planejamento estratégico

Planejamento estratégico: o que é e qual a sua importância?

Hoje em dia pensar em soluções de tecnologia e outsourcing de TI é uma das maneiras de executar um bom planejamento estratégico. Afinal de contas, pensar em inovação e apostar nela tem se mostrado cada vez mais fundamental. 

Mas antes disso, é importante ter em mente tudo que deve estar em um bom planejamento estratégico para a empresa. Entender todas as necessidades específicas da empresa vai fazer com que o planejamento consiga abordar tudo que é preciso.

Por isso, vamos te mostrar o que é planejamento estratégico, tudo que ele precisa para acontecer e quais são as etapas mais importantes aqui mesmo. Confira!

Afinal, o que é planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é como uma rota bem definida para chegar em determinado ponto. São metas e ações que devem ser cumpridas para que o negócio tenha sucesso, desenvolva sua potencialidades e diminua os pontos de vulnerabilidade. 

Para ter uma completa noção do que é planejamento estratégico, é preciso tirar da frente que ele é uma sequência de ações lineares para o sucesso. Faz parte do planejamento entender quais são as dificuldades enfrentadas e em conjunto com o cumprimento das metas, desenvolver habilidades que supram essas dificuldades. 

Então, planejamento estratégico é a soma de diagnósticos, objetivos e ações para que o negócio se solidifique frente ao mercado. 

Por que o seu negócio precisa de um bom planejamento estratégico?

Não dá para ter um negócio sem que ele tenha um planejamento estratégico. É preciso saber ao menos onde se quer chegar com a abertura de uma empresa. 

Estar inserido em um mercado competitivo sem ter parâmetros certos do que se tem e dos objetivos do negócio é extremamente arriscado e faz com que muitas empresas fechem em menos de 5 anos. 

O planejamento é a rota, o mapa completo com dicas importantes sobre a saúde do negócio que vai ajudar nos momentos de crise e até mesmo nos momentos de crescimento.

Por isso, investir em um bom planejamento estratégico é crucial para qualquer negócio, independente do seu nível de maturidade. 

Conheça as 5 características principais do planejamento estratégico

O planejamento estratégico deve ser elaborado com certa especificidade, apresentando um padrão que o torna realmente significativo. 

Essas características são pontos que precisam ser refletidos por quem está na formulação do planejamento, verificando se a empresa se encaixa dentro delas. Os pontos indicam se a empresa:

Conduz a uma visão de negócio futuro

O planejamento estratégico deve apontar como a empresa estará no futuro dentro do que ela apresenta no presente. Sem perspectiva de melhora ou de algum alinhamento.

Esse é o ponto de partida para saber como o negócio está caminhando e quais são as possibilidades dentro do que é factível. 

Requer leitura compartilhada da organização e do ambiente

O planejamento estratégico não parte apenas de uma pessoa na gestão. Para que ele aconteça, é necessário um esforço coletivo. E com isso, ele sempre deve apontar como todos os colaboradores enxergam o negócio. 

Esse é um ponto que dá amplitude para a visão de negócio e é fundamental para quem busca um planejamento que contemple toda a potencialidade dos colaboradores.

Pressupõe uma vantagem competitiva

Outro ponto importante é que o planejamento responde sempre qual é o diferencial da empresa. Mesmo que o mercado seja vasto, cada negócio tem o seu potencial de impacto que muitas vezes ocorre por um detalhe que faz da marca diferente. 

E é na fase do planejamento estratégico que esse detalhe, o diferencial da empresa, se destaca e ganha notoriedade para poder ser fortalecido. 

Exige esforço organizacional contínuo

Esse é um tipo de trabalho que começa sendo elaborado densamente, mas que precisa ser realizado sempre. O planejamento estratégico tem o começo nos processos de diagnóstico e elaboração, mas exige esforço contínuo de todos da organização. 

Ele pode ser revisitado sempre que necessário, para regular rotas, rever objetivos e até mesmo conseguir enxergar o que já foi alcançado.

Traduz a estratégia em iniciativas concretas

E se a estratégia está no âmbito das ideias, o planejamento estratégico faz com que ela se transforme em ações cotidianas. 

É fundamental que no planejamento esteja tudo que pode ser feito para se chegar a determinado objetivo, com ações práticas e até pequenas metas que podem ser revistas periodicamente. 

Aprenda como fazer um excelente planejamento estratégico

E para chegar às cinco características do planejamento estratégico acima, existe uma sequência de atividades que precisam ser desempenhadas. 

Cada planejamento vai ter uma demanda particular do negócio, mas é fundamental que ele tenha os pontos citados abaixo para poder traduzir em ações tudo que o negócio precisa.

Diagnóstico

Não é possível saber para onde vamos sem entender onde estamos no presente. Para entender a conjuntura atual, é necessário realizar um amplo diagnóstico. 

O diagnóstico vai destacar tudo que a empresa tem, assim como suas potencialidades e fraquezas, sem deixar nada de lado. Certamente, é um dos momentos mais complexos e extensos do planejamento estratégico e que precisa de muita atenção. 

Identidade organizacional

A identidade organizacional é o passo seguinte para a elaboração do planejamento estratégico. É saber como a empresa se identifica, estando inserida no mercado que se está e como ela se destaca. 

A identidade é o que vai fazer a rota ser possível. Já que ela determina implicitamente onde a empresa quer chegar e ser reconhecida. 

Metas e indicadores de sucesso

Metas e indicadores de sucesso não são um padrão, cada empresa pode e deve determinar os seus. Podem ser de vendas, com números de leads convertidos ou até mesmo de visitação em loja física. 

O planejamento estratégico é o momento de pensar sobre quais são os indicadores que mais fazem sentido para o negócio. 

Plano de ação

Planejamento estratégico é pensar em passos concretos que a empresa pode dar para chegar a um conjunto de objetivos que vai deixá-la mais segura para o futuro. 

O plano de ação pode ser feito a curto, médio e longo prazo, com atividades bem específicas – pequenas metas que devem contar em um todo. Essa é uma etapa que precisa ficar muito clara para todos os colaboradores.

Acompanhamento e análise

Por fim, mas definitivamente, não menos importante, o acompanhamento e análise devem ser feitos periodicamente e devem estar estabelecidos no planejamento estratégico. 

É nessa etapa que o planejamento vai ser verificado, entendendo o que foi possível alcançar com o plano de ação e remanejando possíveis atividades. 

Conclusão

O planejamento estratégico é crucial para qualquer empresa, e manter-se no mercado é entender isso o quanto antes. Ele pode ser feito anualmente, com a análise de resultados, mas até mesmo mensalmente. 

A sua demanda vai de acordo com as necessidades e o volume de atividades do negócio. Veja quais são as suas etapas cruciais e envolva todos os colaboradores na sua construção. 

Essa é uma atividade colaborativa e que só tem a ganhar com a visão de mais pessoas.