Conheça a estratégia que visa reduzir os impactos ambientais negativos de empresas
Que as mudanças climáticas e a preocupação com o planeta são pautas presentes em todas as áreas da sociedade, já não é novidade para ninguém.
Há pouco tempo da COP27 (27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas), as atenções para as possibilidades e a ação de todos os agentes sociais cresceram. As corporações também entram nessa pauta e devem agir para colaborar com o planeta com as ferramentas que têm à disposição.
No entanto, o engajamento com a sustentabilidade deve ir além de um movimento de tendência e figurar em ações efetivas e pilares da organização. Afinal, cuidar do meio ambiente não deve estar apenas na moda, mas ser um modo de pensar e agir no mundo.
Uma estratégia importante e que está sendo amplamente divulgada e proposta em empresas de diferentes ramos é a do Marketing Verde. Você já ouviu falar?
O que é Marketing Verde?
É uma estratégia de marketing que foca e promove as vantagens dos produtos, da cadeia de produção ou mesmo da postura empresarial em relação ao planeta.
De modo geral, é um marketing com apelo sustentável: seu principal argumento é a defesa do meio ambiente e como a organização em questão se posiciona.
O Marketing Ambiental, como também é conhecido, exibe a imagem da empresa como uma corporação com consciência ecológica, que imprime sua preocupação com a área em todas as suas atitudes.
Pilares da estratégia
Os pilares do Marketing Verde derivam-se dos pilares da própria sustentabilidade. Amparados pela preocupação social com o meio ambiente, eles são importantes para guiar as ações das empresas, isto é, são princípios que guiam o posicionamento e a cadeia de organizações.
São eles:
- Ser ecologicamente correto;
- Ser economicamente viável;
- Ser socialmente justo;
- Ser culturalmente aceito.
Benefícios
Além de beneficiar o meio ambiente e a sociedade como um todo, o Marketing Ambiental também pode trazer vantagens para a própria organização que o pratica.
Alguns benefícios são:
- Diferenciar-se da concorrência;
- Destacar-se no mercado para acionistas e investidores que buscam empresas com essa pauta;
- Atender às exigências do novo consumidor;
- Agregar mais valor à marca.
Como implementar na empresa?
Ainda que sua empresa não possua grandes recursos financeiros para investir nessa estratégia, há algumas iniciativas práticas que promovem a sustentabilidade.
Pensar em utilizar fontes de energia limpa e quais condutas podem ser adotadas para reduzir o impacto na natureza é uma ótima maneira de começar a reestruturar sua empresa em conformidade com o Marketing Verde.
É importante incutir na cultura da empresa a valorização do ambiente e um pensamento voltado à sustentabilidade.
Veja algumas ações para adotar:
- Optar por fornecedores que também valorizam a pauta sustentável;
- Economizar água, luz e outros recursos na empresa e na cadeia de produção;
- Fazer a coleta seletiva de lixo;
- Optar por mercadorias menos nocivas ao meio ambiente;
- Produzir itens com maior durabilidade.