Quem decide dar início a um novo negócio, precisa se preocupar com uma série de elementos. Mas um deles, em especial, merece atenção e dedicação: o logotipo.
Criar uma nova marca não é uma tarefa simples. Afinal, é preciso ser criativo o suficiente para traduzir em um elemento todos os valores que se deseja transmitir ao público, ganhando, assim, admiração e notoriedade no mercado.
De fato, cada detalhe pode impactar na apresentação da sua empresa. Sendo assim, é indispensável estar atento aos detalhes, assim como encontrar as melhores opções para garantir que o seu logotipo fique da maneira esperada.
Se em uma clínica pode ser necessário apostar em vários elementos de identidade e comunicação visual, como num cartão de visita para psicólogo ou no totem de senhas do local, imaginar qualquer um desses objetos sem um logotipo pode despersonalizar a marca.
Por isso, além de tomar os cuidados necessários para desenvolver um logotipo interessante, é preciso saber como utilizá-lo de forma marcante e estratégica.
Um dos meios mais eficazes para não errar na elaboração de um logotipo é apostar em elementos relacionados à área na qual se atua, pois uma visualização rápida pode ajudar qualquer cliente a identificar em qual nicho o seu estabelecimento atua.
Há várias dicas para quem está no processo de criação da identidade visual do negócio, mas possui dúvidas a respeito de como iniciar o desenvolvimento do logotipo. Se você está nesta etapa, este artigo é para você.
Então, siga na leitura do conteúdo e saiba mais sobre o conceito de logotipo, a importância dele para uma marca, sugestões de como desenvolvê-lo e os benefícios que ele pode trazer para a sua empresa.
O que é um logotipo?
As marcas se tornam identificáveis por meio de símbolos. Quem nunca identificou uma oficina especializada em airbag, um restaurante fast food ou uma fabricante de roupas masculinas ao visualizar o seu logotipo, não é mesmo?
É por meio dessa imagem que se torna possível reconhecer uma determinada empresa no meio das suas concorrentes, o que faz com que o logotipo seja um elemento indispensável da identidade visual.
O logotipo de uma marca pode ser feito de diferentes maneiras, tais como:
- Com uma única imagem;
- Com uma letra;
- Com uma palavra;
- Com a junção de imagem e palavra;
- Entre outras.
Apesar de parecer um processo bastante simples, criar um logotipo pode ser muito mais trabalhoso do que se imagina. Afinal, ele pode conter diferentes significados, de maneira que não se trata apenas de uma figura qualquer que vai representar a marca.
Para tanto, existe uma série de estudos que trazem levantamentos sobre o perfil do negócio, sobre o público que se deseja impactar, sobre efeitos psicológicos, sobre a influência das cores, etc.
É importante frisar que o desenvolvimento de um logotipo não se trata de um procedimento engessado. Muitas das grandes empresas, sejam elas fabricantes de telão de led para eventos ou supermercados, podem alterar características dele com o passar do tempo.
Seja para acompanhar a mudança de perfil do público ou apenas para modernizar a marca, os logotipos podem passar por leves alterações, de modo que o estabelecimento consiga se manter atrativo e relevante no seu segmento.
De fato, há uma infinidade de possibilidades para se criar um logotipo e, por isso, saber qual é a importância dele e o que se deve considerar nesse processo é o caminho mais eficaz para obter os resultados desejados.
A importância do logotipo para uma empresa
Toda empresa que almeja crescer e ter o seu público fiel sabe que construir uma marca forte pode fazer toda a diferença no processo de desenvolvimento do seu negócio.
Nesse sentido, uma empresa de motoboy que queira se consolidar com referência entre as suas concorrentes deve investir na criação de um logotipo atrativo e marcante, de maneira que consiga ser reconhecida facilmente pelo seu público.
Além disso, vale mencionar que é por meio dessa representação da companhia que os clientes podem entender mais sobre ela, encontrando características que só podem ser passadas por meio da comunicação visual.
Um exemplo disso pode ser o segmento, o ticket médio e a acessibilidade, de modo que o logotipo se torna um item de suma importância para qualquer marca, otimizando o seu relacionamento com o público de modo simples e eficiente.
Como criar um bom logotipo para a sua marca
Como não poderia deixar de ser, uma fabricante de barraquinha de festa infantil que está dando início ao seu negócio e reconhece que o logotipo é um elemento fundamental desse processo, precisa saber como desenvolvê-lo adequadamente.
Para tanto, existem algumas dicas práticas que podem ser utilizadas na construção desse símbolo de modo assertivo e otimizado.
1. Seja direto e simples
Um logotipo precisa ser claro e objetivo, justamente porque ele pode traduzir de maneira direta o que a empresa faz e quais são os valores dela. Sendo assim, permitir que se reconheça facilmente o segmento de atuação da companhia pode ser fundamental.
Imaginar um símbolo cheio de formas ou muito rebuscado passa uma sensação confusa, tornando-se uma escolha pouco eficiente.
Por isso, não deixe de prezar pela clareza e simplicidade do logotipo do seu negócio.
2. Faça um estudo do seu mercado
Como mencionado, garantir que o logo da sua empresa possa remeter facilmente ao segmento em que se atua ajuda bastante na identificação do público sobre o que o seu negócio oferece.
Assim, um restaurante que tenha um cardápio marmita fit congelada pode decidir criar um logotipo onde seja possível transmitir a informação de que ela disponibiliza refeições e que preza pela saudabilidade dos pratos oferecidos.
Para que seja possível passar essa ideia para o cliente, é fundamental realizar um estudo de mercado, além de buscar cases de sucesso das grandes marcas, que tiveram seus logotipos aperfeiçoados com o passar do tempo.
Dessa forma, é necessário entender o perfil do público, pesquisar sobre as concorrentes e aplicar um pouco dos gostos pessoais do proprietário, para que o resultado final seja satisfatório e encantador.
3. Entenda as tendências
Um dos fatores que pode impactar na criação de um bom logotipo é o design. Para tanto, é preciso acompanhar os elementos mais modernos e que estão sendo utilizados de modo amplo, para assim ter a certeza de desenvolver o símbolo ideal.
Novas fontes e formatos mais arredondados, o uso de sombras ou as cores mais interessantes vão fazer toda a diferença na criação do logo de uma creche berçário, e por isso, é essencial acompanhar as tendências do design para essa área.
4. Aplique o conceito da marca no logotipo
Um bom logo é aquele que transmite algo para o público. Sendo assim, cuidar detalhadamente da imagem dele é essencial para transmitir um conceito para os seus clientes.
Assim, uma marca que ofereça serviços de entrega pode ter o sucesso desejado quando ela passa, em um único símbolo, aquilo que ela deseja oferecer para o seu cliente.
Agilidade, conectividade e excelência podem ser traduzidas em imagens como um avião, um esportista ou em setas. Dessa forma o logotipo abrange o conceito da marca e se comunica com o público de modo essencial.
Essas são algumas das principais dicas em relação à criação do logo de posicionamento uma marca e, por isso, segui-las pode ser uma ótima maneira de acertar nesse processo.
Os benefícios do logotipo para as empresas
Depois de criado o logo, chega o momento de apresentá-lo ao público das mais diversas formas, seja na fachada do estabelecimento, em um aviso posicionado em um suporte para banner, nas redes sociais, nas embalagens da empresa, etc.
Utilizá-lo de modo abrangente é fundamental para que a companhia se torne mais conhecida, de forma que algumas vantagens possam ser colhidas depois desse processo de criação.
Entre os benefícios colhidos por causa do logotipo, é possível citar:
- Comunicação com os clientes;
- Publicidade da marca;
- Reconhecimento do empreendimento;
- Fortalecimento da empresa.
Um logotipo pode ser uma das maneiras mais simples de fortalecer a marca de uma empresa, enquanto se obtém outros resultados bastante positivos.
Uma delas é a de se comunicar com o público, de modo que as campanhas de publicidade podem conter o logotipo, ajudando no reconhecimento da empresa.
Além disso, o logo ajuda na publicidade da companhia, sendo um elemento bem presente nas sacolas, nas etiquetas e, em muitos casos, na própria estampa de um produto.
Tudo isso é importante e benéfico para um negócio, o que mostra que o logotipo não se trata apenas de um capricho ou preferência, mas sim de um recurso indispensável para qualquer tipo de estabelecimento.
Sendo assim, se você ainda não tem um logotipo para o seu negócio, não deixe de seguir as dicas mencionadas neste artigo e tenha maior facilidade de criar o símbolo ideal para a sua marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.