Uma das ferramentas importantes para alavancar qualquer negócio é o marketing digital, principalmente pequenas empresas onde o orçamento para investimento é bem menor.
O marketing digital aumentou a interação entre o cliente e o vendedor. Até alguns anos atrás, o cliente basicamente só ouvia, hoje, o cliente é capaz de ouvir e falar.
O cliente possui um papel muito ativo nessa comunicação, atualmente a sua opinião modifica tudo e faz toda a diferença.
Conceitualmente, o marketing digital é a promoção de marcas e produtos por meio das mídias digitais, porém marketing digital é muito mais do que postar fotos em redes sociais.
O marketing digital, se empregado com conhecimento técnico e com eficiência, é um dos melhores aliados das pequenas empresas. E em 2021 a pandemia ratificou ainda mais a sua importância, visto que o digital se tornou o meio de comunicação e de venda totalmente necessário.
Estratégias de marketing
Canal de comunicação
Apesar de todas as vantagens que uma compra online pode oferecer existe a desvantagem de o cliente não ter a interação física com o produto. Sendo assim, é importante que existam elementos que aproximem o cliente da realidade e o deixem seguro de que está realmente comprando algo que valha a pena. Por isso é importante vídeos, fotos e descrição detalhada sobre o produto.
Outro ponto importante é um canal de comunicação que proporcione a facilidade de acesso. Pode ser um aplicativo de mensagens, um chat ou qualquer outra forma de facilitar o esclarecimento de dúvidas do cliente. E assim impedir que ele desista facilmente de sua compra.
Produza conteúdo relevante
O marketing de conteúdo é uma excelente estratégia, pois um conteúdo relevante aproxima a marca de seu cliente, além de demonstrar autoridade no assunto.
O objetivo do marketing de conteúdo é promover o engajamento e captar novos clientes por meio de um conteúdo relevante a esse público.
A função do marketing é a atração, o envolvimento e a geração de valor para cada um desses clientes. Através de uma percepção mais positiva dessa marca é possível aumentar o número de negócios feitos por ela.
Seja através de blogs, sites ou de redes sociais, comumente esses são os canais utilizados para a geração deste conteúdo. O conteúdo pode abranger comparação de produtos, formas de utilização do produto, dicas de compras ou qualquer outro tema que possa se relacionar com o nicho de mercado e a persona escolhida.
O marketing já não empurra venda, como acontecia há uns anos, com o telemarketing ativo, por exemplo. Atualmente, o marketing de conteúdo conduz o cliente até o momento final da compra. Ele se torna cada vez mais próximo da marca e percebe o quanto aquele produto é necessário em sua vida
Invista em SEO
O SEO é uma excelente ferramenta de marketing, através da aplicação de suas técnicas a empresa garantirá que o Google, de forma orgânica, ranqueie a sua marca.
O SEO é a sigla de Search Engine Optimization – otimização em mecanismos de buscas.
Quando o usuário necessita de alguma informação ou dado de algum produto ele se utiliza de sites de buscas o principal deles é o Google. Essa busca sempre retorna dezenas, e até centenas, de links.
O usuário costuma interagir com as primeiras opções, enquanto as demais são deixadas em segundo plano. As técnicas de SEO existem, justamente, para posicionar a página nas primeiras posições.
Saiba que para ocupar as primeiras posições é necessário utilizar técnicas de SEO, pois este ranqueamento não é aleatório
O SEO é uma estratégia de melhoria do blog ou site para que cada vez mais se posicionem no topo das buscas. Essa estratégia é composta de várias técnicas e uma dessas técnicas é a da palavras-chave. A palavra-chave é o modo como a sua persona faz a busca por determinado assunto. Portanto, o segredo é a escolha adequada da palavra-chave.
Outras técnicas utilizadas levam em consideração o título, os códigos HTML, qualidade e relevância do texto.
Rede Social
As redes sociais são grandes aliadas das pequenas empresas, mas antes de tudo é preciso conhecer e entender quais são as redes sociais utilizadas pela sua persona. Isso significa que se a sua persona não se utiliza do aplicativo Instagram, e sim do Facebook, não existem motivos para que o empreendedor perca tempo e dinheiro investindo no Instagram.
Outra dica é nunca fazer das redes sociais apenas um balcão de vendas, mais que propagandas é preciso produzir um conteúdo valioso e relevante
Para concluir, cada uma dessas estratégias deve ser aplicada conforme a necessidade e o momento individual de cada empresa. Além disso, ter paciência porque os resultados não aparecem de forma imediata, eles vão acontecendo lentamente. Por isso é tão importante a construção de uma audiência e reputação no mercado.