Não restam dúvidas de que todas as empresas querem deixar 2020 para trás. O ano passado foi realmente muito ruim para os negócios, com mais de 700 mil empresas fechando as portas só no Brasil.
A pandemia do novo coronavírus é, claro, a principal responsável pelo resultado negativo. Por isso, é importante conferir algumas boas dicas de marketing para negócios locais em 2021 caso você queira se recuperar do baque do ano passado.
É importante ter em mente que os negócios locais, ou seja, aqueles que pequeno porte e que atendem apenas presencialmente em seus bairros ou cidades, precisam de uma estratégia de marketing básica que atenda às suas demandas específicas.
Muitos dos recursos de marketing que vemos online são mais recomendados para grandes negócios, que investem milhões em parcerias com influenciadores e muito mais. Em tempos atuais tentar promover o seu negócio o máximo possível é fundamental, pois irá promover o seu conforto e o controle financeiro empresarial de sua propriedade.
Por isso, veja abaixo algumas dicas de marketing para negócios locais em 2021, feitas especialmente para quem tem um contexto de negócios presenciais!
5 dicas de marketing para negócios locais em 2021
1. Invista no seu espaço
É importante ter um espaço físico de impacto para o cliente. Isso porque o espaço físico é basicamente a principal fonte de interação e precisa ter muita personalidade para fazer a primeira impressão ser a melhor.
Além de ter uma decoração condizente com o seu tipo de negócio, como paredes com cores vivas para um ar mais moderno ou uma bancada de aço inox para estabelecimentos como padaria ou lanchonete, todo o ambiente deve estar sempre limpo e com funcionários prontos para atender seus clientes, já que ninguém gosta de esperar.
2. Seja ativo nas redes sociais
Ser ativo nas redes não é apenas ter uma conta e postar casualmente, e sim montar uma estratégia de interação com seus futuros clientes. Utilize todas as ferramentas gratuitas que as principais redes sociais oferecem para otimizar o marketing digital.
O Instagram e o Facebook permitem focar em pessoas da mesma região que o seu local, usando a localização em seus posts, e palavras-chave relevantes. Construir um vínculo com posts frequentes, stories e textos engajantes ajudam a tornar sua conta relevante e consequentemente, trazer mais fidelização para o seu negócio.
Além disso, as redes sociais permitem também que você possa usar campanhas de marketing eficazes para o seu negócio. Esse tipo de ação permitirá que você possa direcionar seus anúncios exatamente para o público que você quer, o que trará melhores resultados para você.
3. Faça parceria com influenciadores
Claro que todas as ações devem estar condizentes com o seu tipo de estabelecimento, por isso, primeiro faça uma análise de público para decidir qual tipo de influenciador pode ser benéfico para seu negócio.
Hoje em dia existem influenciadores de mais variados nichos, como mães, artistas, pais, fitness, comediantes, e fazer uma parceria com um profissional próximo da sua área pode gerar um bom engajamento na sua página e no seu espaço.
Imagine que você deseja divulgar casas a venda em Alphaville, uma ótima ideia seria mapear todos os influenciadores da região e investir numa campanha de marketing de influência. Sem dúvidas rapidamente a maioria dos potenciais compradores ficariam sabendo de seu negócio.
4. Atendimento diferenciado
Um cliente satisfeito ainda é o melhor marketing. Seja cordial e pontual na hora de atender, e se possível, tenha um espaço nas redes sociais para que seus clientes possam deixar avaliações para seu negócio.
Eventos pontuais como, em caso de uma lanchonete, fazer um dia de um lanche específico, ou promoções espontâneas, trazem atenção de novos clientes e despertam a sensação de que seu estabelecimento é um local divertido antes mesmo de fazer o primeiro contato no local.
Além disso, tenha uma série de ações adaptativas para melhorar o atendimento. Por exemplo, em dias de muito calor, tenha água gelada para oferecer aos seus clientes ou um bom ar-condicionado, com a temperatura na preferência do cliente.
Em dias de frio, tenha outras coisas. Vá adaptando o seu serviço para o tipo de cliente que pretende receber, a época do ano ou contexto atual. Isso ajudará a fidelizar mais clientes, que se tornam promotores da sua marca.
5. Utilize aplicativos de entrega
Nos tempos de hoje, poder entregar seus produtos em casa é essencial para a sobrevivência de seu negócio. Ter seus próprios entregadores é uma boa opção, mas assinar com um aplicativo pode expandir sua empresa para outras regiões e crescê-la para além de um negócio local.
Uma das grandes vantagens dessa estratégia é que ela cria uma segunda fonte de renda para o seu negócio. Além de vender presencialmente, você também vende pelo app. Na prática, sua empresa fica mais protegida contra crises.
Pronto! Com essas dicas de marketing para negócios locais em 2021, ficará mais fácil recuperar as perdas do ano passado e conseguir um bom resultado neste ano.
Lembre-se de que o movimento no primeiro semestre ainda será mais fraco, mas com a perspectiva de mais vacinas chegando para a população, começaremos a derrotar o coronavírus e voltar a vida que tínhamos antes.
E aí, gostou do conteúdo? Qual dessas dicas você colocará em prática agora mesmo?