Realizar venda pelo WhatsApp é uma prática cada vez mais comum entre empresas, sejam as pequenas, médias ou grandes. O app, que torna possível trocar mensagens instantaneamente, é um encontro entre a facilidade de uma ligação e a conveniência de um e-mail. Hoje, pode ser considerado uma das melhores ferramentas de venda que existem.
É claro que usar o aplicativo em si, pura e simplesmente, não basta. É preciso diferenciar qual venda é feita. Afinal, é possível aquecer venda pelo WhatsApp tanto ativa quanto passivamente, mas as técnicas empregadas e os roteiros utilizados diferem de uma para a outra. Ademais, o timing é um elemento que o vendedor precisa desenvolver com treinamento e habilidade, pois a inconveniência deve ser evitada a todo custo.
O norte de qualquer venda, pelo WhatsApp ou qualquer meio, deve ser sempre o conforto e conveniência do cliente. Quanto mais rápida, informativa e satisfatória melhor.
Hoje em dia, as empresas investem pesado em marketing de conteúdo, e isso é excelente, mas nunca é demais lembrar que as técnicas de venda devem ser tão aprimoradas quanto.
Também é preciso mencionar que o próprio app do WhatsApp conta com uma ferramenta acessível e que muda o jogo para os vendedores. É o WhatsApp Business, o qual é específico para conversas com clientes.
Veja a seguir como funciona a venda pelo WhatsApp, tanto ativa quanto receptiva, em suas minúcias:
Venda pelo WhatsApp ativa: Como funciona
A venda ativa é caracterizada pelo fato do vendedor ir atrás do cliente, portanto é preciso diferenciar entre venda no mercado B2C e B2B.
O mercado B2C é voltado para o consumidor final, e muitas vezes esse tipo de cliente não gosta de ser abordado “de repente”. Mesmo que ele tenha baixado um e-book e preenchido um formulário com seus dados, provavelmente ele nem lembrará que já deu o número para a empresa.
Mas, no mercado B2B, o ambiente para a venda pelo WhatsApp ativa é mais favorável, uma vez que esse tipo de cliente já está alerta, digamos assim, em relação ao contato. Vale ressaltar que a dificuldade de abordar o consumidor B2C pelo WhatsApp não significa descartar totalmente essa possibilidade. Sempre há clientes interessados e é importante explorar isso em qualquer esfera.
De toda forma, é importante conhecer as principais estratégias para realizar uma venda pelo WhatsApp ativa, como você verá a seguir.
Quem é seu público-alvo?
Mensagens pelo WhatsApp devem ser específicas, isto é, ter direcionamento de acordo com quem está do lado receptor. É preciso fazer um estudo profundo do público-alvo, de forma a abordá-lo acerca de assuntos que o interessam, e da forma como deseja. Isso inclui até mesmo o tipo de linguagem usada.
Fazer uma pesquisa nas redes sociais, previamente ao primeiro contato, é importante para conhecer melhor o cliente. No caso dos clientes B2B, o uso do Linkedin é essencial.
Script
A venda ativa é uma das técnicas do outbound marketing, ou seja, quando o cliente não espera pelo contato ou quando ainda nem conhece a empresa. É uma troca de mensagens “fria”, nesse sentido. Portanto, é necessário que o vendedor tenha prioridades em seu roteiro, e todas elas envolvem contextualizar o motivo do contato para o cliente.
As coisas que não podem faltar nos primeiros momentos da venda pelo WhatsApp são: apresentação pessoal, qual empresa representa e o motivo do contato.
Do contato pelo WhatsApp para ligação ou reunião online
Uma venda pelo WhatsApp somente com a troca de mensagens pode não ser o bastante para sentir melhor o cliente e demonstrar o valor do produto ou serviço. Portanto, o próximo passo é buscar uma ligação ou chamada de vídeo. Isso mostra também o nível de compromisso do vendedor e da empresa.
Na primeira resposta do cliente, pergunte se é possível ligar para ele. Em casos onde a ousadia é permitida (isso depende do público-alvo) o vendedor pode ligar imediatamente, sem pedir de maneira formal.
Materiais de suporte e apoio
Já os materiais de apoio servem como um suporte para a venda, e são extremamente necessários no mercado B2B. Isso é devido ao nível de exigência do cliente, que sempre é maior, e a complexidade sobre o valor do produto ou serviço em si.
Além de trazer segurança e foco ao vendedor, o material de apoio mostra ao cliente que a intenção é informar de maneira concisa e eficaz, para que ele tenha benefícios e resolva seus problemas através do produto ou serviço vendido. É importante passar ao cliente o quanto você considera o tempo dele precioso.
Venda pelo WhatsApp receptiva: Como agir melhor?
A venda receptiva opera de maneira oposta ao outbound marketing. Neste caso, é o cliente que aborda o vendedor, geralmente com alguma pergunta ou necessidade específica. Veja a seguir quais habilidades o vendedor precisa trabalhar na venda pelo WhatsApp receptiva.
Identificar necessidade do cliente
Mesmo que a abertura para a venda pelo WhatsApp já exista, pois foi o cliente que abordou o vendedor, ainda assim é preciso conhecer o público-alvo. É importante conhecer justamente para ter um caminho para identificar a necessidade do cliente.
Praticar a escuta ativa é vital, pois o cliente está disposto a falar de suas dores e necessidades. Um vendedor habilidoso mostra o quanto o produto é a solução para tal cliente.
Script
Já o script é parecido com o de venda pelo WhatsApp ativa. Começa com a apresentação pessoal e a empresa que o vendedor representa. Uma leve alteração é necessária na última parte. O vendedor deve agradecer o contato e perguntar o que a pessoa viu no produto ou serviço que pode ser de ajuda.
Materiais de suporte e apoio
Aqui, os materiais de apoio são importantes, como apresentações em imagens e vídeos. Tente tirar o máximo de dúvidas possíveis com este auxílio, mas busque mesclar o WhatsApp com o e-mail para não sobrecarregar um canal de atendimento somente.
Como otimizar suas vendas no Whatsapp
Agora que você já viu algumas dicas para começar a vender pelo Whatsapp, você pode também começar a utilizar outras ferramentas para integrar na sua estratégia.
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