Campanha AdWords, Google Ads, Rede de Display, Rede de pesquisa, AdSense. Faz sentido? Provavelmente não. Esses termos não são tão distintos e todos parecem se encaixar.
E funcionam de certa forma, mas isso não ajuda a responder à pergunta que costumamos fazer “Como funciona o Google Ads?”
Você provavelmente já ouviu todos esses termos antes. Quando você ouviu esses termos pela primeira vez, pode ter lido um ou dois artigos sobre eles. Você pode até ter tentado iniciar sua própria campanha e usar o Google Ads e percebeu que seria mais rápido se procurasse um consultor Google Ads, mais não procurou.
Mas você ainda está se perguntando “Como funciona o Google Ads ??”
Não se culpe se você ainda não “entendeu”. É um assunto confuso. Isso porque o Google é tão grande e tem tantas maneiras diferentes de gerar dinheiro.
Mas você está determinado a descobrir tudo. Você já ouviu histórias de sucesso.
Como o fato de que, em 2013, 1,5 milhão de empresas geraram US $ 111 bilhões em receita com as ferramentas de publicidade do Google!
Google Ads funciona. Tudo o que você realmente precisa é que alguém lhe explique em inglês simples como todas as peças se encaixam.
Todos os termos que mencionei na primeira frase vêm todos juntos para uma visão:
- Para ganhar dinheiro com o Google.
- Ganhar dinheiro com empresas parceiras e editores de sites.
- Para fornecer aos usuários da Internet a melhor experiência online possível.
O Google Ads pode funcionar para sua empresa?
Provavelmente, a resposta é sim. O Google projetou sua plataforma de publicidade para que anunciantes de alta qualidade de qualquer tipo de negócio possam alcançar um ROI positivo.
No Google Ads você pode vender desde um oleo de bronzear banana boat até uma Ferrari, basta saber escolher as palavras chaves e montar a campanha.
Publicidade de alta qualidade é importante para o Google, e isso porque a principal prioridade do Google é fornecer uma boa experiência para seus bilhões de usuários.
Porque no final do dia, é a experiência do usuário que faz ou destrói o Google e sua reputação. O Google sabe disso.
Mas, dito isso, o Google ganha a maior parte de seu dinheiro com anunciantes. Isso porque muitas pessoas usam o Google, então os anunciantes migram para ele. Com razão.
Portanto, o Google deve encontrar um equilíbrio entre ganhar dinheiro vendendo espaço publicitário sem prejudicar a experiência de seus usuários.
E é aí que você, o intrépido proprietário da empresa, entra. Você deseja criar seu anúncio para fornecer a melhor experiência possível para os usuários do Google – para o benefício do Google e para você mesmo. Explicaremos como isso funciona no restante do artigo.
Quando terminar de ler este artigo, você terá uma resposta completa para a pergunta “como funcionam os anúncios do Google”.
E você sairá armado com algumas dicas para ganhar dinheiro!
Vamos começar.
Como o Google Ads funciona?
Ouça a voz de Morpheus da Matrix …
“E se eu dissesse que bilhões de leilões acontecem todos os dias? Mas não o tipo de leilão em que as pessoas se levantam e gritam suas ofertas para um homem no palco. Não, esses leilões são invisíveis e acontecem automaticamente, nos bastidores. E, no entanto, grandes somas de dinheiro na casa dos milhões estão constantemente fluindo em milhares de direções diferentes. ”
Sim. Estes são os leilões do Google. O Google Ads funciona com espaço de publicidade online que está sendo leiloado e vendido pelo Google.
Bem-vindo ao século 21!
Agora voltando ao Google Ads…
O Google Ads, anteriormente conhecido como Google AdWords, são anúncios online parcialmente baseados em palavras-chave. Palavras-chave são palavras pesquisáveis ou termos de pesquisa relacionados a produtos ou serviços de uma empresa.
Daí o nome Google AdWords = AdWords.
Palavras / palavras-chave são uma grande parte da equação, tanto em termos de como os anúncios são apresentados e quanto os anúncios custam aos anunciantes.
Então, vamos entrar em alguns detalhes. O que tudo isso significa?
O que é Google Ads?
O Google Ads é a plataforma do Google para empresas / anunciantes. Aqui, os anunciantes podem colocar lances em espaços publicitários para seus anúncios.
O Google Ads pode ser exibido nos seguintes locais:
- As páginas de resultados do mecanismo de pesquisa orgânico (SERPs) do Google ou em sites e aplicativos específicos relacionados à pesquisa do Google. Isso é chamado de “ Rede de Pesquisa do Google ”.
- Aplicativos e sites de terceiros em toda a Internet. Isso é chamado de “ Rede de Display do Google ” de websites.
- Qualquer site que tenha optado pelo programa Google AdSense .
O que é o Google AdSense?
O Google AdSense é a plataforma do Google para proprietários / editores de sites. É aqui que sites individuais podem se inscrever e concordar em hospedar o Google Ads.
Em troca, o editor é pago cada vez que um anúncio em seu site é visualizado ou clicado (dependendo do tipo de anúncio).
Além disso, o Google escolherá automaticamente os anúncios mais relevantes e mais bem pagos para os editores.
Receber pagamentos do Google AdSense é muito fácil e automático. O Google primeiro recebe o pagamento do anunciante e depois paga uma parte ao editor do site.
Para que o editor habilite o AdSense em seu site, basta se inscrever para uma conta do AdSense e seguir as instruções do Google. Esta é separada de uma conta do Google Ads, que é para anunciantes .
Quando tudo estiver configurado, o proprietário do site irá inserir um pouco de código html em seu site, onde quer que os anúncios sejam exibidos.
Então voila! Eles receberão anúncios de empresas relevantes para o conteúdo de seu site e para seus leitores.
Recapitulando, agora você conhece as diferenças entre a Rede de Pesquisa e a Rede de Display no Google Ads e no Google AdSense.
Agora vamos entrar no âmago da questão “Como funcionam os anúncios do Google?”.
O processo de leilão do Google
Vamos voltar ao processo de leilão do Google por um segundo. Morpheus mencionou como bilhões de leilões acontecem todos os dias. Compreender esses leilões e como os vencedores são escolhidos é a chave para ganhar dinheiro com o Google Ads.
Existem dois tipos de leilões:
- Leilões da Rede de Display e do AdSense
- Leilões da rede de pesquisa.
1. Rede de Display e leilões do AdSense
Esses leilões acontecem sempre que alguém carrega um site que tem espaço de anúncio do Google disponível para um anunciante preencher.
Os “vencedores” desses leilões são anunciantes cujos anúncios são exibidos a um custo baixo em sites relevantes e proeminentes. A relevância é baseada nas palavras-chave que o anunciante segmenta.
Portanto, se um anunciante deseja segmentar a palavra-chave “clubes de golfe profissionais”, seu anúncio será associado a uma página da web relevante.
Por exemplo, uma postagem de blog habilitada para AdSense que fale sobre “como escolher os tacos de golfe profissionais certos” provavelmente seria uma boa combinação para o anunciante que segmenta a palavra-chave “tacos de golfe profissionais”.
Portanto, escolher as palavras – chave certas para segmentar é essencial para ter lucro com o Google Ads e, claro, para atingir seu público-alvo.
2. Leilões da Rede de Pesquisa
Esses leilões funcionam de forma diferente, mas a essência permanece a mesma.
Na Rede de Pesquisa, um leilão acontece sempre que alguém pesquisa uma palavra-chave no Google, o que acontece bilhões de vezes todos os dias.
A cada segundo, 2,3 milhões de pesquisas são feitas no Google. E a maioria desses SERPs inclui o Google Ads.
Isso é mais de um milhão de leilões acontecendo por segundo.
Portanto, o “leilão” é a busca por palavra-chave, e o espaço de anúncio para essa busca por palavra-chave é o que está sendo vendido.
Como você pode ver, o espaço de anúncio para anúncios de pesquisa paga pode aparecer na parte superior e na parte inferior das SERPs.
E quem são os “vencedores” de um leilão? Simplificando, são os anunciantes que ganham espaço publicitário para essa busca por palavra-chave.
Isso significa que você estará competindo com outras empresas semelhantes por esse espaço de anúncio agradável e agradável.
Modelos de pagamento do Google Ads
Você também estará competindo com empresas semelhantes para pagar o mínimo de dinheiro possível para publicidade.
Existem três esquemas de pagamento diferentes disponíveis para anunciantes do Google:
- PPC (pagamento por clique): Cada vez que alguém clica em seu anúncio, você tem que pagar algo. O principal objetivo dos anúncios PPC é direcionar o tráfego para seu site.
- CPA: custo por aquisição. É o valor que você informa ao Google que deseja pagar para adquirir um cliente potencial ou um novo cliente. Eles exibirão seus anúncios para clientes em potencial com maior probabilidade de conversão com base no orçamento que você definiu. Um modelo de cálculo de preço útil para anunciantes experientes que desejam aumentar as taxas de conversão.
- vCPM: custo por mil impressões visíveis (visualizações). Ideal para aumentar o conhecimento da marca. Disponível apenas para publicidade na Rede de Display.
Então, como você pode pagar os custos mais baixos possíveis e garantir que seu anúncio seja exibido com mais destaque em SERPs e outros sites?
Que bom que você perguntou! Essa é a pergunta de um milhão de dólares, e o que significa dominar o Google Ads.
3 dicas para ganhar dinheiro com o Google Ads
1. Escolha as palavras-chave certas
Você deseja segmentar palavras-chave que não sejam muito competitivas (ou seja, caras) para o seu negócio. Isso é especialmente vital para empresas que têm orçamentos diários limitados para seus esforços de publicidade.
Você terá que colocar um lance máximo / quantia máxima de dinheiro que deseja pagar por um clique em seu anúncio (se você usar o modelo PPC).
Portanto, seu objetivo é tentar fazer com que cada clique conte. Nem todo clique resultará em uma venda, é claro. Mas você ainda deve ter a mentalidade de fazer cada clique contar.
E é por isso que você deve considerar a intenção do pesquisador .
Se você quiser saber como o Google Ads funciona para ganhar dinheiro, segmente seus anúncios para pessoas que estão prontas para comprar seu produto agora mesmo!
Além disso, você deve gerar novas vendas para cobrir o custo de sua campanha publicitária. Caso contrário, você se verá rapidamente no buraco em relação aos custos de publicidade.
E isso leva à próxima parte – escolher palavras-chave relevantes. Tudo começa com uma extensa pesquisa de palavras-chave. Existem muitas ferramentas para ajudá-lo com isso, o Google Keyword Planner, por exemplo. As palavras-chave devem ser relevantes para impulsionar as conversões se as conversões forem sua meta!
Por exemplo, se você deseja mais vendas locais para seu novo produto de ginástica, uma palavra-chave altamente relevante para fazer mais vendas seria “equipamentos de ginástica em Atlanta”. Alguém que pesquisa isso provavelmente está pronto para fazer uma compra!
E, como é uma pesquisa localizada, será menos caro e mais eficaz de direcionar do que direcionar a palavra-chave “equipamentos de ginástica”, que provavelmente também será direcionada por empresas de comércio eletrônico.
Existem quatro tipos de correspondência de palavra-chave no Google Ads: correspondência ampla, modificador de correspondência ampla, correspondência de frase e correspondência exata.
2. Invista em uma boa copy
Agora, para que seu anúncio funcione de forma eficaz, a cópia do anúncio não pode ser fraca! Se você não tem experiência em escrever conteúdo persuasivo e atraente, deve considerar a contratação de um redator profissional para escrever o texto do anúncio e as páginas de destino para você.
Ter uma cópia do anúncio de qualidade pode realmente economizar dinheiro a longo prazo de várias maneiras:
- Melhor anúncio de texto e cópia da página de destino resultarão em mais conversões e vendas.
- Gaste menos dinheiro em palavras-chave / campanhas com falha.
- Quanto melhor for o seu conteúdo escrito , melhor será o seu índice de qualidade. E isso, por sua vez, diminuirá seu custo por clique (CPC).
3. Otimize seu Índice de qualidade
Falando em índice de qualidade, vamos falar sobre isso. QS é a métrica mais importante para uma campanha de sucesso porque afeta algumas das métricas mais importantes de uma campanha. Esses incluem:
- A posição / classificação do seu anúncio
- Impressões
- Seu CPC
O índice de qualidade é a classificação atribuída a um anúncio ou palavra-chave com base em seu desempenho. Pode ser classificado de 1 a 10, sendo 10 o mais alto.
Finalmente chegamos ao clímax desta jornada. Para “vencer” o leilão, você deve otimizar seu índice de qualidade e o valor do lance.
Quanto melhores forem os dois, melhor será o posicionamento do anúncio.
Por exemplo:
Então, como o Google Ads funciona em conjunto com o QS? Ver abaixo:
O primeiro anúncio alcançou a classificação mais alta no leilão para esta pesquisa de palavra-chave.
Quando você aumenta seu QS, seu anúncio será exibido em melhores posições na SERP (superior vs inferior) para que você possa obter mais cliques e conversões, sem aumentar seu lance!
O Google também recompensará os anunciantes com índices de alta qualidade, reduzindo seu CPC.
Se você está curioso para saber qual é o CPC médio: em todos os setores, o CPC médio é $ 2,32 na rede de pesquisa e $ 0,58 na rede de display.
Mas lembre-se de que seu CPC será baseado em seu QS, lance máximo e na competitividade de sua palavra-chave. Palavras-chave muito competitivas sempre serão caras, não importa o quê.
Mas aqui está um pensamento tranquilizador: competitivo e caro nem sempre significa “melhor”.
Então, quais são os fatores que influenciam o QS?
O Google não revelará todos eles, mas esses fatores são praticamente confirmados:
- Relevância do anúncio para a consulta de pesquisa. Quão específico é o seu texto do anúncio? A sua oferta e CTA são relevantes para o que você está anunciando em seus anúncios PPC?
- Relevância da palavra-chave para o grupo de anúncios.
- Relevância do anúncio para sua página de destino. As informações encontradas em sua página de destino correspondem às informações fornecidas em sua campanha de publicidade? É a mesma oferta? Você usou a (s) mesma (s) palavra (s)? Caso contrário, seu índice de qualidade provavelmente será baixo.
- Histórico de desempenho da conta.
- Taxa de cliques (CTR) histórica do anúncio e seu grupo de anúncios. A taxa de cliques é a taxa de quantas pessoas clicaram no anúncio em comparação com quantas apenas o visualizaram sem clicar nele. Grupo de anúncios é o grupo de anúncios ao qual o anúncio pertence. Você pode ler mais sobre grupos de anúncios em nossa postagem aqui.
- CTR esperado. Se a CTR média de seu anúncio for maior do que a média, você terá um índice de qualidade mais alto.
Considere a Rede de Display
Para encerrar nosso artigo, vamos falar mais sobre a Rede de Display.
Repassamos todos os fundamentos da Rede de Pesquisa, mas a Rede de Display também tem suas vantagens.
A pesquisa destina-se principalmente a pessoas que já estão procurando por itens específicos.
Por outro lado, os anúncios gráficos são úteis para chamar a atenção das pessoas, direcionando os prováveis compradores antes que eles estejam prontos para comprar.
5 fatos da Rede de Display
- Uma extensa rede de mais de 2 milhões de sites de terceiros (que alcançam mais de 90% das pessoas na internet) que têm parceria com o Google e concordaram em hospedar anúncios do Google. Esses anúncios podem ser qualquer coisa, desde fotos, vídeos, texto até o formato de rich media.
- Eles oferecem opções de segmentação multiuso, incluindo remarketing.
- Esta rede é para anunciantes que desejam mostrar seus anúncios onde quiserem. Você pode escolher o tipo de página, sites específicos e até mesmo públicos-alvo específicos.
- Os posicionamentos manuais de anúncios permitem que você escolha páginas específicas, vídeos online, jogos, feeds RSS, sites e aplicativos móveis. Você pode até mesmo impedir que determinados sites exibam seus anúncios.
- Você pode medir seus resultados para ver em quais páginas os anúncios foram veiculados, quais anúncios obtiveram a maioria dos cliques e quais sites geraram as melhores vendas pelo menor custo.
- Os usos comuns da Rede de Display são: vender mais produtos ou serviços, interagir com os clientes e aumentar o conhecimento da marca.
- A principal vantagem sobre os anúncios da rede de pesquisa é que eles podem atrair melhor a atenção por meio de cores e movimento por meio de imagem, vídeo ou formato de rich media. Contar histórias é uma técnica poderosa de marketing. E os anúncios gráficos permitem deixar uma impressão duradoura.
- Você pode fazer uma campanha de remarketing exibindo seu anúncio para pessoas na Rede de Display que já visitaram seu site.
- A escala de publicidade depende de você. Para atingir um grande público, você pode segmentar públicos- alvo de afinidade. Para públicos específicos que estão prontos para comprar, você pode usar os públicos-alvo no mercado.
- Seus resultados são usados automaticamente para ajustar sua estratégia de segmentação. Por exemplo, se um site da Rede de Display não estiver ajudando você a atingir suas metas definidas, o sistema do Google Ads pode (opcionalmente) ajustar automaticamente sua estratégia de lances.
Conclusão
Muitas empresas lutam com o compromisso necessário para alcançar o sucesso com o Google Ads. Normalmente, isso ocorre porque eles têm dificuldade em responder à pergunta como o Google Ads funciona ?.
Mas quando você entende como o Google funciona e a beleza de suas opções de publicidade, então você pode facilmente encontrar a motivação para ficar com ele até ter lucro.