Estratégia funciona de forma mais ampla, utilizando suporte na tecnologia para otimizar resultados.
Não há mais dúvidas de que o SEO é uma das estratégias de marketing digital que mais necessita de constante atenção dentro de uma campanha ou empresa. Além de observar métricas como performance e conversão, é necessário estudar abordagens atualizadas com as necessidades do seu público-alvo.
Com a internet estabelecida como principal meio de comunicação, os profissionais de marketing e assessoria de imprensa passaram a dividir mais que e-mails. Os primeiros, a definir as estratégias e o foco dos negócios, e os segundos a adaptar a comunicação para diferentes canais de forma concisa.
Tendências aceleradas pela crise sanitária
Se profissionais de comunicação já vinham se preparando para um uso cada vez mais frequente dos dispositivos móveis para acessar informações e descobrir produtos, a crise fez com que tudo ocorresse a uma velocidade nunca vista.
Canais de comunicação comuns passaram a ser porta-vozes de anúncios oficiais, divulgados diariamente em todo o mundo. As empresas que ainda menosprezavam a influência das redes sociais na sua popularidade e negócios, viram a cobrança ferrenha dos usuários por posicionamentos em seus perfis.
Assim como a comunicação precisou se virar para atingir de forma mais eficiente a casa das pessoas, saber exatamente como atingir os determinados perfis ainda é um grande desafio.
Perfis de público e monitoramento
Antigamente, o lançamento de um release era feito através de contatos jornalísticos e seu conteúdo dava conta do assunto ou situação a ser tratada. Hoje em dia, mesmo com contatos influentes, a qualidade do seu conteúdo, bem como para quem ele se destina, conta muito mais.
Um consumidor da área industrial — como um prestador de serviços — vai se interessar muito mais por um conjunto de páginas técnicas do que uma postagem bem humorada no Tik Tok.
Além de saber como e por onde falar com o seu público, o pós-publicação passa a fazer toda diferença na estratégia. Nesse aspecto, o SEO pode ser muito amigo da assessoria. Um release que busca oferecer um novo produto, publicado na plataforma correta, pode chegar ao público desejado de forma orgânica e eficiente.
O monitoramento entra antes mesmo da publicação, na escolha das palavras-chave a serem utilizadas, assim como as mídias de divulgação. Reações em redes sociais, quantidade de cliques e impressões, além de repercussão em outras mídias, fazem parte do processo de monitoramento.
Saiba vender sua autoridade
Os profissionais de relações públicas e assessoria de imprensa podem usar o SEO 360º para trabalhar a imagem de suas marcas representadas como fonte de conteúdos relevantes. Aquele assunto em alta que se relaciona com a marca ou produto da sua empresa pode render uma ótima pauta no seu site.
Um bom exemplo é o aumento recorde nas vendas via e-commerce no ano passado. Essa seria uma ótima oportunidade para criar um blogpost com ”os 5 melhores sites de compras em 2020” e listar o seu próprio site entre eles. Além de vender soluções, saiba identificar quais são elas e como se adequam ao que seu potencial cliente procura.
Multicanais
Embora o foco continue sendo o digital, o bom profissional de comunicação 4.0 sabe identificar oportunidades online e offline, mesclando os diferentes canais para otimizar uma campanha. Isso, claro, dependerá do orçamento disponível: uma divulgação na TV custa muito mais do que um press release otimizado para SEO na internet.
Isso também se aplica aos posts. Mesmo estando no mesmo ambiente (a internet), a influência que tem um conteúdo de blog e um vídeo feito por um influencer no YouTube é bem diferente. Saber dosar onde sua estratégia precisa de mais reforço é um dos primeiros passos para usar o SEO 360º de forma inteligente e produtiva.