Com inspiração no passado, a casa pode ganhar nova vida
O estilo retrô está em alta. Muitos optam por dar um ar nostálgico aos ambientes e decorá-los de uma maneira vintage. Esse estilo de decoração remete ao passado, porém também pode ser mesclado com itens contemporâneos, criando releituras. Quem gosta de retrô tenta buscar elementos dos anos 50, 60 e 70 para decorar.
As peças retrôs apresentam, geralmente, cores vibrantes. Os móveis apresentam linhas retas e, muitos deles, pés palito. É possível usar tanto estampas florais como o xadrez nos acessórios e até em papéis de parede. Quanto às texturas, o vinil e o veludo são típicos desse estilo.
Os padrões geométricos também não ficam para trás. Eles podem ser usados tanto nos revestimentos quanto nos acessórios. Porém é preciso compor a variedade de estampas para não sobrecarregar o ambiente. O interessante é equilibrar os padrões geométricos com paredes mais neutras.
Não dá para colocar todas as influências retrôs de uma vez. O importante é buscar pontos-chave em que se foque o olhar. É preciso escolher quais tipos de estampas e cores pretende usar. Há peças tipicamente retrôs que podem dar um toque ao ambiente.
Os eletrodomésticos coloridos são típicos, assim como as cristaleiras, penteadeiras e espelhos com molduras em arabesco. As vitrolas vintage também dão um ar retrô à sala, além de serem divertidas e possibilitarem uma volta no tempo com discos do passado. Os acessórios também podem fazer diferença como capas de almofada e tapetes.
Uma galeria de quadros com molduras diversas pode enriquecer o ambiente. Os quadros dão vida aos cômodos, e a composição de quadros com fotografias antigas é uma maneira de colocar o estilo retrô e ainda relembrar as pessoas próximas. Pôsteres de filmes também podem ocupar espaço em uma decoração retrô.
É possível remodelar os cômodos mesmo gastando pouco. Uma lixadeira pode ser usada tanto para preparar a parede para uma nova pintura como na reforma de móveis. Com as ferramentas certas, o trabalho fica mais rápido para dar uma repaginada nos ambientes e imprimir o estilo retrô. Muitas pessoas acabam optando por colocar a mão na massa para redecorar a casa.
O legal também é não somente se inspirar em referências, mas construir um estilo próprio. A personalidade do morador deve falar mais alto. O importante é que as pessoas que usam os ambientes se sintam bem naqueles espaços. Os cômodos não devem ser meramente decorativos, mas cumprir com suas funções do dia a dia.