Veja o que é o marketing de influência e como é feito o impacto dessa modalidade no marketing digital através do marketing de conteúdo!
Desde o início do século XXI já se vão vinte e dois anos do início da popularização da internet em território brasileiro, de lá para cá vimos a internet se expandir aos nossos olhos, aprendemos a dominar essa ferramenta e até usá-la para trabalhar.
Com a internet evoluíram vários trabalhos e equipamentos, foram criadas e desenvolvidas as redes sociais e os smartphones, duas coisas que estão no bolso e na mente de grande parte da população mundial, e no Brasil isso não é diferente.
O que é marketing de influência?
O marketing de influência é usado desde o início da publicidade e do marketing, essa estratégia de marketing (pode estar dentro do marketing de conteúdo) consiste na associação de uma marca a uma pessoa que tenha influência em parte da sociedade.
Isso é muito mais comum do que nós imaginamos, basta notar com atenção as publicidades que nós vemos durante o dia na televisão, rádio, internet e até na rua. São milhares de campanhas com uma pessoa famosa anunciando um produto, o uso da influência de uma pessoa ou personagem para promoção de um produto ou serviço é chamado de “marketing de influência”.
Motivos para usar o marketing de influência
Os motivos são as partes mais fáceis de se compreender o uso do marketing de influência, todos nós sabemos que a influência de uma pessoa ou personagem é cada vez maior quanto menor for a idade do público-alvo da campanha, tanto é que não faltam propagandas em conteúdos infantis na televisão, rádio, sites e internet. Quando está na internet é conhecido como uma parte do marketing digital.
A adesão de um marketing de influência se dá por justamente o tamanho da influência de uma pessoa sobre o seu público-alvo, isso é visto em determinado site, um canal de televisão, em todos os lugares.
Devido a dificuldade de saber o impacto de um famoso sobre as pessoas, antigamente isso era medido com a sua ocupação, pois se um ator era o galã da novela das 21h00 na Globo, essa pessoa era considerada influente, o capitão da seleção brasileira é a mesma coisa, entre vários outros cargos de destaque na opinião pública.
Mas hoje o jogo virou, a influência passa a ser medida com números concretos e a aceitação das pessoas que integram essa estatística. Portanto não é preciso conhecer a pessoa para saber se ela é famosa e influente, se você tiver um grande número de seguidores e um selo azul em uma rede social, as pessoas já o julgam como alguém no mínimo conhecido, por isso as redes sociais são um terreno muito fértil para o marketing de influência, e esse marketing não é feito como conhecemos tradicionalmente no rádio e na televisão, muitas vezes esse marketing passa a ser um marketing de conteúdo.
Marketing de influência nas redes sociais
Com a popularização e evolução da internet, pudemos acompanhar também a evolução dos computadores e smartphones. A evolução foi tão grande em todo o planeta, que os smartphones atualmente são responsáveis por mais da metade dos acessos à internet em todo o mundo, no Brasil esse número passa dos 60% de acessos.
Nos smartphones é comum que haja aplicativos, e as redes sociais são os aplicativos mais baixados e utilizados em todo o mundo. Atualmente é difícil achar uma pessoa que não tenha um perfil em ao menos uma rede social, nem que seja para fins profissionais, todos nós estamos nas redes sociais.
Com o crescimento das redes sociais e dos smartphones, as pessoas passaram a fazer uso das redes para muita coisa, a maioria das pessoas que estão nas redes sociais são jovens de até 26 anos de idade. A faixa etária baixa faz com que você se lembre do tamanho da influência de famosos sobre as pessoas e sua premissa básica: Quanto mais novo for o público, mais influenciável ele é.
Com esse raciocínio podemos partir para a criação de marketing nas redes sociais, mas surge a pergunta “Quem vai fazer o marketing de influência? ”. Pois bem, basta você encontrar os perfis com relação com o universo do seu produto, estes perfis devem ter uma boa credibilidade e influência sobre seu público para que a campanha de marketing funcione. Conhecendo a pessoa que vai fazer essa propaganda e o seu público, é hora de fazer a propaganda, o tão conhecido “marketing de influência”.
Os rostos do marketing de influência
Não é difícil saber que existem pessoas que atualmente se intitulam de “influenciadores digitais”, pois essas pessoas possuem muitos fãs e credibilidade com seu público – às vezes até com a classe artística em geral – e isso faz com que as agências de marketing “crescam os olhos” para essas personalidades de redes sociais.
Um exemplo: um jogador de futebol da seleção brasileira tem um perfil em uma rede social, esse perfil tem muito engajamento e seguidores, as pessoas imitam até o cabelo desse rapaz, portanto é perceptível que ele tem um público que segue muito o que ele diz e faz. Uma marca quer se associar a este jogador, essa marca é uma marca de shampoo masculino.
Após a marca perceber que este jogador é famoso pelo seu cabelo, que seu público imita o cabelo dele, e que o seu engajamento e relevância são altíssimos, a marca decide fazer uma ação de marketing de influência com esse jogador. Nesta ação, o jogador aparece com um cabelo arrumado e charmoso e faz referência ao shampoo da marca “X”.
As pessoas passarão a ter uma imagem diferente dessa marca, pois quando olharem este shampoo vão associá-lo ao jogador, e como o jogador tem grande aceitação e popularidade, a imagem desse jogador irá contribuir com a venda e popularidade deste produto.
O exemplo acima confirma a influência do jogador nos números de vendas pós-propaganda. Mas não é apenas com jogadores de futebol que é feito o marketing de influência, atores, jornalistas, entre outros profissionais também exercem o marketing de influência.
A profissão da pessoa não é o fundamental
Acabamos de citar um exemplo de marketing de influência com um famoso jogador de futebol, mas o importante da ação de marketing de influência não é o emprego da pessoa em questão.
Uma das etapas fundamentais do marketing de influência é justamente a influência dessa pessoa na vida de seu público. Por vezes a pessoa em questão não tem um emprego específico, a sua ocupação é “apenas” promover produtos e serviços em suas redes sociais, e isso depende apenas do seu engajamento e tamanho do público.
Mas não se engane que o engajamento é apenas um número e quando ele está alto é uma boa coisa para quem é o perfil da rede social. Uma rede social com cinco milhões de seguidores e índices altíssimos de engajamento são atraentes para qualquer marca, desde que esses números não sejam contrários ao que o perfil propaga.
Um exemplo é uma personalidade famosa por seus comentários sobre algo, e muita gente não gosta desses comentários. O fato de não gostar da pessoa é tão grande que as pessoas seguem esse famoso nas redes sociais apenas para xingar e depreciar o seu trabalho.
Os comentários negativos e haters (pessoas que não gostam de determinado conteúdo e fazem questão de enfatizar isso) como seguidores significam muito engajamento, mas não é benéfico para a imagem desse perfil, pois grande parte desse engajamento vai de encontro com o que está sendo propagado no perfil em questão. Nenhuma marca quer ser odiada junto com o perfil, não é mesmo?
Conclusão sobre a “influência”
Com os exemplos citados acima, podemos constatar que os números em redes sociais devem ser interpretados, pois nem sempre pessoas com muitos seguidores e engajamentos obtém grande aceitação das pessoas, pessoas na vida real e na internet, pois são comportamentos completamente diferentes.
O contrário também acontece, pessoas com um público mais velho, com números de seguidores menores que os habituais do cenário também podem te dar um grande retorno. Esse retorno está ligado ao que será vinculado à imagem dessa pessoa, o potencial de engajamento desse perfil nas redes sociais e a credibilidade dessa pessoa para a opinião pública, pois mesmo que muita gente não goste dessa pessoa, todos sabem que ela tem credibilidade, então todos param para ouvir o que ela está dizendo.
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