Os nichos de moda e beleza são alguns dos que mais investem em marketing nas redes sociais.
O motivo não é simplesmente o fato de que esses setores movimentam bilhões de reais anualmente, mas também o fato de que o mercado é bastante concorrido e quem não aparece, não vende, especialmente em um setor que envolve compra por impulso e em que os investimentos não costumam ser planejados e muito pesquisados.
Basicamente, o consumidor de beleza e moda sente uma necessidade imediata ao ver um produto ou serviço e realiza a compra em poucos instantes, em grande parte dos casos.
Como despertar o desejo de consumidores de moda e beleza com ações de marketing?
Quando o assunto é mexer com o desejo das pessoas, não basta fotografar frascos e oferecer descrições detalhadas sobre um produto.
Quem vai comprar uma vitamina para crescer cabelo não toma a decisão com base na cor da embalagem ou na fonte escolhida para o rótulo.
O que faz que as decisões sejam tomadas são fotos, vídeos e depoimentos de clientes que já usaram o produto e oferecem provas do funcionamento.
Além disso, não mostrar um cabelo crescendo para dizer: “olha, funciona”.
As pessoas compram as sensações e é importante que elas percebam como, na prática, faz diferença ter um cabelo bonito e fortalecido.
Ao mostrar uma pessoa alegre e com auto estima em um vídeo ou depoimento, o cliente entende que também se sentirá dessa forma ao realizar a compra e isso funciona muito bem.
Saindo do tema produto de beleza e seguindo para o tema moda, o que vemos não é diferente.
Apesar de muito utilizadas, as melhores fotos de marketing não são de peças com fundo branco ou removido em edição.
Fotografias em “looks”, com colares, brincos, pulseiras e outras peças sendo usadas por pessoas, dão outra posição para o que está sendo vendido.
No caso das semijoias, por exemplo, fotografar um anel em uma aneleira mostra um produto, mas quando o mesmo anel está em um look completo, com uma maquiagem e um cabelo bem feito em uma mulher, a cliente consegue se ver naquela modelo e sentir o desejo de usar um acessório igual.
Parcerias com Influencers São O Marketing Mais Atual
Depois de explicar a importante de fotos e vídeos conceituais para produtos e serviços de beleza e moda, é inevitável salientar o quanto o trabalho de um influencer pode ser importante para uma marca ou loja.
Nesse ponto, não vamos tratar como influencers apenas pessoas com milhões de seguidores no Instagram.
Toda pessoa pode ser uma influenciadora.
Vale citar aqui que os micro influenciadores muitas vezes oferecem resultados melhores e mais baratos para as marcas e lojas que estão investindo neles.
Influenciadores locais, regionais ou que tratam de assuntos nichados, costumam tem uma relação mais sincera e cordial com seus seguidores, o que faz deles pessoas confiáveis e admiradas, muitas vezes, mais do que grandes influencers, que já não conseguem tratar seu público de forma personalizada.
Considerações Finais
Fotos, vídeos e influenciadores são uma combinação que deve ser levada à sério nos segmentos de moda e beleza e quem quer ter uma marca ou loja reconhecida, não pode se recusar em aceitar essa proposta, que é, no momento, uma das melhores opções para quem quer se comunicar com o público das redes sociais.