As influências do e-mail marketing no seu e-commerce e marketing digital são maiores e mais impactantes do que você imagina!
O que é e-mail marketing?
O e-mail marketing é a utilização da ferramenta de e-mail para marketing digital, o e-mail é enviado para diferentes pessoas que já possuem um cadastro em seu site (leads), essa estratégia tem a função de manter o relacionamento com seu cliente e fomentar a vontade dele de consumir seus produtos novamente.
Você pode estar se perguntando “então o e-mail marketing é um spam? ” e a resposta para esse questionamento é negativa. Diferente do spam, o e-mail marketing não é enviado para pessoas desinteressadas no conteúdo desta mensagem, pois é enviada para os leads que estão cadastrados no próprio site. O spam é enviado para diferentes pessoas e não necessariamente elas estão interessadas no produto oferecido na mensagem.
Portanto, a principal função do e-mail marketing é a geração e fidelização de leads, para que os clientes comprem cada vez mais em sua loja e que você “não se esqueça” da loja, pois isso dá a brecha para que o consumidor pare de consumir sua loja e possa consumir o concorrente.
Motivos para a criação do e-mail marketing
Segundo estudos de especialistas, a previsão é de que sejam enviados mais de 4,4 bilhões de e-mails com campanhas de marketing em todo o mundo, mas esse é um número pequeno em comparação com a estimativa de total de e-mails enviados neste mesmo período, serão aproximadamente 361 bilhões de mensagens enviadas até o final de 2024.
Por ser um recurso tão antigo, mas muito utilizado, o e-mail é uma peça fundamental nas campanhas de marketing digital, pois é onde estavam cadastradas 3,9 bilhões de pessoas em 2019, e a estimativa é de que no final de 2024 estejam cadastradas 4,4 bilhões de pessoas.
Com o conhecimento dos dados acima, você pode compreender que a taxa de respostas do e-mail marketing pode não ser tão alta, mas é certo que todos os seus clientes tenham um endereço de e-mail, portanto você deve conquistar esse contato de alguma forma, assim você dificilmente sairá da mente do cliente, pois sempre que ele ver ou pensar em algo relacionado ao seu site, é exatamente nele que o cliente vai pensar.
Como fazer um e-mail marketing de qualidade?
Por todos estarem usando o e-mail, não é difícil pensar que muitos sites e e-commerce de vários ramos estejam fazendo uso desta mesma estratégia de e-mail marketing, portanto você deve sempre ser um destaque, pois a pessoa que recebe o seu e-mail com certeza não está recebendo só o seu e-mail com marketing digital, haverá várias outras mensagens com o mesmo intuito que a sua: atrair clientes e engajamento. Para que você largue na frente é fundamental que você faça uma boa mensagem.
Um bom cartaz
É importante que você tenha destaque quando o cliente abra sua mensagem, para isso é fundamental que sua mensagem seja atraente.
Desde que o mundo é mundo, uma mensagem atraente é feita com um bom cartaz, para que sua mensagem tenha um bom cartaz e chame a atenção do leitor, é fundamental a criação de arte para e-mail marketing, pois isso dará ao leitor uma curiosidade, pois a sua mensagem é diferente das outras.
A arte pode ser criada com diferentes cores, tamanhos de fontes, entre outros atributos que façam com que o seu anúncio tenha um destaque e faça com que o leitor engaje com o que está sendo ofertado a ele naquele momento.
Segmentação
Outra prática fundamental para que você possa ter sucesso com as suas mensagens via e-mail, é a segmentação dos seus potenciais clientes.
Essa segmentação não é algo ruim, apesar de ser uma palavra comumente usada em contextos de segregação, pois essa segmentação é a prática de dividir os seus leads com base no que cada um deles tem maior afinidade e tendência a consumirem.
Com essa segmentação, você pode criar uma gama de mensagens para e-mail marketing mais ampla e específica para cada tipo de lead, é claro que isso demandará um tempo maior, mas é um investimento que deixará os seus anúncios mais específicos para cada lead, podendo ser convertido em engajamento e em vendas futuramente.
Double Opt in
O double opt in é a ação de enviar mensagens de e-mail automaticamente para os leads após a confirmação desse cadastro, é a mensagem que confirma que aquele endereço de e-mail informado no cadastro do lead está correto.
Essa estratégia é muito importante para que sejam evitados spams, descadastros e e-mails falsos, e em contrapartida o seu site tende a ter um maior engajamento, podendo fazer com que seu site tenha um maior número de visualizações que sejam provenientes dessa mensagem enviada.
Spamtrap
Conhecida como uma “estratégia de guerrilha” no marketing digital, o spamtrap é uma espécie de “armadilha” para os spams e e-mails falsos. Como o próprio nome sugere, é uma armadilha (tradução de trap).
É uma ferramenta muito importante, pois este spamtrap é um e-mail falso criado e gerido por entidades que têm a função de acabar com o spam nos e-mails. A função desses spamtraps é de captar quem são os encaminhadores de e-mail que fazem uso de listas compradas e/ou de procedência duvidosa.
Quando o spamtrap recebe esses cadastros, ele irá guardar os dados dos remetentes desses e-mails com listas compradas e endereços de procedência duvidosa para que esses dados caiam na blacklist (“lista negra” na tradução para o português), assim eles não serão tratados como possíveis clientes e serão bloqueados para que não recebam mais mensagens de e-mail marketing.
Blacklist
Como escrito no último parágrafo, a blacklist é a lista onde estão contidas as informações de remetentes que praticam o envio de mensagens em spam nas caixas de e-mail.
A lista é fundamental para que seja melhorada a experiência do usuário quanto às suas ações de e-mail marketing, pois tem a função de bloquear quem faz o spam e acaba afastando o lead conquistado pelo seu site, isso pode prejudicar seus números de engajamento com as mensagens de e-mail marketing.
Opt out
O opt out é a forma que o lead tem de sair do cadastro. Chamada de “porta de saída”, é a forma correta que o lead tem de desistir de receber suas mensagens através do e-mail.
A saída desse lead é feita através do seu site e de uma landing page, o usuário geralmente responde a um formulário que indica os motivos da desistência de continuar sendo um lead para seu site. As respostas deste formulário serão usadas para que o serviço de e-mail marketing seja melhorado na manutenção do site e dos meios que interferem no e-mail marketing.
Bounce
É uma forma de medir a qualidade da sua base de contatos (leads), pois o bounce (significa “pulo” na tradução literal da língua inglesa para o português) faz uso de algumas técnicas para medir a qualidade desses leads, as duas principais são a hard e a soft.
A ferramenta hard é utilizada para que sejam identificados os endereços de e-mail que já existem, já a soft é utilizada para a identificação dos endereços que existem, mas são impossibilitados de receber a mensagem.
Por vezes os problemas detectados são temporários, como caixa de entrada cheia, entre outros problemas que podem ser resolvidos facilmente.
Graymail
Este é um dos principais formatos de se notar a degradação do lead, isso quer dizer que o lead foi feito e com o passar do tempo ou algum outro motivo este lead foi perdendo o interesse no seu conteúdo. Com essa técnica, é possível verificar os endereços de e-mail cadastrados que se encontram em uma “zona morta”, que não engajam mais com suas mensagens e conteúdo.
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