás desse método tem grande chance de conquistar o interesse dos consumidores.
5 – Pinterest Lens
O Pinterest Lens é um recurso que permite otimizar o mecanismo de busca visual a partir do uso das câmeras. Ao posicionar a câmera do aplicativo para um objeto, é possível pesquisar referências daquela imagem.
Se um usuário precisar de imagens sobre um salão de festa rústico, basta posicionar seu smartphone, seguindo as orientações desse recurso, e o aplicativo vai buscar as referências solicitadas.
A importância de atuar em uma rede social
Ao lidar com público, é fundamental saber que é preciso atuar onde essas pessoas estão para obter resultados positivos. Afinal, só é possível dialogar com o usuário se a empresa estiver presente no mesmo local.
Desse modo, as empresas adaptam suas estratégias de marketing para adequar a campanha utilizada e alcançar o público online.
Além de estabelecer uma presença digital que destaque a marca, é preciso conhecer o público-alvo.
Identificar como os consumidores se comportam permite entregar tanto o conteúdo, quanto o tipo de interação que corresponde às necessidades dessas pessoas.
Por esse motivo, a atuação em uma rede social é muito mais eficaz. Dessa forma, a empresa possibilita estabelecer um canal de comunicação com o consumidor e um vínculo estável com um relacionamento dinâmico, que certamente trará resultados.
A presença de uma empresa nas redes sociais é muito importante, afinal, é assim que a instituição consegue se aproximar dos consumidores de forma prática e ágil, em um cotidiano cada vez mais corrido e limitado.
Por isso, estar no Pinterest é uma das opções para isso, uma vez que permite que o estabelecimento leve sua mensagem para um número cada vez maior de pessoas, conquiste mais clientes e melhore suas vendas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.