Estratégias de médio e longo prazo podem garantir sucesso além das vendas.
Existem diversos termos de marketing que fazem parte do dia-a-dia de novos empreendedores, assim como viram ”moda” no mercado. De contratar uma agência de SEO até investir em ações sociais, as empresas têm ficado cada vez mais ligadas à importância do branding para seus negócios.
Quando falamos de amido de milho, certamente você associa o nome de uma das marcas mais conhecidas como sendo o próprio produto, certo? Esse é um exemplo de branding que foi além de um simples posicionamento de marca, unindo marca e produto em um só elemento. A seguir, você confere algumas dicas de como melhorar o branding do seu negócio de forma inteligente e sem precisar investir além do seu orçamento.
O que é branding?
Em termos gerais, o branding pode ser definido como um conjunto de estratégias e ações que visam aumentar a popularidade de uma marca. Um exemplo é a maior empresa de refrigerante de cola do mundo, que até hoje permanece praticamente com o mesmo logo e só cresce com o tempo.
Além da imagem da marca, o branding também diz respeito a todos os valores e ao DNA da empresa, ou seja, tudo que ela faz deve estar de acordo com esses valores. Isso deixou de ser uma norma interna para se tornar exigência dos próprios consumidores.
Planejamento a longo prazo
Muitas empresas, até mesmo as gigantes já posicionadas no mercado, acabam errando na hora de planejar uma estratégia de branding que seja eficaz a longo prazo. Analisando cada passo dessa nova geração, empresas acabam dedicando muito tempo no desenvolvimento de uma ação que vai aumentar as vendas de um determinado produto, mas esquecem que o imediatismo tem prazo de validade.
Sendo assim, é necessário pensar em um branding que não só traga o consumidor para o produto, mas que gere identificação com seus valores e faça com que o produto dialogue com seu cotidiano.
SEO
Uma das ações possíveis para desenvolver um branding de longo prazo é o SEO. A Otimização para Mecanismos de Busca trabalha basicamente com toda a estrutura de conteúdo da marca na internet, atrelando os objetivos de negócios à construção e manutenção de uma imagem positiva da marca para os clientes e para a própria internet.
Os acontecimentos de 2020 até agora deixam muito clara a importância da presença digital para um negócio, seja ele pequeno ou grande. E mesmo vendendo em marketplaces, é possível fazer sua marca se sobressair apenas investindo em uma estratégia de SEO que pense em cada ponto para aumentar essa visibilidade.
Mapeamento de tendências
Pesquisas e especialistas alertavam para o aumento do consumo via internet e muitas empresas foram pioneiras em trazer esse modelo de venda e compra. Houve quem resistiu ao digital e se viu obrigado a agir de prontidão nos últimos meses para manter o negócio, já que o mundo se fechou para a convivência social, incluindo atividades de compra.
Evidentemente uma crise sanitária é algo muito difícil de se prever, mas com tendências indicando os efeitos da tecnologia e atuais modos de vida no meio ambiente, consumidores conectados e meios de pagamento cada vez mais rápidos, muitas empresas usaram esses dados a seu favor e se tornaram referência em soluções práticas.
Ouça os seus clientes
Pouco adianta querer ser uma empresa 100% digital se seu público ainda prefere notas físicas de dinheiro na mão. Um bom branding é construído considerando as opiniões e necessidades de seus clientes. Um excelente exemplo são algumas marcas de cosméticos nacionais que vêm se destacando por basear sua linha de produtos nas reais necessidades de seus seguidores. E a palavra “seguidores” não é empregada à toa.
As redes sociais permanecem sendo o principal canal de insights sobre a satisfação dos clientes com o seu produto, além da sua popularidade. Nesse caso, o SEO trabalha direcionando o seu conteúdo de acordo com as buscas que os seus potenciais clientes mais fazem, facilitando esse encontro quase natural (otimizações orgânicas) entre o que você oferece e o que seu cliente precisa.
Seja transparente
Um bom branding não oferece apenas uma imagem bonita e experiência de compra diferenciada. Erros acontecem, e são nesses momentos de crise que o seu cliente espera que o seu posicionamento faça jus à sua marca. Nesse ponto fica claro como o nome de uma empresa pode influenciar diretamente seu futuro.