Saiba tudo sobre a realidade mista e os impactos dela no marketing digital do seu site!
O que é “realidade mista”?
A realidade mista nos proporciona a fazer várias atividades virtualmente como se estivéssemos com a situação diante dos nossos olhos, não em uma tela de computador, seria como se nós estivéssemos dentro da tela vivenciando o que se passa lá dentro.
Mas se engana quem acha que a realidade mista surgiu há pouco tempo. Em 1994 o termo foi usado por Paul Milgram e Fumio Kishino no artigo “A Taxonomy of Mixed Reality Visual Displays” que introduziu o conceito de continuidade da virtualidade, ou a “extensão da internet”, projetando o mundo virtual para o mundo real. Isso hoje é possível através de um óculos de papelão com lentes biconvexas e um smartphone com a apresentação do conteúdo adaptado para óculos de realidade virtual.
Com tudo isso em ordem e funcionando, você parte para a visão de dentro da tela, a chamada “extensão da virtualidade” dita anteriormente, fazendo com que você veja a tela como algo real, aí surge o termo “realidade mista”.
Diferenças na realidade mista
Não faltam informações sobre esse tema, diversos sites, perfis em redes sociais e blogs falam sobre o conceito de realidade mista é simples de ser compreendido, mas isso não quer dizer que existam flexões deste termo para que sejam compreendidas as outras formas de interpretação da realidade mista.
Realidade virtual
O termo mais difundido entre a população normal é o de realidade virtual. Esse termo representa um dos dois tipos de realidade mista.
Na realidade virtual, o usuário encontra-se completamente imerso no ambiente virtual, podendo ter o controle total de seus movimentos compreendidos neste ambiente virtual. Para que isso aconteça é preciso que você utilize controles nas mãos, para que o computador possa identificar seus membros e assim representar seus movimentos na tela.
Realidade aumentada
Neste tipo de realidade mista, o usuário pode utilizar o cenário do mundo real para mexer em elementos digitais. Um exemplo muito popular é o jogo “Pokemón Go!” o qual utiliza do ambiente real através da câmera do seu aparelho e introduz elementos fictícios, que existem apenas no computador, como eram colocados os Pokémons em diversos locais.
Essa tecnologia vem crescendo nos próprios smartphones, e a tendência é que cresçam cada vez mais, podendo ser usufruídas por smartphones que disponham da tecnologia de realidade aumentada.
Onde a realidade mista pode ser usada?
A realidade mista pode ser utilizada para diversas coisas, uma forma mais interativa que o normal pode ajudar no aprendizado de crianças ou qualquer outra idade, medicina, entre outras situações.
Na educação a alternativa da realidade mista é muito bem avaliada, pois ajuda a pessoa a aprender através de interação, sendo um processo menos desgastante que o método tradicional de ensino. O ensinamento de uma forma alternativa pode ajudar muitas pessoas que sentem dificuldades com o aprendizado tradicional. Já existem diversos projetos para a criação de sites onde as instituições de ensino irão utilizar o conteúdo para ensinar os alunos através da realidade mista.
A medicina pode ser uma área a utilizar a realidade mista, podendo transmitir informações em tempo real de forma mais descritiva e exemplificada, a tecnologia ajuda tanto pacientes quanto profissionais em formação, pois situações práticas como cirurgias podem ser levadas para a realidade mista ou realidade virtual, entre outras ocasiões adaptáveis.
Os videogames também estão por dentro do uso da realidade mista, já é de conhecimento público os óculos da Sony para tornar os jogos do PlayStation em games interativos em realidade virtual. O fenômeno da realidade virtual tem grande responsabilidade dada ao marketing de conteúdo feito pela Sony e o engajamento do seu público na novidade, por isso várias crianças sabem do que se trata a tão popular “realidade virtual”.
Precisando de Marketing de Conteúdo?
Precisando de conteúdo para seu site? A Projeto Web é uma empresa especialista em criação de site e marketing de conteúdo. Solicite um orçamento de site.