Não dá para negar os impactos da inteligência artificial no futuro do trabalho. Afinal, todos os dias surgem novas ferramentas, fazendo com que promover a redução dos custos com a IA (sigla para inteligência artificial) deixasse de ser um sonho e se tornasse realidade para muitos negócios.
Por exemplo, o uso da inteligência artificial no varejo ajuda a otimizar não apenas o processo de compra, mas também a gestão de estoque e do relacionamento com o cliente, reduzindo o dinheiro e esforço gasto nestas áreas.
E não para por aí, já que a tecnologia pode ser aplicada em empresas de qualquer segmento. Quer aprender mais sobre o assunto?
Então, continue lendo, pois neste artigo falamos sobre como a inteligência artificial impacta o mercado de trabalho e ainda demos dicas de ouro de como usá-la para reduzir os custos, com indicações de ferramentas e explicação de como elas podem ser usadas.
Boa leitura!
Afinal, a redução de custos com a IA é mesmo possível?
Sim, é possível fazer a redução de custos com a IA. Aliás, a lista de usos da inteligência artificial no futuro do trabalho é extensa. Isso porque a tecnologia é capaz de otimizar processos, reduzir a carga de trabalho e ainda diminuir a incidência de erros que podem causar prejuízos para a empresa.
E como a inteligência artificial impacta o mercado de trabalho? Bem, a automação de tarefas repetitivas faz com que certas ações sejam realizadas automaticamente. Logo, é possível completar mais atividades, em simultâneo, e sem a necessidade de aumentar a equipe.
Além disso, pode-se usar a IA para analisar dados sobre o mercado e prever momentos de crises, por exemplo. Desse modo, a empresa pode se preparar melhor para enfrentar qualquer turbulência.
Por último, temos uma melhora significativa da experiência dos clientes, reduzindo o número de reclamações e a perda de consumidores para a concorrência.
Como reduzir custos de maneira eficiente com a IA?
É possível fazer a redução de custos com a IA usando:
- chatbots de atendimento;
- automação de processos;
- análise de dados;
- prevenção de fraudes.
Agora, veja qual é o impacto de cada uma dessas inovações de inteligência artificial no futuro do trabalho e como elas promovem a redução dos custos!
1. Chatbots de atendimento
Os chatbots de atendimento são um claro exemplo do grande impacto da IA na produtividade e na redução dos custos.
Em suma, trata-se do uso de bots — sistemas — programados para interagir com os clientes simulando uma conversação com outro ser humano.
Essa ferramenta permite não só atender mais pessoas simultaneamente, mas também com mais rapidez, já que os “robôs” podem se comunicar com mais de um consumidor ao mesmo tempo, sem ficarem confusos com as solicitações.
Um agente humano não dá conta dessa demanda, pois podem ficar sobrecarregados com o alto volume de informações.
E não precisa ficar com medo de adotar chatbots com IA, já que os clientes aprovam a tecnologia. Inclusive, dados do relatório Customer Experience da Zendesk confirmaram esse fato, afirmando que:
- 75% acredita que os bots têm capacidade de oferecer uma experiência do mesmo nível de uma conversa com agentes humanos;
- 71% que eles são até mais rápidos nas respostas;
- 67% que as respostas são geralmente corretas;
- 73% querem interagir mais com esse tipo de tecnologia no dia a dia.
Entretanto, isso não significa eliminar por completo as equipes humanas. Para reduzir os custos efetivamente, o ideal é integrar os dois e deixar os atendentes responsáveis por solicitações complexas, que os bots não conseguem resolver.
2. Automação de processos
Outro item da lista de inovações tecnológicas no trabalho alimentadas por IA é a automação de processos. Na prática, são usados sistemas programados especificamente para realizar tarefas simples, como gestão de estoque ou atualização de um setor.
Esse processo ajuda a diminuir a carga de trabalho e aumentar o rendimento, dois fatores essenciais para a redução dos custos operacionais, pois eliminam a necessidade de um aumento da equipe.
Desse modo, a empresa consegue fazer a redução de custos com a IA de maneira eficaz, enquanto potencializa seus resultados e aumenta seus lucros.
3. Análise de dados
A aplicação de ferramentas de análise de dados é outra maneira de fazer a redução de custos com IA. Nesse caso, são usados sistemas que coletam e analisam uma quantidade imensa de informações — processo que é cansativo para nós, meros humanos.
Assim, é possível encontrar padrões. O resultado desse processamento entrega Insights poderosos para a companhia, como identificação de áreas que consomem recursos em excesso ou pontos que podem economizar dinheiro.
A propósito, é possível usar a inteligência artificial no varejo para prever tendências de consumo. Com isso, a empresa pode se preparar melhor para atender às demandas e não perder dinheiro com atrasos ou falta de produtos para os clientes.
4. Prevenção de fraudes
Para finalizar a lista com maneiras de fazer a redução de custos com IA, nós precisamos citar os sistemas de prevenção a fraudes, que causam prejuízos para a companhia.
Em síntese, são programas que identificam padrões nas transações financeiras e “avisam” caso encontrem alguma divergência. Ou seja, não é preciso ter uma equipe humana enorme para analisar os dados um por um.
Um software faz essa tarefa automaticamente e em poucos segundos. O resultado é que a empresa economiza com mão de obra e ainda se protege contra a perda de dinheiro resultante das fraudes.
E aí, compreendeu como fazer a redução de custos com a IA? Então, aproveite para implementar as ferramentas que citamos neste artigo no seu negócio e poupe dinheiro!
*Texto escrito pela Zendesk, que oferece soluções para elevar, ao máximo, a experiência dos seus clientes e ajudar sua empresa a construir relacionamentos duradouros.