Em plena era digital, nunca o mercado foi tão competitivo, mas ao mesmo tempo com tanto potencial. Pode parecer um paradoxo, mas a forma como a internet veio revolucionar as nossas vidas, a forma como comunicamos, como trabalhamos e até como consumimos, é simultaneamente um desafio e uma oportunidade.
Por um lado, existem novas ferramentas digitais que otimizam o sucesso comercial das marcas e das empresas, novas estratégias de marketing mais direcionadas para o público-alvo e todo um novo mercado, sem barreiras e global. Por outro lado, tudo isso aumentou exponencialmente a concorrência, sendo obrigatório que os comerciantes e os empresários encontrem formas de conseguir sobressair sobre a espuma da rebentação.
Quando se trata de um negócio físico ou híbrido, isso torna-se ainda mais exigente atualmente. É que a recente emergência da pandemia veio também influenciar a forma como os consumidores compram no mercado físico. Por isso, uma das formas de garantir a atratividade do seu negócio é através dos brindes personalizados, que não podem nunca faltar no seu ponto de vendas.
São esses brindes que ajudam a captar novos clientes e a fidelizar os antigos, gerando um boca-a-boca que é positivo e engajador. Afinal de contas, este continua a ser o método mais eficaz de promover qualquer tipo de negócio, produto ou serviço.
AS VANTAGENS DOS BRINDES PROMOCIONAIS
São vários os benefícios que os brindes promocionais trazem a qualquer negócio, independente da sua área de intervenção. Como referimos no parágrafo acima, os brindes personalizados promocionais geram um ótimo boca-a-boca entre consumidores, captando novos clientes e fidelizando os antigos. No entanto, as suas vantagens não se ficam por aí. Ora vejamos.
Os brindes promocionais têm como função gerar aquilo que os especialistas chamam consciência de marca. Esta é uma ferramenta utilizada pelos especialistas em marketing, a disciplina que estuda e desenvolve formas de promover os produtos e aumentar as suas vendas, para medir o quanto uma marca é reconhecida pelos consumidores.
Por exemplo, todo o mundo associa a cor vermelha à Coca-Cola, quando falamos de refrigerantes. Por isso, um posto de venda decorado predominantemente com esta cor é tão eficaz quanto anúncios à própria marca.
Além disso, os brindes promocionais têm ainda a função de criar um engajamento positivo com os clientes. Estes são cada vez mais exigentes e estão conscientes do seu papel nas relações comerciais. É por isso que é fundamental as marcas comunicarem de forma direta, personalizada e informal com os consumidores.
Os brindes são assim uma forma de estabelecer um vínculo positivo com essas pessoas. No entanto, para isso é fundamental que os brindes tenham qualidade, já que se for algo que se deteriora com facilidade poderá causar o efeito completamente oposto.
OS MELHORES BRINDES PROMOCIONAIS PARA O SEU NEGÓCIO
Assim, já percebemos que os brindes personalizados promocionais são fundamentais para o sucesso comercial de qualquer negócio, mas que não basta ter qualquer coisa para oferecer. É fundamental que estes sejam produtos bonitos, com qualidade e duradouros, de forma a criar uma boa impressão no consumidor e gerar uma relação de confiança, que perdure no tempo e que gere um feedback positivo junto dos seus amigos, colegas e familiares.
Além disso, é importante personalizar esta mensagem, indo ao encontro das reais necessidades dos seus clientes. Ou seja, se tem um posto de venda de comida vegetariana, não faz sentido oferecer isqueiros, já que está a promover um hábito ruim que o seu próprio negócio não promove. Por outro lado, é extremamente útil oferecer, por exemplo, uma bolsa tipo ecobag, que o cliente pode levar com as suas compras e reutilizar para mais tarde.
Este é só um dos inúmeros e múltiplos exemplos. E isso tanto funciona a nível físico como online. Se o seu negócio está na internet, pode sempre oferecer cupons de desconto, por exemplo. Contate influenciares digitais e procure oferecer os seus préstimos em troca de parcerias vantajosa para ambos os lados.
Lembre-se que não existe má publicidade. E não tenha problemas em oferecer mouse pad, porta-retratos magnético, ímã de geladeira, quebra-cabeça magnético e lousa magnética ou outro brinde do género na compra de um produto online, de forma a estimular as vendas. Seja criativo e utilize as redes em seu benefício.