O marketing para consultório é um dos braços fundamentais para o sucesso da instituição de saúde. Seja por meio do boca a boca ou da comunicação offline, o marketing sempre foi fundamental para que as empresas conquistassem novos clientes, bem como mantivessem fidelizados consumidores antigos. Um bom marketing garante também a boa reputação de qualquer instituição por sua prestação de serviços.
No entanto, o marketing para consultório que ignora a revolução digital está condenado ao fracasso. Hoje, mais do que nunca, é caso de sobrevivência se agarrar às mais eficientes estratégias de marketing digital para manter o nome de qualquer consultório vivo e competitivo no mercado. Seja em cidades menores ou maiores, todos estão investindo na comunicação online para se consolidar.
Marketing para consultório: como se destacar na internet?
O marketing para consultório na internet depende, sobretudo, da contratação dos serviços de uma equipe especializada no assunto. Para tanto, é imprescindível que gestores que queiram ver resultados busquem a ajuda de empresas gabaritadas na condução do marketing digital.
O primeiro passo para se atingir os objetivos desejados é apontar à empresa especializada em marketing até onde se pretende chegar para que as melhores estratégias sejam desenhadas.
Existem algumas ações que o marketing para consultório devem buscar, tais como:
- Criação de um site responsivo, com layout agradável;
- Elaboração de um blog com postagens periódicas de conteúdo informativo e relevante;
- Manutenção de um fluxo de automação com envio de e-mail marketing para a base;
- Uma boa gestão de conteúdo nas redes sociais do consultório.
Dentre as ações elencadas, sem dúvidas, marcar presença nas redes sociais — como Facebook, LinkedIn e Instagram — é hoje uma das mais indispensáveis. Para conseguir se destacar neste campo, existem algumas dicas básicas sobre medidas a serem adotadas. São elas:
01: Definição de persona
Dentro do marketing médico para consultório, a persona é a elaboração de um personagem ficcional que representa os diferentes tipos de usuário, como forma de segmentar o mercado.
A partir desta definição, é possível delimitar dados como alvos demográficos e comportamentais, podendo então adaptar a linguagem da melhor maneira possível.
Só a título de exemplo de como os dados demográficos são importantes, supomos que você tenha um texto sobre tucupi e queira atingir um público de São Paulo, provavelmente não terá muito sucesso, pois a maioria das pessoas daquela região nem sabem o que é isso, agora esse mesmo post sobre tucupi provavelmente faria bastante sucesso se fosse compartilhada com o pessoal do norte do país.
Por isso é importante trabalhar a persona, quanto mais específico for o conteúdo, maior a probabilidade de engajamento, provavelmente ao ter sua dúvida respondida, o usuário vai engajar com a publicação.
02: Produção de conteúdo relevante
Não é saudável criar conteúdo apenas por criar. O Facebook, por exemplo, diminui cada vez mais o alcance orgânico de postagens.
Ou seja, é necessário que sejam criadas postagens que, de fato, vão despertar o interesse de usuários, para que eles interajam.
Quanto mais curtidas, comentários e compartilhamentos uma postagem alcançar organicamente, maior será a chance de que ela se destaque e chegue até outros usuários.
03: Campanhas pagas
Por meio do Google Ads, é possível fazer um pequeno investimento em postagens estratégicas, para que elas cheguem de maneira não orgânica até potenciais usuários, e estes se interessem pela sua página.
04: Stories utilizados com sabedoria
Os stories possuem um espaço importante para produção de conteúdo devido à sua facilidade de consumo, bem como constante adaptação. Ali, é possível colocar links para alguns sites e promover interações necessárias para o aumento do engajamento.
05: Planejamento de conteúdo
Planejar adequadamente o seu fluxo de conteúdo pode te ajudar a encontrar mais facilmente potenciais consumidores do seu serviço. Para isso, o marketing de consultório precisa delimitar bem o uso de hashtags e de imagens diferenciadas, por exemplo.
Essas são algumas das ideias mais iniciais para quem deseja, de fato, obter um sucesso rápido e rentável com o uso do marketing para consultório. Estar em consonância com os melhores profissionais do mercado é imprescindível para que o investimento não seja em vão e logre os resultados almejados o mais depressa possível.