Cada vez mais as empresas estão migrando para o ambiente digital para aumentar as suas vendas e alcançar mais clientes. Nesse contexto, uma das ferramentas mais importantes é o Google Meu Negócio, e entendê-la é vital para os donos de empreendimentos.
O Google se tornou um grande impulsionador para pequenos negócios, sejam prestadores de serviços ou comércios.
Aparecer nos motores de busca da internet se tornou uma questão fundamental para as empresas. O cadastro é simples e a ferramenta pode gerar crescimento de forma orgânica.
As ferramentas disponíveis no Google Meu Negócio podem trazer resultados que vão desde uma oficina suspensão automotiva de atuação local até grandes empresas.
O uso correto da ferramenta vai dar mais destaque à sua marca em meio aos milhões de pesquisas realizadas na internet.
Aliás, um dos benefícios mais evidentes da presença digital de uma organização é a aparição no Google Maps e o quadro de informações, como horário de funcionamento, contatos e website.
Todos esses dados facilitam o acesso do usuário e invariavelmente causa aumento nas vendas.
Se antes uma loja investiu em adesivo embalagem para ser notada, agora a disputa da atenção acontece antes das pessoas saírem de casa.
Boa parte dos consumidores compram pela internet e outra parte pesquisa para visitar lojas e serviços. Com isso, estar presente no ambiente digital virou condição para o aumento das vendas.
Por que apostar no Google Meu Negócio?
O objetivo principal de uma empresa especializada em construção de piscina que está utilizando o Google Meu Negócio é apresentar de forma fácil para os usuários as informações sobre o empreendimento e se destacar nas pesquisas.
No entanto, o sistema vai além das informações, afinal, junto com os dados inseridos pela empresa existem espaços destinados à comentários e uma avaliação para que os clientes que já compraram algo com determinada empresa deixem a sua opinião.
Com essa avaliação, além de informar o usuário sobre a qualidade do serviço prestado ou do atendimento no caso de um comércio, a plataforma também pode classificar os resultados de busca.
Os principais benefícios de investir no Google Meu Negócio são:
- Aumentar a aparição nas buscas;
- Espaço de divulgação de informações;
- Galeria de fotos;
- Avaliação e comentários de consumidores.
Essas características reunidas fazem com que negócios sejam descobertos por novos públicos, aumentam a visibilidade e a disponibilidade de informações relevantes e as tornam organizadas.
Todas as ferramentas e funcionalidades da plataforma do Google Meu Negócio estão disponíveis para uso de forma gratuita, o que é raro quando se trata de plataformas de marketing.
Apenas colocando as informações cadastrais, já é possível desfrutar de 100% da plataforma, e a simples criação do perfil pode gerar um aumento no número de visualizações de uma marca.
Por exemplo, uma empresa de aluguel de sala planejada pequena pode aparecer em pesquisas tanto no Google como no Google Maps, imagens e outros serviços da empresa.
Além de direcionar os usuários para apresentar a sua marca, o Google Meu Negócio organiza as informações como endereço, horário de funcionamento, número de telefone ou outros canais de contato, e até encaminha o tráfego para o seu site.
Para qualquer empresa, existe um ativo que é mais importante do que os insumos de produção, os funcionários ou a sala planejada moderna, esse ativo é a credibilidade.
A melhor forma de gerar essa aura de confiança no entorno do seu trabalho é com depoimentos.
Os comentários presentes na plataforma Google Meu Negócio reúnem uma prova social do reflexo do trabalho da sua empresa, e essa prova é mais potente que qualquer ação de marca para convencer de vez uma pessoa que já estava pesquisando sobre o tema.
Esse recurso é tão relevante em estratégias de marketing que algumas estratégias visam levar pessoas a comentar e manter a nota da empresa, dada pelos usuários em até cinco estrelas.
Ao entender melhor a plataforma do Google Meu Negócio, é possível perceber que a quantidade de pesquisa e comentários também interfere no posicionamento do perfil para buscas.
É importante ter em mente que todas as empresas vão buscar manter a nota o mais próximas possíveis das cinco estrelas. Quando isso não acontece, o usuário tem a percepção da sua empresa prejudicada, o que normalmente faz ele desistir da compra.
Quem administra uma empresa, sabe quanto tempo de trabalho é ocupado com respostas repetidas sobre os detalhes da operação.
Com o Google Meu Negócio, há a possibilidade de criar um quadro de perguntas frequentes para sanar essas dúvidas de forma mais ágil.
Como ampliar os resultados com o Google Meu Negócio
Assim como toda plataforma de marketing, existem meios de utilização e processos refinados que melhoram os resultados obtidos. A atenção nesses detalhes que serão descritos é fundamental para que a estratégia funcione na sua máxima potencialidade.
O primeiro passo é conhecer a plataforma como um todo, explorar suas funcionalidades e pesquisar as tendências de utilização no seu nicho. A partir daí, é necessário preencher todas as informações requisitadas pelo Google Meu Negócio.
Uma questão essencial é a atualização desses dados, que precisa ser contínua e frequente. É bom pensar como um consumidor que pesquisa por forro acústico para igreja e, ao ligar para o número apontado, é bem atendido.
Quando isso acontece, na grande maioria dos casos, o que ocorre é que esse comprador não procurará outros fornecedores e até comente com outras pessoas o bom atendimento.
Todas as mudanças realizadas na plataforma afetam diretamente a performance da empresa nas pesquisas. Por isso, é importante estar atento aos pontos que podem ser melhorados para que o negócio seja encontrado com mais frequência.
Além desse aspecto, é possível transformar o Google Meu Negócio em um meio de interação com clientes. Uma das formas é compartilhar fotos com frequência e que capturem a essência da marca e que motivaram a audiência a visitá-la.
Uma empresa como um restaurante pode investir em boas fotos de pratos e até fotos do ambiente que transmitam o espaço acolhedor e convidativo. Aqui, é essencial que as fotos sejam reais, pois fotos ilustrativas ou de bancos de imagem podem gerar confusões.
A melhor forma de abrir uma linha de diálogo com compradores é se mostrar disposto a isso, por essa noção que se faz necessário dedicar um tempo para responder mensagens e comentários.
Ao responder comentários e perguntas sobre sua empresa de construção de armário de escritório planejado, é possível solucionar dúvidas e até convencer compradores em potencial que ainda não estavam convencidos.
Assim, o empreendedor entende melhor as necessidades da audiência e mostra com atitude que, quem quiser perguntar algo, terá uma resposta em um curto prazo de tempo.
O Google Meu Negócio também possibilita a criação de atualizações, avisos e até eventuais promoções para a sua empresa. Essa funcionalidade deixa a plataforma mais dinâmica e competitiva, então é sempre importante realizar postagens atuais.
Uma das funcionalidades fundamentais é a aba de Insights, que abre a possibilidade de ver como os usuários realizam as buscas e outras ações.
Com isso, uma empresa de recepcionista terceirizada pode saber se existem dúvidas sobre o serviço ou mais sobre seus canais de contato.
Ademais, o Google Meu Negócio é uma boa ferramenta de captação de novos clientes e outros benefícios, mas junto a ele, é possível planejar em uma estratégia de marketing o uso de outras ferramentas, como redes sociais, sites institucionais e Landing Pages.
Com esse planejamento organizado, todas as frentes acabam por gerar resultados, uma vez que eles se retroalimentam. Quem encontrar uma loja no feed da rede social pode pesquisar futuramente nos motores de busca.
Por outro lado, ao encontrar uma marca que lhe interessa no Google, o consumidor pode ser encaminhado para o site, comprar determinado produto e até seguir o perfil em outras redes, possibilitando ações de remarketing.
Considerações finais
O Google Meu Negócio é uma plataforma que faz empresas serem encontradas com mais facilidade no ambiente digital, destacando resultados de busca e aparecendo no Google Maps, imagens e YouTube.
Essa ferramenta também faz com que as informações básicas da empresa estejam presentes na internet de forma mais fácil e organizada. Apenas pesquisando o nome, um usuário terá uma visão completa de o que a marca é o que ela tem a oferecer.
Esse espaço também abre a possibilidade de uma organização coletar provas sociais através de depoimentos e comentários que avaliam o serviço prestado. Além disso, também existe a avaliação por um sistema de cinco estrelas.
Além de basear possíveis escolhas da audiência, essa avaliação vai interferir no posicionamento dos links relacionados à empresa e seu site nos resultados de pesquisa.