Se você tem um negócio, físico ou digital, não pode deixar de atrair clientes com a produção de conteúdo.
Sabe por quê? O marketing de conteúdo é uma decorrência natural nos empreendimentos atuais. Especialmente em uma era em que, mais do que nunca, as pessoas estão conectadas por interesses, desejos e aspirações.
Essa conexão acontece com pessoas próximas, mas também com pessoas distantes e que para nós são desconhecidas. Porém, essa pessoa desconhecida, que você não conhece pessoalmente, pode ser sua persona.
E você precisa encontrar meios de conversar com sua persona que vão além do marketing tradicional. Nesse sentido, a produzir conteúdos no mundo digital tornou-se algo corriqueiro. Se você não faz, seus concorrentes já estão fazendo.
Para saber mais sobre o tema, continue lendo!
Por que atrair clientes com a produção de conteúdo?
O primeiro ponto importante é a geração de tráfego. Sem tráfego online, você perderá muitas oportunidades em seu empreendimento. Isso pode ser feito por meio de um site, das redes sociais, do Youtube e diversos outros meios digitais.
Ter uma presença online trará um grande diferencial para a sua empresa, se você quer atrair clientes com a produção de conteúdo.
E uma boa notícia é que os custos para ter uma presença digital com um blog, por exemplo, são reduzidos. Isso vale também para as redes sociais, principalmente se comparados a publicidade na TV ou outras formas de Outbound Marketing.
Sites que possuem blogs têm muitos mais links indexados em relação a sites sem blog. Isso significa que sua visibilidade online será maior se adotar um blog no site da sua empresa. No caso das redes sociais, elas são um meio para que você crie um relacionamento mais próximo com clientes ou leads.
Nutrir esse relacionamento é indispensável para que eles voltem a comprar de você. Ou para que conheçam sua marca.
Veja então algumas dicas sobre como isso pode ser feito.
Saiba como atriar clientes com a produção de conteúdo
1- Crie conteúdos relevantes para o seu público
Não é apenas o tráfego que fará com que o cliente tenha confiança na sua marca. Sua comunicação e o conteúdo que você entrega precisam estar alinhados às necessidades do público consumidor.
Ao criar conteúdos direcionados para a sua persona, você atrai tráfego qualificado. Então, essa é uma das maneiras mais efetivas de atrair clientes com a produção de conteúdo.
2- Aplique SEO
Por meio de estratégias de SEO, você amplia muito o alcance do seu conteúdo na internet. Isso significa que seus artigos ou vídeos no Youtube serão rapidamente encontrados por potenciais compradores.
Para isso, é importante que você avalie bem qual é a etapa do funil dos conteúdos que deseja posicionar. Nos conteúdos fundo de funil, as conversões são maiores. Então, você pode direcionar seus esforços de SEO para essa etapa da jornada do cliente.
3- Crie um calendário editorial
Um calendário editorial é essencial para ter uma melhor organização de todo o conteúdo a ser produzido para o seu negócio. Você pode criar uma planilha com diferentes pastas que incluem cada canal de comunicação. Em cada pasta, você faz um cronograma sobre a frequência das postagens, as datas de agendamento e também dos temas tratados.
No caso do Instagram, a presença deve ser bastante constante. Ou seja, é preciso fazer pelo menos uma postagem por dia para quem quer atrair clientes com a produção de conteúdo.
E isso exige um planejamento de conteúdo, para que você não se perca e não se estresse com acúmulo de tarefas. É muito importante também usar CTAs em todos os conteúdos online que produzir.
4- Crie iscas digitais
Por meio das iscas digitais, você vai capturar o e-mail do potencial cliente, que se tornará lead. A partir desse momento, você terá uma grande oportunidade de criar um relacionamento. Praticamente todas as pessoas dispõem de um e-mail e o verificam diariamente.
Com as iscas digitais, você entrega material gratuito e, em troca, ganhará a confiança de seu visitante, por meios dos conteúdos que enviará por e-mail. Nesse contexto, é importante que você entenda Copywriting e saiba como vender uma transformação para a vida do lead. E não apenas vender um produto.
Espero que tenha gostado das dicas! Deixe abaixo seu comentário!