O Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) deve ser pago anualmente por todas as pessoas que possuem veículo. O pagamento é a forma de deixar o veículo regularizado. Dessa forma você pode rodar com liberdade e evitar multas, além de outras consequências resultados do inadimplemento. Saiba a seguir como consultar o IPVA 2023 para fazer o pagamento dentro do prazo.
Pagar o IPVA 2023
O IPVA 2023 é um imposto que deve ser pago uma vez por ano, logo no começo. Trata-se de uma das principais obrigações que recaem sobre os proprietários de veículo automotor. Como os valores costumam ser altos, é interessante que você se organize financeiramente para pagar o IPVA 2023 no prazo correto e não deixar atrasar.
E se você não pagar o IPVA, já sabe o que acontece. Multa, problemas, dor de cabeça, “rombo no bolso” e muitos outros perrengues vão estar à sua “disposição”.
Aliás, se estiver pensando em vender seu carro, se o IPVA não estiver em dia nem isso você poderá fazer, pois sabe bem que não conseguirá fazer a transferência do bem e até mesmo jamais vai conseguir regularizá-lo se não efetuar o pagamento.
Dessa forma, se não pagar sucessivos IPVA’s saiba que esse valor vira uma verdadeira “bola de neve” e pode ser simplesmente avassaladora.
Depois disso, certamente será colocado em dívida ativa pelo Estado e aí, meu caro amigo, há execução judicial, o que envolve bens penhorados, gastos com advogados e a impossibilidade de fazer muita coisa, bem como projetos, pois você estará com um tremendo problema.
Logo, esses são argumentos fortíssimos para que você não deixe de pagar o seu IPVA 2023 no prazo.
Pagamento do IPVA 2023 a Vista
Aproveite as opções de parcelamento que os Estados dão (nem todos) para pagar o seu IPVA com tranquilidade, ou, ainda, se tiver dinheiro, não pense duas vezes em pagar à vista juntamente com o Licenciamento 2023 e já se livrar do problema, até mesmo para não esquecer e nem sequer ter imprevistos que o impeçam de quitar a sua dívida IPVA 2023.
Fazendo o pagamento dessa forma, normalmente você receber um desconto sobre o valor total, mas vai depender bastante de qual estado você reside, mas esse valor gira em torno de 3% a até 9% em média para quem optar pelo pagamento a vista.
Alguns Estados não permitem o parcelamento do IPVA para veículos novos. Assim, se está pensando em trocar de carro, guarde um dinheirinho extra para pagar o IPVA, sob pena de ficar em maus lençóis, até porque você terá outros gastos como seguro, gasolina, documentação do veículo, sem falar em parcelas de financiamento, se for o seu caso, o que pode sair muito, mas muito caro e realmente dar um rombo no bolso.