melhores parques de São Paulo

Conheça os melhores parques de São Paulo

Todo mundo sabe que São Paulo é conhecida por ser uma selva de pedras, pela grande quantidade de prédios e empreendimentos! Portanto, a grande maioria dos moradores da cidade vivem uma correria frenética no dia a dia.

Com isso, nada melhor quando decidir comprar um imóvel em São Paulo, poder morar perto de um parque para fugir um pouco da tensão da rotina paulista. Nada melhor do que respirar ar puro depois de um dia preso no trânsito, correto?

Por isso, vamos apresentar uma lista repleta de parques imperdíveis para você frequentar e servir de inspiração para na hora que você resolver se mudar, seja por aluguel ou adquirindo um imóvel novo.

1- Parque Ibirapuera

Parque Ibirapuera

Certamente esse é o parque mais conhecido de São Paulo e também do Brasil. Ele é um dos parques que oferecem a maior variedade de atividades. Nele, além de um bom passeio ao ar livre, você também pode andar de bicicleta e de patins.

Ele também é conhecido por abrigar o Museu de Arte Moderna e o Museu Afro Brasil, além do Planetário Ibirapuera. Por fim, no parque também pode ser encontrado uma das grandes obras do arquiteto Oscar Niemeyer, a Oca Ibirapuera.

2- Parque Villa-Lobos

O parque possui uma ótima infraestrutura e diversas atrações, como por exemplo, o Orquidário Ruth Cardoso. Ele é ótimo para crianças pois conta com parquinhos de diversão. Excelente para um domingo em família após uma semana desgastante de trabalho.

Outro destaque do Villa-Lobos é a Biblioteca Parque Villa-Lobos que conta com um ótimo acervo de livros, além de internet gratuita e auditório para palestras. A partir dele é oferecida uma ótima programação cultural com eventos e exposições.

3- Jardim Botânico de São Paulo

Diferente dos parques anteriores, o Jardim Botânico é uma imersão com a natureza, muito necessária para quem passa o dia rodeado de prédios enormes. Nele você vai encontrar uma grande variedade de plantas, além de estufas e jardins.

O Museu Botânico também é uma bonita atração do parque, que conta ainda com a Trilha da Nascente do riacho do Ipiranga. Apesar das belezas naturais, não é um parque tão explorado pelos paulistas, então é um bom lugar para quem procura calmaria.

4- Parque da Água Branca

Esse é um dos principais parques para quem deseja ter o contato com a natureza mas aflorado. O parque conta com o Aquário do Instituto de Pesca, assim como o Museu Geológico, um espaço para leitura e também uma brinquedoteca.

Por sinal, são as crianças que mais adoram esse parque, porque ele conta com diversos parques infantis repletos de brinquedos. Excelente pedida para quem tem filhos e quer deixar eles sozinhos curtindo os amigos. 

5- Parque Ecológico do Tietê

Parque Ecológico do Tietê

O parque trabalha na recuperação da qualidade de vida de São Paulo, por isso é conhecido por plantar árvores para a recuperação de áreas degradadas. As principais atrações são o Centro Educacional Ambiental e o Museu do Tietê.

Este museu reúne uma grande variedade de imagens e objetos tradicionais da cultura indígena. Além de conscientizar o povo de São Paulo sobre a importância que o rio Tietê tem para a cidade.

6- Parque da Independência

Nele é possível visualizar um pedaço da rica história do Brasil. Foi ali, na Colina do Ipiranga, que foi declarada a independência do Brasil em 1822, por D. Pedro I. O parque também abriga um espetacular jardim no estilo francês além de guardar a ossada de D. Pedro I.

No parque também existem outros monumentos como a Cripta Imperial e o Monumento à Independência. Portanto, ele é um grande retrato histórico de como era o Brasil a 200 anos atrás. Excelente para amantes de história!

7- Parque Burle Marx

O famoso parque leva o nome do renomado arquiteto paisagista Burle Marx, e com seus lindos espelhos d’água e jardins enormes impressionam todos os visitantes que têm a oportunidade de viver essa experiência.

Assim como o Parque da Independência, ele abriga um pedacinho da história em seu terreno, mais precisamente do século 19, a Casa de Taipa e Pilão. Ele também é conhecido por suas belas e relaxantes trilhas.

8- Parque Estadual da Cantareira

Diferente dos parques já citados, ele fica afastado do centro de São Paulo, o que por sua vez, favorece para uma experiência mais intensa com a natureza. Ele é ideal para fugir da barulhenta rotina da cidade e trocar os sons de buzina por sons de cachoeira.

Ele é considerado uma das maiores florestas urbanas do mundo e oferece ao seu visitante um contato com diversas espécies de plantas e animais. Por fim, o parque é a escolha perfeita para um piquenique tranquilo e imerso na natureza. 

9- Parque da Aclimação

Ele é a escolha perfeita para quem deseja praticar esportes. Com suas quadras de futebol e quadras poliesportivas ele se transforma em uma boa alternativa para crianças jogarem os mais diferentes esportes.

Nele também pode ser encontrada a Biblioteca Raul Bopp, além de tanques de areia e mesas de jogos. É completo para as mais variadas atividades esportivas e abriga até uma escolinha de futebol.

10- Parque Ecológico do Guarapiranga

Como o nome já indica, ele é inteiramente pensado de maneira ecológica, para que cause o mínimo de avaria possível ao meio ambiente. As passarelas do parque, onde as pessoas conseguem acesso aos diferentes prédios, são suspensas para não prejudicar o solo.

Nele você pode visitar o Museu do Lixo e também a Trilha da Vida, onde contemplará uma verdadeira interação com a natureza. Certamente, um dos parques mais bonitos e importantes de São Paulo.

Conclusão

Agora que você já conhece alguns dos vários escapes para a vida corrida de São Paulo, ficou fácil escolher onde morar, não? Então procure um belo parque próximo a sua residência e relaxe um pouco.

Comprar um imóvel e viver em São Paulo pode ser muito estressante, então nada melhor que viver alguns momentos de interação com a natureza para manter a saúde mental e física em dia, o seu corpo agradece!