Se você nasceu nos anos 80, certamente já usou as páginas amarelas, e sabe o quão importante é que o seu negócio seja encontrado pelas pessoas e hoje se pergunta: como ranquear no Google?
É a pergunta que todo empreendedor moderno faz. Milhões de pessoas consultam o Google antes de comprar alguma coisa, todos os dias.
Quando os mecanismos de busca começam a trabalhar a favor do seu negócio você começa a ver uma agenda cheia de trabalho, cotações e coisas para fazer.
Então decidimos compartilhar com vocês o nosso conhecimento de como ranquear no Google e vamos simplificar em três etapas simples.
Pensar nas palavras que você quer ranquear no Google
A primeira etapa é pensar nas palavras que você quer ranquear. Isso parece óbvio quando não iniciamos o nosso trabalho de otimização para os mecanismos de busca, mas assim que você começar vai entender a complexidade do tema.
O mais importante de tudo é ranquear para a sua palavra chave principal, então coloque ela na homepage do seu site, como título h1.
A sua palavra chave principal é o seu negócio em si, se você é dentista em Bauru é exatamente isso que a sua homepage deve conter como foco, como H1 “Dentistas em Bauru” pois é isso que as pessoas vão procurar.
Muitas pessoas colocam o nome da sua empresa, ou no caso do dentista, o seu próprio nome, o seu registro profissional, ou o nome da clínica.
Isso por estar lá, e com certeza deve estar, mas não como o foco em si.
Depois disso você deve pensar em palavras chave de topo de funil e de fundo de funil. E o que é isso?
Topo de funil são buscas que as pessoas fazem, quando estão se inteirando sobre um determinado assunto, pesquisas genéricas.
Mantendo o exemplo do dentista, seria algo do tipo, “quanto custa um aparelho”, “como clarear meu dente”.
E talvez buscas de fundo de funil seja algo do tipo “melhor dentista de Bauru” “telefone dentista de Bauru” ou “dentista recomendado em Bauru”
Na busca de fundo de funil a pessoa está pronta para comprar, está na iminência da compra.
Se eu fosse começar hoje um trabalho de SEO eu começaria com a palavra chave principal do meu negócio e com as buscas de fundo de funil.
Como encontrar boas palavras chave?
Existem vários sites que te ajudam com isso. Eu gosto de usar um site que é grátis de tem muita dica bacana, que é do guru de marketing nos EUA, o Neil Patel, digite uma busca nele e receba sugestões de palavras chave:
https://neilpatel.com/br/ubersuggest/
Dentista em Bauru é buscado 320 vezes por mês. Mas se a sua especialidade for implantes, sem dúvida você vai querer incluir a palavra chave “dentista que faz implante em Bauru” que é buscada 20 vezes por mês.
Fazer com que os mecanismos de busca entendam o seu site
Você precisa explicar para os mecanismos, de uma maneira que eles entendam, sobre o que você está falando.
Os funcionários do Google vão dizer que você não precisa fazer isso, mas acredite, se você não fizer vai levar uma década para o seu conteúdo ranquear organicamente.
Você deve incluir a palavra chave almejada num post no seu blog, em:
- título h1 do post;
- algum título h2 do post;
- na descrição alt text da sua imagem;
- repetir no mínimo 2 vezes no começo e duas vezes no final do texto;
- colocar a palavra chave na TAG do post;
- inserir a palavra chave no snipet do post (resumo que é exibido nas buscas).
Seguindo essas recomendações, inserindo a palavra chave da maneira mais fluida possível, o mecanismo de busca, ou melhor, o robô do mecanismo de busca que vai ser o seu artigo começa a entender o seu conteúdo.
É uma das melhores maneiras de como ranquear no Google de forma orgânica. São essas etapas descritas acima que o pessoal do marketing digital chama de otimização on page.
Ou seja, o conteúdo está otimizado para que os robôs entendam sobre do que se trata o conteúdo.
Ganhar autoridade na internet
Depois de escolher as palavras chave para as quais você quer ranquear, produzir conteúdo e postar de maneira otimizada no eu site, você precisa ganhar autoridade.
Isso mesmo, você precisa ser a referência no assunto. Se não for assim, como o Google vai decidir qual conteúdo mostrar?
Porque o mecanismo de busca mostraria o seu conteúdo e não o do seu concorrente? Qual o critério de desempate usado pelos mecanismos?
São vários na verdade, os principais são um conteúdo de qualidade e otimizado e os backlinks que o seu artigo/site recebe de outros sites.
Seria como uma citação acadêmica, imagine a sua pesquisa ser citada por um professor que é uma sumidade no assunto, e a pesquisa do seu colega ser citada por outro colega da sala de vocês. Quem recebe mais atenção do meio acadêmico?
A resposta é óbvia e com isso fica exemplificado o porque você precisa ganhar links de bons sites, sites que tem autoridade no Google, para que eles façam links para o seu conteúdo e assim você ganha a atenção, e passa na frente dos concorrentes.
Para isso você pode publicar guestposts em bons sites. Você escreve artigos como este, de qualidade, com foco em palavras chave diferente das quais você quer ranquear e publicar neles.
Uma boa maneira de encontrar um site que tem autoridade para publicar o seu conteúdo, é digitar no Google a pesquisa: aceitamos guest post.
Outra maneira é entrar para a comunidade de troca de guestposts, a guestposts.com.br. Lá são mais de 7 mil websites que fazem troca de guest posts diariamente.
Conclusão sobre como ranquear no Google
Nós reunimos nesse artigo as principais informações sobre como ranquear no Google, mas não se limite a isso. Não falamos nem 10% do que pode ser feito para que você ranqueie bem.
Tudo depende, é claro, da concorrência da palavra chave que você quer ranquear. Se for uma palavra concorrida como “desentupimento” você vai precisar estudar, e muito, sobre como ranquear no Google em primeiro lugar para chegar lá.
Mas nada é perdido, pense que você pode aplicar esse conhecimento para os seus negócios e dos seus amigos, parentes e vizinhos, pode se tornar uma segunda fonte de renda pra você, pense nisso