Mudanças dessa natureza impactam no preço final do seguro!
O endosso consiste no documento usado para realizar alterações na apólice de seguro do proprietário do veículo. Por meio do endosso, é possível formalizar e efetivar todas as modificações no seguro ao longo da vigência do contrato. Esse é um dos momentos em que o seguro pode passar por algum tipo de alteração.
De uma forma geral, o endosso ocorre quando há uma transferência de propriedade de título, independente do ramo. Já o endosso de seguro ocorre quando há a necessidade de fazer alguma alteração nos dados incluídos na apólice do seguro.
Na sequência, abordaremos mais detalhes sobre como funciona o endosso de seguros. Confira!
Quando fazer o endosso de seguro?
A alternativa de realizar um endosso de seguro auto acontece em momentos de inclusão ou exclusão de coberturas. Por exemplo, quando a proposta é incluir um carro reserva, retirar cobertura de vidros, acrescentar guincho ilimitado, entre outras ações.
Além disso, também é essencial fazer esse endosso de seguro quando há uma alteração no modelo do veículo, seja para um carro mais barato ou mais caro, quando existe alteração de endereço residencial ou profissional e qualquer outra alteração significativa na apólice.
É necessário pagar o endosso de seguro?
De uma forma geral, os endossos resultam em alterações no valor do seguro, já que há uma mudança no risco calculado na hora do fechamento do contrato. Essas mudanças podem ser para mais ou menos, dependendo do que for modificado.
Em casos de mais mudanças ou coberturas que inflacionem o preço, será necessário pagar a diferença. Já em casos de exclusões de coberturas ou alterações que reduzem o preço, a seguradora já faz a devolução do dinheiro já pago.
Entre os principais exemplos de endosso de seguro estão: mudar de uma região com maior índice de roubos para uma localidade com menor índice de sinistro dessa natureza.
No entanto, há também endossos que não geram diferenças de valores, como simples alterações que não afetam o risco, como correção do nome do cliente, na cor do veículo e na numeração do documento.
Mantenha a corretora e a seguradora atualizadas sobre seus dados!
É essencial manter a seguradora e a corretora informadas sobre qualquer alteração que tenha impacto direto na cobertura.
Pensando nisso, é essencial entrar em contato com a seguradora para esclarecer os principais pontos sobre o caso.
Por isso, ao fechar o seguro, é preciso informar previamente todos os dados de forma correta para que, caso ocorra algum sinistro, o segurado não seja surpreendido com a negativa da seguradora em assumir os custos da ocorrência.
Neste contexto, um corretor de seguros é uma figura que precisa estar ao lado da pessoa para que ela consiga fechar o contrato com as informações corretas, evitando problemas futuros.