Qual o seu sonho? Abrir uma loja de roupas fitness? Ou abrir uma loja de vestidos de casamento? Seja lá qual for o seu sonho, ele precisa de muito planejamento e você precisa seguir a risca, como uma montagem de uma cremalheira.
Para qualquer atividade ou ramo da vida, a perseverança e força de vontade são essenciais para o sucesso. Entretanto, montar uma loja de roupas não precisa apenas de criatividade e não basta só querer.
Apesar de viver momentos de altos e baixos, o mercado varejista, rotineiramente, se mantém em crescimento. Com a pluralidade de produtos, a diversidade de ramos, segmentos e nichos de mercado só cresce, abrindo espaço para novos negócios.
Um estudo minucioso de diferentes etapas precisam ser feitas antes que de fato sua loja tão sonhada ganhe vida e comece a vender e vender. Portanto, confira esse passo a passo para que sua ideia possa sair do papel.
Defina um público-alvo
Antes de ter essa definição é preciso entender o que é e a importância de um público-alvo estabelecido. Vamos supor que você decida montar uma loja de roupas femininas, qual a faixa etária desse público, quais os gostos, o que essas clientes têm em comum.
Isso é um público-alvo, um grupo que compartilha dos mesmos gostos e interesses. Com esse público definido você poderá entender o tom de voz e a maneira de se comunicar com seus futuros consumidores.
Sendo assim, para a definição do público que sua loja terá, é preciso preencher as seguintes lacunas:
- Idade
- Formação
- Classe social
- Interesses de consumo
Defina que tipo de roupas sua loja terá
Depois de estudar bastante para quem você quer vender, precisa escolher o que será ofertado pela sua loja. Para isso precisa esmiuçar quais tipos de lojas existem para o seu público.
Para isso usaremos um exemplo:
Exemplo – o público da sua loja são mulheres de 20 a 30 anos, moradoras do Rio de Janeiro, com ensino superior em curso, que costumam comprar uma vez por mês e ganham um salário mínimo mensal.
Para esse público, existem diferentes tipos de roupas como fitness, fashion, plus size, íntima entre outras. A partir dessas características você poderá definir a faixa de preço e possíveis fornecedores para a confecção ou compra de roupas.
Encontre o fornecedores confiáveis
É péssimo quando você compra uma roupa que sempre quis e percebe que a qualidade do material não é tão boa, né? Então, antes de escolher seu fornecedor estude bastante diferentes concorrentes, compare preços e principalmente qualidade e custo-benefício.
Lembrando que, provavelmente, por estar no início da loja seu orçamento para investimentos estejam contados. Portanto, evite desperdiçar o pouco dinheiro com fornecedores que só vão trazer problemas a médio e longo prazo.
É muito importante que as primeiras peças de roupas não atrapalhem a imagem que sua loja está tentando construir. Por isso, não poupe esforços para encontrar um bom fornecedor.
Definir o ponto de vendas
Com o crescimento das vendas online, diversos tipos de oportunidades de vendas vêm surgindo. Por isso, é importante definir qual tipo de negócio você deseja entrar. A seguir elencamos alguns tipos de vendas:
- Venda de balcão (lojas físicas)
- Vendas por redes sociais
- Revendedoras
- E-commerce
- Vendas por telefone
- Vendas de porta em porta
Para se chegar a uma definição é preciso já ter um público-alvo bem definido e junto das necessidades desses clientes entender as possibilidades financeiras que seu negócio permite entrar.
Se optar por uma loja física você deve estudar o ponto da loja, a concorrência em volta do seu empreendimento, facilidade de acesso e também o valor do aluguel. Não adianta ser um ótimo lugar, mas com um valor muito alto.
Estude a loja dos concorrentes
Esse é um passo importante para que consiga entender os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes, e saber onde você precisa investir mais tempo para conseguir se destacar no mercado.
A melhor maneira de entender todos esses pontos é realmente consumindo, indo nessas lojas e vendo você mesmo o funcionamento dessas empresas. Procure também conversar com outros clientes para que tenha diferentes olhares sobre o empreendimento.
Toda essa pesquisa vai ajudar a diminuir os riscos quando abrir a sua loja, já oferecendo melhorias que o mercado vem mostrando necessitar e também inovações que percebeu que podem ser vantajosas para o seu reconhecimento e desenvolvimento.
Contrate bons funcionários
Montar uma loja de roupas é trabalhoso, então não gaste todo o tempo investido contratando os funcionários errados. Procure somar a sua empresa pessoas que estejam de acordo com os ideais e objetivos da loja.
Dependendo do tamanho do empreendimento a contratação de funcionários não seja necessária, você pode tentar acumular as funções. Porém, é importante saber que com ou sem colaboradores, uma boa relação com o público é primordial.
Para isso, invista em treinamentos de atendimento ao cliente, para você e seus colaboradores para que mais facilmente consigam usar a linguagem condizente com o seu público, sempre buscando a melhor experiência possível para eles.
Conclusão
Com esse passo a passo ficou mais claro o caminho para montar sua loja de roupas? É evidente que problemas irão acontecer durante o percurso de se tornar um empreendedor ou empreendedora, entretanto, com sabedoria tudo se resolve.
Se você buscar seguir as dicas que foram colocadas acima, certamente o funcionamento da sua loja será mais simples. Seus consumidores e novos clientes vão se sentir abraçados cada vez mais pelo propósito da sua loja.
Não deixe de pensar que a loja apesar de ser sua, ela é feita para o outro, então sempre escute o que o mercado estiver alertando e busque ouvir sugestões e dicas de seus clientes e parceiros.