O marketing digital no Brasil está em constante evolução. Além das tempestades políticas e econômicas, da primeira etapa, em 2009, até hoje, o marketing digital se tornou o principal foco de investimento da maioria das empresas brasileiras em propaganda e publicidade e, em comparação com outros países, esse desenvolvimento é considerado muito rápido.
Embora a taxa de crescimento não seja a mesma, o mercado português continua a chamar a atenção e a crescer.
Assim, considerando que Brasil tem um mercado mais maduro, e Portugal é hoje uma grande oportunidade para quem quer ganhar a vida no exterior e, por isso, o movimento de brasileiros em busca do mercado digital português cresce a cada ano.
Então, vamos primeiro analisar as diferenças do mercado de marketing digital do Brasil e de Portugal:
- No Brasil, o investimento em publicidade online respondeu por um terço do investimento total da indústria. Por isso, tem um mercado acirrado e os profissionais estão se especializando rapidamente;
- A população brasileira possui um alto nível de conectividade. As pessoas são mais reféns da tecnologia. Pelo contrário, em Portugal, a conectividade é mais um complemento do quotidiano;
- A maior e mais relevante diferença entre os dois países é o tamanho do mercado. O Brasil tem 200 milhões de habitantes, então qualquer ação no ambiente digital afetará mais pessoas. Portugal é um país pequeno com um mercado infinitamente pequeno. A cultura de conexões entre empresas é muito menor;
- No geral, os empresários portugueses ainda não entendem o verdadeiro significado do marketing digital e como ganhar dinheiro com isso;
- Quando se trata de marketing digital, as diferenças culturais surgem de forma significativa. O principal é que os portugueses são mais resistentes e desconfiados do que os brasileiros. Eles não gostam de correr esses riscos e têm habilidades de raciocínio empresarial de curto prazo;
- Outro fato que precisa ser enfatizado: o Brasil entendeu a importância da criação de conteúdo para atrair a participação das mídias digitais. Em Portugal, o investimento nestas áreas ainda é baixo;
- Portugal tem uma grande vantagem sobre o Brasil: o marketing internacional. Em Portugal, um país pequeno, as grandes empresas consideram sempre um mercado que tem lugar à escala global. Isso traz uma incrível experiência global. No Brasil, a grande maioria das empresas trata o marketing digital apenas como um mercado interno.
Como ter sucesso com o trabalho de marketing digital em Portugal?
Os brasileiros que vêm para Portugal com a sabedoria do marketing digital na bagagem têm boas chances de conseguir um emprego, pois esse conhecimento começa a se espalhar pelo país. Mas é importante ter uma compreensão do marketing digital e estudar em cursos no Brasil antes de embarcar em novos desafios.
Isso porque, o mercado português ainda tem espaço para crescer, oferecendo às pequenas e médias empresas, por exemplo, simples publicidade no Google e nas redes sociais, estratégias completas que abrangem desde branding até uma ampla estratégia de marketing digital.
Outro ponto importante é que para obter uma vaga de marketing em Portugal é quase essencial que o candidato seja fluente em inglês, o que lidera na lista das línguas mais valorizadas pelos recrutadores.
Durante uma entrevista, você pode ser solicitado a demonstrar proficiência no idioma. Sendo que algumas delas podem até ser feitas inteiramente em inglês.
Agora, uma dica simples que pode ser de grande importância na hora de escolher um trabalho de marketing em Portugal é enviar seu currículo com as informações em português de Portugal.
Isso pode parecer insignificante, mas pode fazer a diferença. Você pode usar ferramentas de tradução online ou até mesmo suas próprias opções do Word. A diferença pode parecer pequena, mas para o recrutador que lê seu currículo, a diferença será importante.
Ainda, algumas empresas portuguesas preferem o modelo curricular Europass, conhecido em toda a União Europeia. O modelo é muito detalhado e pode levar algum tempo para ser concluído, então reserve um dia para desenvolvê-lo.
É também importante ter um currículo em inglês, visto que existem várias multinacionais em Portugal que empregam especialistas em Marketing.
Agora que você já tem informações sobre o mercado de trabalho de marketing em Portugal e o que precisa de fazer para encontrar emprego neste país, que tal ler também sobre como conseguir o NIF em Portugal, acredite, você vai precisar muito disso.
Além disso, para completar o seu conhecimento sobre o tema, recomendo visitar este tópico sobre tradução juramentada, acredite, se estás pensando em morar em Portugal, pode ser que precise disso.