Quando falamos em trabalhar com marketing tradicional e marketing digital, as pessoas já imaginam que são duas coisas distintas. Mas, na essência, não é bem assim! Claro, existem abordagens distintas, conjuntos de tarefas que precisam ser realizadas de maneiras diferentes. Porém, de uma forma geral, o Marketing é um só, e a importância de unir abordagens está diretamente conectada a essa ideia.
Vamos entender melhor?
O que é o marketing tradicional?
O marketing tradicional é aquele realizado em ambientes não digitais. Chega a ser estranho pensar assim hoje, visto que a maioria das ações de marketing e publicidade são realizadas na Internet. Mas, para fins de compreensão, a modalidade tradicional engloba canais como: ações na televisão, rádio, jornal, eventos, na rua e até indicações.
É importante, porém, não confundir com a publicidade. A parte publicitária do Marketing está relacionada a anúncios, mas eles não representam a totalidade das estratégias. São como os galhos de uma árvore (marca), cujos frutos chegam até os consumidores que, ao consumir, tornam-se clientes da marca.
Essa analogia é bem interessante pois, assim como uma árvore, o marketing precisa criar raízes para funcionar, e essas raízes são a estratégia. Os profissionais devem plantar as sementes ao fazer seu trabalho de coleta e análise de dados, continuar refinando até que os resultados comecem a surgir. A partir daí, é cuidar, continuar realizando testes e garantir que o crescimento aconteça.
Nesse ponto, o trabalho não é tão diferente do trabalho realizado no Marketing Digital, e o motivo para isso é que a essência é a mesma. O propósito da marca, os objetivos das ações, as necessidades do público-alvo e a comunicação como um todo precisam estar devidamente alinhados para que tudo funcione como planejado. Do contrário, fica difícil realizar o trabalho, definir metas e mensurar resultados – algo que é muito mais palpável no Marketing Digital.
Como trabalhar com marketing tradicional?
Hoje, o trabalho com Marketing Tradicional ainda tem bastante força. O digital é o meio principal por ser mais barato, ter um alcance maior e ser mais fácil de mensurar. Mas, as práticas tradicionais devem continuar sendo executadas. Afinal, são ações que alcançam o cliente diretamente em um ambiente físico, gerando sensações e experiências únicas.
Quer um exemplo? Todo o conceito por trás do Méqui 1000, a loja do McDonald’s na Avenida Paulista é uma excelente ação promocional. As pessoas podem ir a qualquer outra loja e comer, na maioria das vezes, os mesmos lanches. Mas, por que preferem ir até o Méqui 1000?
A resposta é simples: toda a loja foi pensada para gerar uma experiência única e inesquecível. Além de contar com uma decoração diferenciada, cadeira de balanço e uma esteira onde os clientes acompanham a jornada do sanduíche até o drive-thru, toda a estrutura é instagramável, permitindo fotos incríveis com amigos e família. Logo, ir até essa loja é muito mais que saborear um lanche irresistível, é percorrer toda uma experiência de consumo que apenas quem aguarda um bom tempo na fila pode experimentar.
Marcas que promovem ações de ativação nas ruas, que participam de eventos e interagem com seus consumidores ao vivo trazem um excelente nível de engajamento e criam situações divertidas e empolgantes, que “gravam” a marca na mente do consumidor, mesmo que ele nunca tenha escutado falar sobre determinado produto ou serviço.
O que é o Marketing Digital?
É tudo que o Marketing Tradicional representa, mas em um ambiente digital. O Marketing Digital não pode, é claro, criar ações em um ambiente físico, mas promove marcas pela Internet, criando conteúdo, interagindo com seguidores e fãs e sempre buscando inovar e contar histórias, seja em vídeos, textos ou imagens.
O objetivo é criar conexões, transformar momentos e gerar resultados. Vamos imaginar que você é dono de uma empresa ERP e precisa melhorar o seu desempenho digital, é fundamental que tenha um bom esquema de marketing!
Por isso, usar o Marketing Tradicional e o Marketing Digital em conjunto é uma excelente ideia. Ao trabalhar com anúncios e ações online, a marca amplia seu alcance e se faz conhecida por parte do grande público, possibilitando gerar buzz através de ações online e físicas. O McDonald ‘s fez exatamente isso com o Méqui 1000, unindo toda a experiência ao vivo com as possibilidades incríveis de divulgação e buzz que o Instagram e outras redes sociais trazem, aumentando sua presença online e no mundo real.
Quais melhorias o marketing digital oferece, em relação ao marketing tradicional?
O Marketing tradicional é mais difícil de mensurar. Não dá para saber, exatamente, quantas pessoas viram seu anúncio em uma revista, em um jornal, quantas visualizaram sua ação nas ruas ou assistiram à publicidade na televisão. O investimento nessas áreas é bem alto, e apesar de compensar bastante, precisa de um planejamento muito sólido e, na maioria das vezes, integração com o ambiente digital, sendo seu site, redes sociais ou qualquer outro ponto de acesso ou canal de atendimento.
Já o Marketing Digital é mais barato, alcança pessoas sem fronteiras regionais e apresenta resultados fáceis de mensurar. Você saberá, exatamente, quantas pessoas clicaram no seu anúncio, quantos assistiram ao seu vídeo, além de informações como:
- Faixa etária
- Origem (se veio do Google, de redes sociais etc)
- Interesses
- Nacionalidade e idioma
- Entre vários outros elementos demográficos importantes.
Isso permite segmentar e aprimorar estratégias atuais e futuras, que podem ser alteradas em poucos cliques, economizando um bom dinheiro. Por padrão, o que vai para a TV, rádio e revistas não pode ser alterado depois de enviado e veiculado. Pelo menos, não sem custo. Na Internet, isso pode ser realizado de forma gratuita. Ou seja, é muito mais fácil trabalhar Marketing Digital para Indústrias, Marketing Digital em sua Clínica, marketing digital para dentistas e marketing digital para advogados, por exemplo .
Significa que o Marketing Digital é superior ao tradicional? Para alguns, sim. Mas, na realidade, o Marketing Tradicional deve ser mantido e suas ações realizadas dentro das possibilidades para cada negócio. Nem toda empresa tem dinheiro para anunciar no horário nobre da TV, mas pode criar ações de ativação em eventos específicos e ocasiões planejadas.
Como implementar o marketing digital de forma eficaz?
Primeiro, você precisa conhecer seu público-alvo. É necessário entender a linguagem, o tom de voz, as expectativas e necessidades dos consumidores. A partir daí, é preciso compreender como seu produto ou serviço faz a diferença na vida dessas pessoas. Nisso entra ter um bom controle financeiro empresarial, para lhe guiar de maneira correta e alinhar todos os pontos necessários, sendo assim, não elevando demais os gastos.
Todo esse trabalho leva tempo e requer a atuação de pessoas experientes. Do contrário, você terá análises superficiais e pouco efetivas. Depois, é possível construir estratégias de conteúdo, posicionamento e anúncios para campanhas específicas, visando construir resultados imediatos e a longo prazo. É um trabalho paralelo importante, que agrega valor à marca e gera tráfego constante.