Buzz marketing e marketing viral são duas estratégias importantes, que apesar de serem semelhantes, possuem objetivos diferentes. As marcas precisam conhecer sobre elas para aproveitar seus benefícios.
Toda empresa tem como objetivo fazer com que seus produtos e serviços sejam divulgados de maneira espontânea pelos consumidores. Quando isso acontece, ela deixa de investir tanto em outras práticas.
Além de ser um marketing natural e que traz resultados que nenhum outro é capaz de trazer. Foi exatamente por conta desse objetivo que surgiram o Buzz marketing e o marketing viral.
São maneiras de fazer com que a marca esteja sempre na boca do povo, de maneira positiva e sendo lembradas pelas pessoas na hora de fazer uma compra.
A corporação encontra novos caminhos para conquistar espaço e aumentar sua atuação no mercado em que está inserida.
Só que para aproveitar todas as vantagens trazidas pelo Buzz marketing e pelo marketing viral, é necessário conhecê-los bem.
Neste artigo, vamos explicar por que investir nessa técnica e quais as diferenças entre elas.
Isso vai ajudar a colocá-las em prática do jeito certo e possibilitar que a sua marca colha os melhores resultados.
Por que investir em buzz marketing e marketing viral?
Investir em buzz marketing e marketing viral é importante por diversas razões, e tem entre as que mais se destacam estão:
- Aumento da credibilidade;
- Baixo custo;
- Popularidade;
- Pouco investimento.
Para ser mais claro, o buzz marketing ajuda a criar uma estratégia que se baseia no objetivo de gerar valor para marca e é assim que conquista ótimos benefícios.
Por exemplo, uma empresa de aluguel de sala de estudo terá mais credibilidade porque consegue conversar com as pessoas e incentivá-las a fazer a divulgação boca a boca de suas soluções.
Consequentemente, mais pessoas vão procurar a empresa pelo fato de ela ter sido recomendada por algum conhecido, amigo ou familiar.
O buzz marketing permite o crescimento natural dos negócios, uma vez que eles não precisam pagar pessoas e estratégias para fazer isso.
Seu principal objetivo é gerar engajamento orgânico, fortalecendo a relação entre a empresa e os consumidores, independentemente do segmento ou porte da companhia.
No caso do marketing viral, ele aumenta a popularidade porque os conteúdos da empresa se tornam populares entre os usuários, visto que foram compartilhados de forma viral.
Se a empresa alcança esse resultado, consegue aumentar consideravelmente a cartela de clientes, fazendo com que ela seja seu principal bem.
Por fim, tanto o marketing viral quanto o Buzz marketing não precisam de muitos investimentos para alcançar as pessoas, uma vez que a organização não precisa pagar para ganhar espaço na mídia.
Com essas ações, o foco de uma empresa de higienização e hidratação de bancos de couro deve ser alcançar o maior número de consumidores possíveis.
Entendendo seus conceitos
Antes de falar sobre as diferenças entre essas duas práticas, é muito importante compreender o conceito de cada uma.
Começando pelo Buzz marketing, ele acontece quando as pessoas falam sobre um produto ou serviço praticamente o tempo todo, portanto, se esse é o objetivo do seu negócio, esta é a estratégia certa.
Seu foco é aumentar a visibilidade da marca e não apenas vender determinado bem. Se o empreendimento alcança um bom reconhecimento social, consegue gerar mais leads, ou seja, potenciais consumidores.
É por essa razão que o nome da ação está associado ao termo buzz, quem português significa rumor ou burburinho.
Se o objetivo é fazer com que as pessoas falem da marca frequentemente, é crucial focar nessa estratégia.
O marketing viral, por sua vez, tem como objetivo visualizar uma campanha. É por esse motivo que ele costuma ser encontrado nas estratégias de criação de conteúdos, com vistas a gerar relevância sobre um segmento.
Mas, para conseguir esse feito, uma clínica de estética precisa analisar se a sua estratégia está de acordo com as preferências e as expectativas do público para o qual se destina.
Se estiver, possivelmente existem grandes chances de fazer com que as pessoas queiram divulgar a mensagem, e o melhor é que se isso acontecer, não haverá custos.
Diferenças entre buzz marketing e marketing viral
Agora que você já sabe os conceitos de cada uma dessas estratégias, pode parecer que elas se tratam da mesma coisa, mas na verdade são diferentes. O primeiro ponto são as finalidades que elas possuem.
Quando uma empresa investe em buzz marketing, seu objetivo é aumentar sua relevância e melhorar sua reputação, promovendo debates públicos em relação aos temas que a companhia levantou.
Por exemplo, um restaurante de comida fit delivery pode fazer uma campanha para conscientizar as pessoas a respeito dos riscos dos alimentos gordurosos e da fritura.
Promover esse tipo de diálogo e discutir posicionamentos entre as pessoas faz com que esse restaurante se torne mais relevante socialmente, e ao perceber o valor daquilo que ele faz, as vendas também aumentam.
Esse restaurante pode usar uma pesquisa científica para mostrar o quanto os alimentos fritos aumentam as chances de desenvolver algum tipo de câncer.
Sendo esta uma das doenças mais temidas do mundo e ao levar uma pesquisa inteiramente nova para seu público, sem dúvidas o estabelecimento vai fazer com que as pessoas conversem mais sobre esse tema.
Automaticamente, ele sempre será relacionado a alimentos saudáveis e benéficos à saúde, algo que muitas pessoas vêm procurando nos últimos anos.
Enquanto isso, o foco do marketing viral é atingir o máximo de pessoas possíveis, sem pensar, necessariamente, no que elas farão com os conteúdos.
É claro que as empresas, como uma assistência técnica de celular, desejam que as pessoas impactadas por sua campanha entendam o valor positivo da marca.
Mesmo assim, o foco principal é levar o nome da companhia para a mente da maior quantidade possível de consumidores.
Algumas organizações gostariam de gerar buzz marketing e marketing viral ao mesmo tempo, mas isso é difícil, tanto é que podemos considerar uma verdadeira jogada de sorte.
Tanto é que na história do marketing e da publicidade não são muitos os casos que conseguiram isso, por outro lado, aqueles que conseguiram alcançaram um patamar extremamente elevado no mercado em que atuam.
Outro ponto importante e necessário de mencionar é o fato de que com o buzz marketing, as empresas têm mais controle sobre os resultados, com o marketing viral, por sua vez, isso não é tão fácil.
A partir do momento em que um escritório especializado em abertura de empresa simples coloque em debate determinado assunto na esfera social, pode continuar trabalhando em maneiras de melhorar seu posicionamento.
Com isso, consegue estimular cada vez mais discussões em torno da pauta. Só que o marketing viral tem como principal característica a simplicidade dos conteúdos criados, além de terem um grande potencial de alcance.
É justamente por isso que não é fácil controlá-los, e a partir do momento em que a mensagem é difundida, a única coisa que a companhia consegue fazer é acompanhar os impactos.
Entretanto, ela não consegue alterar os detalhes da difusão, o que pode ser um problema se a mensagem não for bem elaborada e planejada.
Em outras palavras, uma empresa de consultoria fiscal precisa pensar bem no contexto de sua campanha de marketing viral.
Existem muitos casos de marcas que escolheram uma mensagem que não foi bem interpretada pelo público, quando isso acontece, ao invés de viralizar de maneira positiva, pode viralizar de maneira negativa.
Uma rápida pesquisa na internet pode mostrar algumas situações que deram errado, e reverter o quadro é muito mais trabalhoso e complicado do que acertar numa estratégia dessa.
Mas, apesar de serem diferentes, essas ações são muito positivas, visto que ambas possuem custos baixos, principalmente quando comparadas a outras estratégias de marketing online e offline.
Mesmo assim, um fabricante de produtos naturais para pele consegue um alto alcance orgânico e consegue administrar melhor sua autoridade no mercado.
A companhia conquista mais relevância perante o público, e isso é importante porque, hoje em dia, muitas marcas oferecem os mesmos produtos e serviços para os consumidores.
Destacar-se diante deles é a melhor forma de se tornar a principal opção e não abrir espaço para dúvidas em relação a outros concorrentes.
Considerações finais
Sendo assim, investir em buzz marketing e em marketing viral é a melhor forma de impactar o público e fazer com que as pessoas compreendam o poder e o valor de uma marca.
Todos nós, como consumidores, reconhecemos muitas empresas por meio de propagandas brilhantes e bem elaboradas, e o seu negócio pode conquistar a mesma coisa.
O primeiro passo é conhecer as diferenças entre essas estratégias tão trabalhadas pelas companhias, assim fica muito mais fácil torná-las assertivas e promissoras.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.