Quanto ganha um profissional de marketing digital

Quanto ganha um profissional de marketing digital?

Neste texto, mostraremos quanto ganha um profissional de marketing digital, o profissional de marketing digital tem sido muito requisitado nos últimos anos e não é para menos, pois esse tipo de marketing se tornou a principal maneira de divulgar uma marca, seus produtos e serviços na internet.

Ele engloba estratégias voltadas para os dispositivos móveis, computadores e os mais variados canais digitais, para facilitar a comunicação com o público e a divulgação ampla e personalizada das mais variadas soluções.

Falar sobre marketing digital é um pouco complexo porque trata-se de um assunto muito amplo, mas o principal é entender que ele é responsável por criar um relacionamento mais próximo entre a marca e os clientes.

Suas estratégias têm o poder de divulgar as empresas e acompanhar a jornada de compra pela qual os consumidores passam, desde o momento em que conhecem o negócio até a compra de um produto ou serviço.

As estratégias de pós-venda também se encaixam no marketing digital, e é assim que ele ajuda a conquistar a fidelidade dos consumidores e o engajamento do público.

Mas, para garantir boas estratégias, é fundamental contar com um profissional da área. 

Neste artigo, vamos explicar, quanto ganha um profissional de marketing digital, as funções do profissional de marketing digital e falar sobre a média salarial para 2022.

O que é e o que faz um profissional de marketing digital?

Antes de mostrar quanto ganha um profissional de marketing digital, vamos mostrar o que ele faz. O profissional de marketing digital, como o próprio nome sugere, é responsável pela elaboração de estratégias de marketing pela internet, para empresas dos mais variados setores. 

Dentre as suas principais funções estão:

  • Análise de resultados;
  • Criação de campanhas publicitárias;
  • Gerenciamento e monitoramento das redes sociais;
  • Produção de conteúdo;
  • Otimização de sites.

Para qualquer tipo de empresa, como uma de manutenção de notebooks, a principal vantagem do marketing digital é o fato de que ele é facilmente mensurável.

As métricas usadas na mensuração são muito mais fiéis e precisas, e por isso garantem uma entrega de resultados muito melhor para os negócios.

Por ser parte fundamental das estratégias, é crucial que o profissional de marketing saiba analisar, diagnosticar e interpretar os resultados.

Ele pode contar com plataformas de gerenciamento que oferecem acesso a essas informações e a testam a eficiência das estratégias praticadas. 

Isso otimiza os resultados e apresenta soluções para campanhas que não foram tão bem-sucedidas.

Dá para saber a quantidade de cliques, quantas pessoas se cadastraram, quantos visitantes fizeram o download de um material, dentre outras informações que otimizam as estratégias.

Outra função do profissional de marketing digital é criar anúncios e campanhas dos mais variados tipos.

Por exemplo, ele pode criar uma identidade nova para que a empresa promova um novo produto ou serviço, além de anúncios pagos em diferentes plataformas, como no caso do Google e do Facebook.

Uma empresa de assistência técnica notebook pode criar campanhas com diferentes objetivos. 

Geralmente, as organizações procuram aumentar suas vendas, apresentar uma nova solução, atrair visitantes e assim por diante.

Para alcançar qualquer um desses objetivos, é muito importante contar com uma equipe estratégica que vai fazer um planejamento e escolher as melhores plataformas para a campanha do negócio.

Durante todo o processo de criação, o profissional de marketing faz algumas considerações importantes sobre o público e a empresa, como no caso do tom de voz mais adequado para se comunicar com as pessoas, sem perder a identidade da marca.

Sabemos que as redes sociais são necessárias nos dias de hoje para fazer um bom trabalho com marketing digital, como no caso do Facebook, Twitter e Instagram.

Essas plataformas são fontes de informação, notícias e entretenimento, por essa razão, se transformaram em excelentes canais de comunicação entre a marca e os consumidores.

O profissional de marketing digital planeja, agenda e monitora as publicações nessas plataformas. 

Ele determina os melhores formatos para os conteúdos, de modo que eles sejam criativos, atraentes e compartilháveis.

Isso facilita as vendas de um fabricante de cadeira de escritório branca, sem falar no fato de que marcar presença nas redes sociais, atualmente, é a melhor maneira de ser lembrado e visto pelo público, o que melhora a reputação do negócio.

Uma das principais estratégias do marketing digital é o marketing de conteúdo, que consiste na criação de materiais ricos e relevantes, que além de atrair o público também otimiza as páginas do site.

O objetivo dessa estratégia é criar materiais que respondam às principais dúvidas dos usuários e abordar assuntos que sejam do interesse deles. 

A marca então melhora o seu relacionamento com o público e ainda se posiciona como autoridade no assunto.

Para publicar esses materiais, uma empresa de limpeza de cadeira utiliza o blog. ele reúne textos, imagens, e-books e infográficos que envolvem, informam e fidelizam os visitantes.

Aliás, o marketing de conteúdo é essencial para as estratégias de funil de vendas, visto que os materiais conduzem o cliente durante toda a sua jornada de compra.

Além dos conteúdos mais extensos, a escrita faz parte de qualquer peça de marketing, e como no caso dos anúncios, banners, e-mail, promoções e postagens nas redes sociais.

O profissional de marketing cria esses materiais tendo como base as estratégias de SEO (Search Engine Optimization), que otimizam os conteúdos, posicionam melhor a marca nos resultados de pesquisa e atraem as pessoas.

Por fim, ele também é responsável pelo desenvolvimento e otimização dos sites das marcas. Tanto é que muitas agências oferecem o desenvolvimento e otimização dessas plataformas.

O site institucional funciona como a base de todas as outras estratégias de marketing digital, ele também é muito importante para o ranqueamento do negócio nos mecanismos de busca e para que o cliente possa confiar na companhia.

Se uma pessoa pesquisar sobre grafica rapida perto de mim, vai obter como resultado apenas sites de empresas de boa qualidade.

Isso significa que quem não está presente na internet acaba sendo esquecido e perdendo oportunidades para os concorrentes. 

Ademais, é uma empresa que não possui seu próprio portal chega a ser vista com desconfiança.

Só que além de ter um site, é muito importante que ele seja otimizado para garantir a melhor experiência aos visitantes.

O profissional de marketing digital cria sites responsivos, com boa performance em qualquer tipo de dispositivo, como smartphones, computadores e tablets. Suas páginas carregam rapidamente e possuem um código-fonte enxuto.

Entretanto, para desenvolver um portal de tamanha qualidade, o profissional precisa conhecer a importância de uma boa hospedagem. 

Isso requer a parceria com desenvolvedores, analistas de SEO, redatores e designers.

Essas pessoas podem trabalhar em agências de marketing digital, diretamente dentro das empresas ou como autônomas.

Elas também podem colaborar na criação de um cartão de visita criativo, e todas essas funções acabam impactando no salário recebido.

Mas afinal, quanto ganha um profissional de marketing digital?

Média salarial do profissional de marketing

Depois de esclarecer alguns pontos básicos, vamos entender quanto ganha um profissional de marketing digital, como falamos, os profissionais de marketing digital são cada vez mais procurados pelas empresas, principalmente aqueles  especializados em relacionamento e experiência do consumidor.

Também se destacam gerentes de e-commerce e analistas de CRO, uma área dedicada à otimização de taxas de conversão.

Sabe-se que hoje, empresas dos mais variados setores, desde uma pequena loja de bairro até um grande restaurante de comida gourmet delivery, precisam construir sua presença na internet.

Com exceção dos pequenos empreendedores, que geralmente costumam se responsabilizar pelas estratégias de marketing digital, as demais companhias contratam profissionais do setor.

Para estar entre os contratados, é muito importante ter habilidades técnicas, como inglês fluente, boa gestão financeira, habilidades em tecnologia, conhecimentos em marketing digital e conhecimentos em funil de conversão.

A média salarial para um analista de marketing digital gira em torno de quatro mil reais a onze mil reais. Agora, os profissionais de CRM/CX ganham em média três mil reais, chegando a oito mil reais.

Profissional de marketing pode se especializar em alguns tipos de gestão, como no caso do gerenciamento de plataformas e-commerce.

As vendas pela internet cresceram muito, e hoje é possível vender desde peças de roupa até móveis, como uma mesa home office pequena.

Um gestor de e-commerce tem um salário que varia entre nove mil reais a vinte e quatro mil reais. Por outro lado, o analista de CRO pode ganhar entre quatro mil e treze mil reais.

Sendo assim, em qualquer área relacionada ao marketing digital, as chances de obter um bom salário são consideráveis.

Conclusão

Chegamos ao fim do texto sobre quanto ganha um profissional de marketing digital. Resumindo, se uma empresa não está na internet, então ela perde a oportunidade de conquistar novos clientes e de aumentar as conversões.

O consumidor moderno evoluiu muito e usa os meios digitais para saber um pouco mais sobre os produtos e serviços e, claro, comprar. Por trás de boas estratégias está o profissional de marketing digital.

É ele quem planeja as ações, levando em conta os objetivos da empresa e as características de seu público-alvo. É assim que ele constrói a presença digital da companhia e contribui para seu crescimento.

Agora você sabe quanto ganha um profissional de marketing digital, mas não retenha este conhecimento, compartilhe este texto em suas redes sociais.