Muitas pessoas decidem realizar reformas nas casas, a fim de personalizar os ambientes de acordo com seus gostos e necessidades. Nesse sentido, contratar a construtora GDV é a pedida ideal, visto que a empresa é formada por profissionais especializados, que juntos podem transformar todos os ambientes.
Mas, além de grandes mudanças, também é possível investir em detalhes, como a tinta lousa, que ficou em alta por muito tempo e agora está voltando para a decoração de interiores.
No entanto, é importante tomar alguns cuidados e saber como usá-la da maneira adequada. Então, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com dicas simples e práticas de como usar tinta lousa na decoração da casa nova. Vamos lá?
Como usar tinta lousa?
Se você ainda não conhece, a tinta lousa é capaz de criar uma superfície na parede, onde é possível escrever e desenhar com giz. Ela pode ser usada em várias áreas da casa para diferentes propósitos.
Ela ficou muito famosa na internet há alguns anos, principalmente por seu visual diferenciado, permitindo “mudar” a estética dos ambientes ao desenhar e escrever coisas novas.
No entanto, voltou com tudo na decoração de interiores e ganha cada vez mais destaque com seu charme. Portanto, se você tem interesse em utilizá-la, confira abaixo algumas ideias para seu novo lar:
1. Parede na cozinha
A cozinha é um dos ambientes mais usados de uma residência e principalmente devido à ascensão do conceito aberto, não serve apenas para o preparo de alimentos, mas também para receber convidados.
Sendo assim, aqui você pode pintar uma parede com tinta lousa para criar um quadro negro improvisado. Com isso, consegue escrever receitas, fazer listas de compras, anotar lembretes ou até mesmo deixar mensagens divertidas para a família, tornando o ambiente muito mais prático e interessante.
2. Sala de estar
Outra opção é usar a tinta lousa na sala de estar. Esse é um ambiente bastante social e combina muito bem com uma decoração diferenciada e criativa.
Portanto, aplique tinta lousa em uma parede na sala de estar para criar um mural em que você pode anotar ideias, fazer listas de tarefas ou até mesmo criar uma área de desenho para as crianças. Com isso, pode estimular a imaginação de todos os moradores ao longo do tempo.
3. Portas e armários
Use a tinta lousa em portas de armários ou em superfícies de móveis para adicionar um toque criativo à decoração. Você pode escrever o conteúdo dos armários, deixar recados ou até mesmo desenhar padrões divertidos.
Aqui, é importante analisar o material do móvel, pois dependendo do caso, será necessário lixar a peça ou aplicar algum outro produto previamente, a fim de garantir a aderência da tinta lousa.
4. Quarto das crianças
No quarto das crianças, você pode aplicar a tinta lousa em uma parede ou em um painel, criando um espaço onde as crianças possam soltar a imaginação e desenhar à vontade. Isso ajuda a incentivar a criatividade e proporcionar um lugar divertido para brincar.
5. Home office
Por fim, mas não menos importante, se você tem um escritório em casa, aplique a tinta lousa em uma parede próxima à sua mesa de trabalho. Isso permite que você faça anotações rápidas, planeje projetos ou até mesmo use a parede como um quadro de brainstorming. Inclusive, com essa tinta você deixa o escritório com ar mais criativo e estimulante para a produtividade.
Cuidados com a tinta lousa
Devemos deixar claro que antes de aplicar a tinta lousa, é importante preparar a superfície adequadamente, seguindo as instruções do fabricante. Geralmente, é necessário lixar o local e aplicar uma ou duas demãos de tinta lousa.
Lembre-se ainda de usar giz comum para escrever e desenhar na superfície pintada, evitando o uso de giz molhado ou giz líquido, visto que podem manchar a tinta.
É importante ressaltar que a tinta lousa pode exigir uma manutenção regular, com a limpeza da superfície usando um apagador ou um pano úmido, para evitar o acúmulo de giz e manchas permanentes.
Então, agora que você sabe como usar tinta lousa na decoração da casa nova, ja pode dar início ao seu planejamento. Lembre-se de considerar todo o estilo do imóvel, conversando com os profissionais da construtora, a fim de garantir harmonia e sofisticação aos ambientes.