Você sabe qual é a importância de ter uma reserva de emergência? A grande maioria das pessoas não procura ter uma justamente porque não sabem o quão essencial isso é.
No entanto, é fundamental que você saiba qual é a importância de ter uma reserva de emergência, haja vista que essa é uma maneira de se precaver de possíveis problemas futuros.
Por isso, no artigo de hoje, iremos falar um pouco mais sobre qual é a importância de ter uma reserva de emergência.
O que é a reserva de emergência?
Em suma, a reserva financeira nada mais é que poupar dinheiro todos os meses e deixá-lo reservado para qualquer emergência que possa surgir.
Sendo assim, não há como negar que se trata de um hábito extremamente importante para manter a sua segurança financeira.
Afinal de contas, é uma excelente maneira de proteger o seu patrimônio de possíveis emergências, como perder emprego, acidentes, problemas de saúde etc.
Qual é a importância de ter a reserva?
De certa forma, a reserva financeira é um truque para aumentar score. Afinal de contas, isso evita a necessidade de ter que pedir empréstimo, algo que pode derrubar a sua pontuação.
Além disso, a reserva de emergência é uma forma de garantir a segurança do seu patrimônio e se precaver de possíveis problemas, como problema no carro, eletrodoméstico queimado e coisas do gênero.
Quando se tem essa reserva, é muito difícil ter que recorrer a empréstimos para arcar com todas as suas contas.
Por consequência, não terão que pagar juros, ajudando muito mais no controle de todas as suas despesas.
Onde guardar a reserva de emergência?
Agora que você já sabe qual é a importância de ter uma reserva de emergência, devemos falar também sobre onde deve guardar esse dinheiro.
O mais adequado seria manter esse dinheiro em um local de fácil acesso. Por isso, as nossas dicas são as seguintes:
Cofres e carteiras
Há diversos locais físicos em que você pode manter a sua reserva, como em um cofre de senha ou até em sua carteira.
Trata-se de uma boa escolha para aquelas pessoas que possuem o costume de usar dinheiro físico ou em espécie, haja vista que terá fácil acesso a quantia.
O problema para aqueles que querem guardar o dinheiro a longo prazo, haja vista que o valor parado irá perder valor devido a inflação.
Além disso, como é um local de fácil acesso, acaba sendo mais fácil de se sentir tentado a gastar com coisas que não são tão urgentes.
Contas bancárias
É um dos locais mais adequados para guardar dinheiro, uma vez que é mais seguro e evita com que você se sinta tão tentado assim a gastar o valor.
Nesse caso, ainda é possível fazer saques emergenciais e ver o valor render. Assim, evita o problema de perder valor devido ao efeito inflacionário.
Carteiras digitais
As carteiras digitais são excelentes para aqueles que querem apenas guardar o valor, sendo que ainda é possível ver o valor rendendo.
Sendo assim, você pode usar a carteira digital para separar o seu dinheiro da sua conta que usa com mais frequência.
Um exemplo de carteira digital é da Serasa, onde possui algumas funções bastante interessantes, como negociar ou pagar dívidas, recarregar seu celular e coisas do gênero.
Fora isso, todo o valor que se coloca na carteira digital é seguro, sendo que só será utilizado para fazer alguma operação em que existir autorização por parte do usuário.
Diante disso tudo, não há como negar que manter uma reserva de emergência é sim algo importante, já que é uma maneira de contribuir para o bem da sua vida financeira.