A competitividade entre as empresas, em vários mercados, está cada vez mais alta. Por isso, elas vêm desenvolvendo novas estratégias para atrair mais clientes. Logo, o programa de fidelidade tem se tornado uma nova alternativa para consumidores e empresas.
Com os avanços tecnológicos e de mercados, os programas já possuem diferentes funções, como descontos, sistema de cobrança online, acúmulo de pontos e outros. De modo geral, eles têm o objetivo de fidelizar os atuais clientes e conquistar novos.
Por isso, preparamos o texto a seguir para que você possa entender melhor sobre o que é e como funciona um programa de fidelidade. Além disso, vamos apresentar alguns tipos e suas principais vantagens.
O que é um programa de fidelidade?
O grande segredo das vendas é atrair e manter clientes. Por isso, o programa de fidelidade é um dos mecanismos utilizados por diversas empresas para alavancar vendas. Para isso, os vários tipos de programa costumam oferecer benefícios aos seus clientes.
Com isso, o consumidor tende a voltar a comprar novamente os produtos ou serviços. Para fidelizar os clientes e se destacar da concorrência, é preciso criar bons benefícios. Entre os mais encontrados está o acúmulo de pontos, créditos, descontos progressivos e outros.
Além disso, para atrair ainda mais clientes, cada vez mais as empresas têm desenvolvido programas de fidelidade parceiros a outras empresas. Portanto, o cliente tende a ter mais ofertas de descontos e meios para acumular pontos.
O programa de fidelidade é bastante comum em bancos, através de compras no cartão de crédito. Com isso, a cada compra o cliente pode acumular pontos ou receber cashback em sites e marcas parceiras.
O programa de fidelidade em companhias aéreas também é bastante comum. Através de cada viagem, a partir da distância percorrida, preços e tipos de assento o passageiro acumula milhas que podem ser trocadas ou abatidas em outras passagens.
Como funciona o programa de fidelidade?
Cada tipo de programa de fidelidade funciona de maneira diferente e é definido através da estratégia da marca. Por isso, é possível encontrar programas que oferecem descontos progressivos, pontuação, prêmios e outras recompensas.
De modo geral, todo programa de fidelidade parte de uma inscrição do cliente. Portanto, alguns podem ser gratuitos e oferecidos pelos próprios bancos, por exemplo, ou necessitarem de uma taxa de adesão ou anuidade.
Com isso, é muito importante analisar qual o tipo de programa de fidelidade melhor se encaixa com o seu perfil. Além disso, programas de pontos muitas das vezes podem ser trocados por milhas para viagens.
Curiosidade do programa de fidelidade
Como você já viu, um bom programa de fidelidade é aquele que oferece boas e variadas recompensas para o cliente. Por isso, é importante escolher um que tenha bons parceiros e que sejam marcas que você costuma consumir.
Além disso, se você utilizar muito o cartão de crédito e acumular muitos pontos e não utilizar, você pode optar por vender ou transferir. Portanto, às vezes o programa de fidelidade pode ser muito útil para gerar uma renda extra.
No entanto, o grande ponto do programa de fidelidade é proporcionar melhores condições de compras para aqueles usuários mais ativos. Por isso, é importante manter uma constância de compra e usabilidade dos pontos ou milhas.
Tipos de programa de fidelidade
Agora que você já entende o que é e como funciona um programa de fidelidade é importante conhecer os modelos mais conhecidos. Um programa bastante utilizado por lojas é o modelo de recompensas.
Logo, os clientes são divididos em níveis, ou seja, quanto mais comprar mais alto será o seu nível. Consequentemente, você terá à sua disposição uma maior oferta de desconto, variedade de peças ou qualquer outro benefício desenvolvido pela marca.
Certamente o programa de cashback é um dos mais procurados pelos consumidores e que gera mais impacto de forma rápida para a loja. Ele consiste em repassar um valor da compra de volta ao cliente, para ser usado dentro da loja ou não.
O programa de fidelidade de pontos é muito utilizado pelas instituições financeiras através do cartão de crédito. A cada compra realizada o usuário acumula pontos que passam a funcionar como uma moeda.
Com isso, ele pode trocar esses pontos por vários produtos, desde os mais baratos até smartphones de última geração, tablets. Essa é uma boa maneira de fazer com que o cliente utilize apenas um cartão.
Já o programa de fidelidade por assinatura é quando um cliente paga mensalmente ou anualmente pelos serviços prestados. Com isso, ao realizar a assinatura o cliente tem acesso a descontos, promoções e produtos diferenciados.
Vantagens do programa de fidelidade
Os benefícios para as empresas que desenvolvem um bom programa de fidelidade são vários. Como dito anteriormente, o principal benefício é aumentar o número de clientes e manter eles por mais tempo.
No entanto, o programa também pode desenvolver um melhor relacionamento e identificação do cliente com a marca. Além disso, tende a manter uma constância de compras e uma boa média de vendas mensal.
Já para os consumidores e clientes, o programa de fidelidade é extremamente vantajoso para oferecer melhores preços para variados serviços e produtos. O que certamente aumenta o poder de compra e a satisfação.
De modo geral, o programa de fidelidade chegou para revolucionar as estratégias de marketing e vendas das empresas. A partir dele, os dois lados, marca e consumidor, saem ganhando.
Conclusão
Com todas as informações apresentadas no texto é possível entender o que é um programa de fidelidade. Com o objetivo de atrair novos clientes e manter os atuais tem como estratégia oferecer melhores condições de compras.
Por isso, ao participar dos vários tipos de programa de fidelidade você pode ter acesso a descontos, produtos exclusivos e dinheiro de volta. Logo, é um programa bastante atrativo para os clientes.
Com isso, agora que você já sabe tudo sobre programa de fidelidade é sua hora de escolher o seu. Então procure seu banco, suas lojas favoritas e participe de algum modelo de programa de fidelidade.