Ao fazer marketing na internet para pequenas empresas, você tem que executar uma campanha ainda mais competitiva e planejada do que se você estivesse fazendo isso para uma grande empresa. Quanto menor o negócio, ao que parece, mais forte e preciso o plano deve ser.
As grandes empresas têm um orçamento publicitário muito maior e, por isso, mesmo que suas estratégias de marketing online não sejam muito bem-sucedidas, a publicidade tradicional pode fazer uma enorme diferença para elas.
Mas as empresas menores normalmente não têm tanto orçamento para gastar nas formas mais comuns de publicidade. O marketing online muitas vezes se torna o principal impulso da campanha de marketing, por isso é necessário que ele tenha um bom desempenho.
Focando em um nicho
Uma vantagem que as pequenas empresas podem ter sobre grandes corporações quando se trata de marketing online é que elas são mais propensas a ter um nicho muito focado enquanto as grandes empresas têm nichos mais amplos, comercializando uma variedade de produtos e serviços para uma base de clientes muito ampla.
Por isso, uma empresa pequena provavelmente só terá que se preocupar com um nicho muito específico, podendo ser mais assertiva. Você saberá exatamente o que seus clientes estão procurando, e poderá se concentrar em preencher essa necessidade com cada aspecto do seu plano de marketing, em vez de ter que espalhar a campanha por vários grupos diferentes de consumidores.
Atenção ao retorno sobre seus investimentos
O marketing na internet para pequenas empresas, por causa dos orçamentos menores, muitas vezes não envolve publicidade pesada de pagamento por clique. O custo envolvido com anúncios de PPC pode acabar sendo bastante alto, e não ter necessariamente um retorno muito grande.
Se você tem um orçamento específico configurado para o marketing de PPC, o ideal é monitorar os retornos cuidadosamente, direcionando seus esforços para os canais que estão trazendo melhores resultados, em outras palavras, direcionando para os nichos com melhor resultado.
Otimização para mecanismos de buscas
A otimização do mecanismo de busca é um excelente método de marketing na internet para pequenas empresas que leva a bons resultados, especialmente para nichos. Você pode fazer esse trabalho por conta própria, e isso vai exigir um tempo dedicado a estudos, ou pode pagar para algum serviço ou um serviço, freelancer ou pequena agência para lidar com este tipo de marketing, mas o dinheiro gasto provavelmente valerá a pena.
Esse tipo de trabalho, por trazer retornos em longo prazo, não costuma ser foco das empresas e, por isso, pode ser uma grande oportunidade.
As empresas não focam em garantir que seu conteúdo seja otimizado para os mecanismos de busca, por isso podem perder oportunidades que o seu negócio pode atender. É importante desenvolver um trabalho de SEO de forma que seus serviços ou produtos sejam encontrados na internet, especialmente, pelos nichos mais específicos que você atende, que costumam trazer os melhores resultados.
E, lembre-se: depois que você consegue chegar em boas posições no Google, seu custo para manter essa posição cai bastante, e você começa a ter bons retornos financeiros. É um trabalho de médio a longo prazo que vale o esforço.
Parte dos esforços com os mecanismos de busca é o link building, que consiste em fazer outros sites citarem o seu, como se fossem indicações que você ganha de outros sites, da mesma forma como funciona uma indicação normal entre clientes, ou entre fornecedores.
Quanto mais pessoas te indicarem, melhor. Da mesma forma, quanto mais sites te indicarem, melhor. Porém, a última recomendação é de extrema importância, veja a seguir!
Dica final: não seja penalizado pelos sistemas de buscas!
Nunca caia na tentação de comprar links durante o processo de link building. Da mesma forma que ‘comprar indicações’ no mundo real não é bem-visto, comprar indicações no mundo digital também pode ser penalizado. Há incontáveis serviços na internet que oferecem a possibilidade de comprar links que direcionem para o seu site, por preços até acessíveis, mas acredite: não corra o risco!
A grande maioria das empresas que oferecem este serviço traz riscos enormes e é comum os sistemas de buscas conseguirem identificar serviços enganosos desse tipo, penalizando tanto a empresa que oferece a venda de links quando as empresas que compram os links.
Por isso, não arrisque, isso pode sair muito caro para você, de forma que seu site não apareça mais no Google. Uma vez penalizado pelos sistemas de buscas, suas chances de recuperar sua credibilidade serão muito baixas. Por isso, vale a pena fazer um trabalho disciplinado e correto, de médio a longo prazo.
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