Na hora de decorar ou reformar um imóvel, é essencial conhecer as opções de acabamento que podem trazer um charme a mais. Entender sobre drywall, o que é, seu funcionamento e característica ajuda a compreender sua popularidade.
Ao comprar um apartamento, geralmente as pessoas optam por realizar algumas modificações para suas necessidades. O drywall desde o seu surgimento aparece como uma alternativa mais simples e rápida para isso.
Nesse sentido, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre ele, vantagens e diferentes tipos. Veja como pode ser um material muito resistente e capaz de oferecer diferentes funcionalidades.
Drywall: o que é?
Cada dia mais popular e utilizado em edifícios residenciais e comerciais, o drywall é uma vedação muito indicada para áreas internas. Como o termo em inglês já indica, a característica principal é o seu método de construção seca.
Portanto, para sua instalação e aplicação não há o uso de água e também sem muita sujeira, proporcionando uma construção mais limpa, organizada e sustentável. Além disso, o drywall não utiliza produtos como argamassa e concreto.
Finalizado com uma fina camada de gesso acartonado, o drywall pode contar com uma faixa em madeira, com montantes e travessas, que oferece vãos curtos e modulares.
A presença de lãs minerais ajuda a aumentar sua capacidade de isolamento acústico e térmico. Com isso, um material com boa resistência, de rápida colocação e boa durabilidade, ideal para quase todo tipo de ambiente.
Drywall o que é: principais tipos do material
Agora que você já entende o que é o drywall, vamos conhecer alguns dos principais tipos de drywall encontrados no mercado e em diferentes lojas, casas e edifícios. O modelo mais comum é o ST, a tradicional placa branca de drywall.
De modo geral, esse modelo é utilizado em áreas secas, colocadas em paredes e forros, em ambientes como salas e escritórios. Dessa forma, possuem uma boa condição de isolamento termoacústico.
Já o drywall verde, conhecido como RU, possui substâncias de silicone, resistentes à umidade. Por isso, sua aplicação é indicada para áreas úmidas como banheiros, cozinhas e áreas de serviço.
Embora tenham maior capacidade de resistência à água, não são materiais à prova de água, por isso não são recomendados para áreas de sauna e piscina. Por fim, existem também as placas de drywall rosa, as RF.
Por conta da adição de fibra de vidro, essas placas são resistentes ao fogo e ao calor, logo muito utilizadas em saídas de emergências, próximas a lareiras e fogões. Em um ambiente mais fechado e com pouca circulação de ar, esse é o modelo mais recomendado.
Vantagens de utilizar o acabamento
Entre as principais vantagens da utilização do drywall está a economia de tempo para instalação e o maior ganho de espaço interno.
Afinal, não necessita de materiais pesados e a espessura das placas e paredes são bem menores que as paredes tradicionais.
A rápida instalação e ótimo acabamento possibilitam diferentes tipos de pinturas e decoração, podendo ser desenvolvida por completo e da maneira que o cliente desejar. A versatilidade do drywall possibilita até paredes curvas e superfícies super lisas.
O que favorece para uma maior flexibilidade arquitetônica, proporcionando maiores alterações na planta sem grandes dificuldades, custo e tempo. Além disso, se trata de um material sustentável, após a demolição pode ser reaproveitado.
Entenda mais sobre a resistência do material
Certamente uma das maiores dúvidas da população é quanto a resistência do drywall para a colocação de decoração, TVs, armários fixados em drywall. Para objetos leves e do dia a dia, como um quadro ou uma televisão, a fixação pode ser feita sem problemas.
Para a colocação de armários mais pesados, como nas cozinhas, o mais indicado é especificar as áreas que irão receber móveis para que seja feito um reforço na estrutura. Isso vai ajudar a proporcionar maior segurança e capacidade de resistência.
De modo geral, todo tipo de objeto pode ser colocado no drywall. Com isso, você pode aproveitar todos os benefícios de aplicação, sustentabilidade e ainda decorar seu ambiente da maneira que melhor lhe convir.
Além disso, o drywall também pode receber todo tipo de revestimento, desde pinturas, azulejos e papéis de parede. O intuito é que ele funcione como uma parede tradicional, mas com muito mais praticidade e economia.
Drywall e as instalações elétricas e hidráulicas
Assim como a grande maioria das pessoas acredita que o drywall não possui boa resistência, acreditam que ele não permite a passagem de instalações. De modo geral, o drywall possibilita uma fácil introdução para hidráulica e elétrica.
Para isso, o indicado é utilizar o sistema de fixação da polvora em tetos ou parafusar as tubulações em perfis de aço galvanizado do seu interior. Além disso, esse é um fator que torna a utilização do drywall vantajosa.
Afinal, possibilita um acesso mais fácil e localizado, podendo acessar apenas o local que apresenta algum tipo de problema. Com isso, ajuda a acelerar o processo de reparo e os custos, sem quebrar toda a parede.
Conclusão
Ao longo do conteúdo, foi possível entender sobre drywall, o que é, como funciona e suas principais características. Afinal, se trata de um material flexível e resistente, capaz de se adequar a diferentes ambientes.
De modo geral, três tipos de materiais de drywall se destacam, o ST, RU e RF. O primeiro o modelo mais utilizado e com bom isolamento termoacústico.
Já o segundo, por sua aplicação de silicone oferece maior resistência em ambientes úmidos, como banheiro e cozinha.
Já o RF é comumente utilizado em locais mais propensos a calor e incêndio, como saídas de emergência e próximos a fogões e lareiras. Entre as principais vantagens de sua aplicação está a velocidade, pouca mão de obra, flexibilidade e versatilidade.
Com isso, diferente do que muitos pensam, o drywall não é um produto frágil e caro, ele é capaz de funcionar como uma parede tradicional. Além disso, por conta de sua fina espessura pode ajudar no aproveitamento completo do espaço.