Mais de 130 milhões de brasileiros acessam a internet pelo celular.
Toda empresa precisa ter uma presença online forte e é preciso que as ações sejam bem planejadas. Se você quer que seu negócio vire um case de sucesso, é importante estruturar um site responsivo que atenda às necessidades de usuários que o acessem pelos mais diferentes dispositivos.
A experiência do usuário é um dos quesitos que mais agregam às suas decisões de compra. Um site responsivo pode proporcionar essa apresentação amigável em diferentes formatos por conta da sua capacidade de redimensionamento.
O que é um site responsivo?
Um site responsivo é uma página que se apresenta de acordo com o dispositivo utilizado por quem a visita. Ele possui diversos formatos: um mais amplo para acesso em desktop, um meio termo para tablet e um mais enxuto para acessos via mobile.
Nele, o layout é redimensionado para diferentes dispositivos, ou seja, nunca será o mesmo. Você pode entrar em um site responsivo pelo computador e pelo celular que perceberá a diferença entre a composição das informações.
Por que devo ter um site responsivo?
Criar um site com um layout responsivo é premissa básica para qualquer agência ou web designer. Até mesmo em plataformas conhecidas como o WordPress, por onde é possível criar um site sozinho, a maior parte dos temas já se apresentam como responsivos.
Para deixar clara a necessidade de um site responsivo, separamos alguns dados que refletem o comportamento dos usuários e principalmente o acesso via mobile no Brasil.
Mais de 130 milhões de brasileiros acessam à internet pelo smartphone
A edição de 2019 da pesquisa TIC Domicílios realizada pelo CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil) revelou que existem cerca de 134 milhões de usuários de internet no país, o que representa cerca de 74% da população brasileira acima dos 10 anos.
Destes 134 milhões, a pesquisa aponta que 99% utilizam o smartphone para navegar na internet em algum momento. Para 58% deles o celular é a única forma de acessar a internet. O acesso exclusivo via redes móveis é de 85% entre as classes mais pobres.
Ainda segundo a pesquisa, a tendência de redução do uso de computadores se manteve em 2019. Os dados apontam que apenas 39% dos domicílios possuem um computador ou notebook em casa e que a maioria destes lares pertencem a pessoas da classe A.
Os números mostram a necessidade de uma página responsiva, principalmente, por conta da adoção do mobile como principal meio de acesso à internet no Brasil.
A maioria dos brasileiros já compra online
A 10° edição do Panorama do Comércio Móvel no Brasil realizado pela parceria Mobile Time/Opinion Box em abril de 2019 mostra que 85% dos brasileiros que possuem um smartphone realizam compras através do aparelho.
Para se ter uma ideia, o relatório de 2015 apontava que 41% dos brasileiros já haviam realizado compras por smartphone, o que indica que o percentual mais do que duplicou em apenas quatro anos.
Outro dado importante e mais recente é do Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre o uso de aplicativos no Brasil, que entrevistou mais de dois mil brasileiros em dezembro de 2020. Os dados apontam que 60% dos brasileiros já fizeram compras em aplicativos no smartphone, um crescimento de 10% em apenas 12 meses.
Todos os dados aqui mostrados ressaltam a importância de se ter um site responsivo. Com a migração dos acessos em desktop para o mobile, ter um site amigável para diferentes formatos é obrigação de qualquer empresa que deseje construir uma presença online forte e impactante.