O mundo dos negócios exige que os empreendedores criem diversas estratégias para conseguir fazer com que os visitantes do seu site finalizem uma compra. Dentre tantas táticas utilizadas na internet, uma delas é o uso da Landing Page.
Também conhecida como “página de aterrissagem”, essa técnica promete captar dados do consumidor para que por meio de conteúdo relevantes, sua empresa seja capaz de conquistar leads e convertê-los.
Fazendo, assim, com que eles avancem mais uma etapa no funil de vendas.
Dessa maneira, essa é uma boa opção para que uma loja virtual atraia internautas para os seus canais digitais, o que quer dizer que, ao atrair o visitante para o conteúdo que ela produz, torna-se fácil persuadi-lo a realizar uma compra.
Como funciona a Landing Page?
A Landing Page é uma estratégia do marketing digital para atrair visitantes para que estes consumam mais o conteúdo produzido pelo seu negócio e, dessa forma, se tornem clientes.
Sendo assim, a Landing Page é um trabalho realizado a longo prazo, para que o potencial cliente seja conquistado aos poucos e, no futuro, seja convertido em consumidor.
Logo, a Landing Page é uma página criada para estimular o internauta a realizar uma ação. Desse modo, elas são páginas bem limpas, sem muitas informações ou recursos visuais, tudo isso para que o usuário não tenha a sua atenção dispersada.
Em geral, essas páginas apresentam um formulário que deve ser preenchido com informações do usuário, e em troca, é oferecido algum conteúdo útil para, como um e-book, por exemplo.
Porém, esse recurso também pode ser usado para promoções e chamadas de ofertas.
Sendo assim, essa é uma ferramenta que um estabelecimento pode usar ao perceber que os seus conteúdos do blog e redes sociais tem bastante visualizações. No entanto, esse número não reflete nas vendas.
Desse modo, o cliente que já está interessado no conteúdo e está visualizando as suas publicações, pode ser levado para uma próxima etapa do funil e realizar uma compra, que é o objetivo principal da empresa.
Nesse sentido, para alcançar mais vendas, uma fábrica de cartão de visita manicure pode construir uma Landing Page em sua página na internet para que seus visitantes se tornem futuros compradores.
Quais os objetivos da Landing Page?
Já dissemos que a principal função da página de aterrissagem é tentar convencer o cliente a se tornar um futuro comprador. Mas, com esse recurso, também é possível adquirir outras informações que podem ajudar na construção da estratégia, sendo:
- Atrair visitantes que não conhecem os seus serviços;
- Entregar conteúdo de valor;
- Destacar seus produtos;
- Direcionar visitantes que clicam em anúncios.
Sendo assim, uma Landing Page pode ajudar os novos visitantes que não têm conhecimento dos seus serviços e produtos a conhecerem.
Deste modo, você pode oferecer um conteúdo pela Landing Page que possibilite que o seu negócio seja mais reconhecido.
Além disso, essa página de conversão também pode ser usada para mostrar para o internauta detalhes sobre as compras, podendo até disponibilizar informações que sejam necessárias para que ele conclua a compra.
Outro objetivo é dar destaque para os produtos. Se a loja tem muitos produtos para divulgar e deseja que algum tenha um maior destaque, a Landing Page pode ser usada para isso.
Com poucas informações, é possível usar essa ferramenta para dar ênfase a uma mercadoria específica.
Dessa forma, o cliente não se distrai com outros produtos e volta a sua atenção somente para o produto que você deseja vender. Como consequência, a estratégia pode dar bons resultados, fazendo com que as vendas dessa mercadoria se elevem.
Por fim, essa página pode ser usada para levar o cliente para uma localização específica do seu site, dessa forma, ele pode chegar mais rápido na etapa de finalização de compra e ter menos burocracia durante todo o processo.
Desse modo, um buffet de churrasco a domicílio pode definir qual é o objetivo que deseja atingir e construir uma landing page para que seu método seja melhor construído.
Como uma Landing Page ajuda um estabelecimento
Apesar de ser criada para a finalidade de transformar visitantes em clientes, esse recurso traz diversos impactos como:
Facilidade em conseguir informações dos clientes
Sem uma Landing Page, obter dados de um cliente torna-se um trabalho custoso, sendo feito por meio de ligações ou entrevistas. Além disso, essa etapa é demorada, uma vez que é preciso convencer a pessoa a passar seus dados.
Com essa página, intermediários são dispensáveis para obter dados, isso porque o formulário fica disponível online e o visitante preenche se quiser, por livre e espontânea vontade.
Portanto, com essa ferramenta as informações são obtidas de forma mais fácil, e pode-se ter acesso às informações que são necessárias para a construção da sua estratégia. Além de ser um processo mais barato que o antigo.
Nesse sentido, desde uma indústria até uma empresa fabricante de progressiva orgânica pode economizar na sua estratégia se aderir a esse novo recurso.
Diferenciar os clientes
Uma loja pode impactar diversos clientes quando disponibiliza variados tipos de serviços. Desse modo, separar esses indivíduos para tentar entender melhor o seu perfil pode ser uma tarefa complicada.
Umas das possibilidades que a Landing Page oferece é poder segmentar os visitantes em grupos e, desse modo, a divulgação de conteúdos é feita de um jeito mais assertivo, podendo elevar as chances de que a aquisição do produto ou serviço seja concluída.
Assim sendo, uma escola de aula de canto iniciante pode usar essa ferramenta para separar os alunos interessados no seus serviços, por exemplo, por faixa etária ou gênero. Isso ajuda para ela conduzir melhor os conteúdos que oferece para cada grupo.
Auxilia nas vendas
Ainda com esse recurso, é possível identificar quais são os visitantes que estão mais propensos a finalizar uma compra. Isso ajuda o time de marketing na produção de conteúdo para conseguir convencer esse consumidor a ir para o fundo do funil de vendas.
Sendo assim, esse processo é feito atribuindo pontos para os visitantes, aqueles que se cadastram em uma Landing Page que oferece conteúdos de fundo de funil recebem uma pontuação maior do que aqueles que pegam conteúdos de topo do funil.
Dessa forma, uma empresa de spray de cabelo colorido pode dar um direcionamento melhor para o seu time de vendas se tiver informações sobre os seus visitantes, adquiridas por meio dessa ferramenta.
Como criar uma Landing Page
Convencer o visitante a continuar consumindo os seus produtos e causar impacto para que ele finalize a compra pode ser uma tarefa difícil, por isso, você deve se atentar à alguns detalhes na construção da sua página:
1 – Crie o conteúdo
Depois de definir o tema da sua Landing Page, chegou o momento de construir o conteúdo. Isso quer dizer que você precisa pensar em tudo o que vai estar na sua página, como: título, imagens, textos, dentre outras coisas.
Todos esses recursos precisam ser feitos com muito cuidado, pois eles vão ser os responsáveis por persuadir os indivíduos.
Por isso, uma empresa de placas informativas para restaurantes deve escrever um bom texto que explique muito bem a oferta, crie textos chamativos e use imagens de boa qualidade, para que o visitante sinta-se atraído e a página atinja o seu objetivo.
2 – Aposte no design
Preste atenção no design da página, uma vez que ele também é responsável por convencer o internauta. Por isso, desenvolva algo que seja agradável aos olhos, de fácil escaneabilidade e, de preferência, que seja fácil para a pessoa se localizar.
Dessa forma, o visitante não encontra dificuldades para fornecer os seus dados e se sente motivado a fazê-lo. Sendo assim, um buffet para aniversário de 50 anos deve construir um bom layout para a sua página de aterrissagem.
3 – Configuração
Por fim, configure a página para que ela funcione de maneira adequada, ou seja, preste atenção na URL para que ela seja amigável, e coloque um agradecimento para o visitante. Assim, quando ele terminar de oferecer as informações um obrigado aparece.
Além disso, acompanhe as métricas para saber se tudo está ocorrendo de forma adequada. Lembre que essas taxas vão te ajudar na construção da estratégia e na análise de sucesso de desempenho da sua Landing Page.
Dessa forma, para que a página funcione um comércio de aluguel som para festa, as configurações adequadas precisam ser feitas.
Portanto, a construção de uma Landing Page ajuda o seu negócio a obter informações dos visitantes que podem ajudar em estratégias futuras. Além disso, como ficou claro, essa é uma maneira de convencer o internauta a finalizar a compra.
Com essa página, é possível separar os visitantes, pensar em estratégias específicas para cada grupo e identificar quais são as pessoas que estão mais próximas de fechar uma compra.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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