O topo do funil é o momento de conscientizar os indivíduos, para que eles prossigam a sua jornada e cheguem até a parte final, ou seja, a compra. Para ter sucesso nas suas táticas, é preciso que o indivíduo tenha acesso a produções relativas ao momento em que ele se encontra.
É necessário ter em vista que as pessoas no topo do funil ainda não estão preparadas para realizar uma compra, por isso elas devem ser nutridas de modo adequado, principalmente para que os conteúdos sejam apropriados.
Por isso, para elevar as suas conversões, é preciso garantir que os indivíduos continuem a jornada, possibilitando que o comércio se faça presente no mercado e crie um oportunidades de competição entre os adversários.
Como funciona o topo de funil?
Esse é o momento do funil de vendas em que um comércio de reforma de fachada, por exemplo, precisa convencer e conscientizar os seus possíveis compradores sobre os problemas que eles têm. Ou seja, é a hora de despertar os interesses do internauta.
Sendo assim, é preciso que o negócio mostre as razões pelas quais ele precisa dos serviços ou produtos do estabelecimento. Nessa fase, a página recebe um elevado número de visitas e, por isso, a missão é fazer com que ele siga a sua jornada de aquisição.
Pense que você está educando o internauta, é como um processo de alfabetização, você ensina aos poucos a formação das palavras e depois o indivíduo já está lendo normalmente. A mesma situação ocorre com o processo de aquisição.
Primeiro, é preciso mostrar para o indivíduo um problema que talvez ele nem saiba que tem, os motivos para ele precisar, por exemplo, de uma limpeza de pele profunda profissional. O negócio precisa se vender, bem como conseguir mostrar as suas vantagens.
Sendo assim, muitos indivíduos descobrem os serviços do seu comércio como uma solução para o que eles procuram. Desse modo, esse é o início da relação do comércio com os clientes – estes que no futuro podem se tornar fiéis.
Por que usar o topo do funil?
O comércio precisa, necessariamente, atrair novos indivíduos, é desse modo que eles conseguem expandir o negócio e atingir novos patamares.
Dessa maneira, a empresa deve usar esse método para aperfeiçoar o seu desempenho, desse modo, alguns pontos essenciais que são melhorados são:
- Início da jornada que leva a aquisição;
- O primeiro contato;
- Educação sobre um novo tema;
- Novas possibilidades.
Por exemplo, no topo do funil, um comércio de inspeção veicular GNV precisa gerar interesse nos seus possíveis consumidores, abordando os interesses deles, bem como explicando o motivo pelo qual aquela solução é útil.
Ou seja, é dessa forma que os indivíduos têm o primeiro contato com o comércio, assim, quando feito de modo adequado, ele causa uma boa impressão, sendo que isso é essencial para quem precisa passar uma imagem boa.
Pense que esse contato não deve ser ruim, pois espanta o indivíduo, é necessário despertar a curiosidade e mostrar que o comércio entende o problema e tem a capacidade de solucionar as questões.
Além disso, depois de identificada a problemática, o indivíduo precisa encontrar a solução, por isso, nesse momento, um comércio de entrega de documentos, por exemplo, mostra as alternativas, e os educa no caminho da solução.
Nesse sentido, o indivíduo vai se certificar de que o que o comércio está lhe oferecendo resolve mesmo os seus problemas. Por isso, é essencial que haja materiais que demonstrem isso para ele.
Por fim, o comércio tem novas possibilidades de mostrar as descobertas, assim o indivíduo descobre sobre novos empecilhos que nem ele mesmo conhecia, ou seja, assim também acontece o empenho por resolver estas questões.
Como criar conteúdo para essa etapa
Desse modo, se você deseja adotar essa técnica em seu comércio e ter os benefícios que ela pode oferecer, veja como realizar produções de materiais para atrair os indivíduos nessa etapa e ter a sua atenção.
Seja acessível
A produção de materiais de, por exemplo, uma escola particular infantil que deseja focar nesta etapa, deve ser acessível, isso quer dizer que não podem haver muitas dificuldades para o indivíduo encontrar o conteúdo.
Assim, o máximo de indivíduos devem chegar a esse material, principalmente para que seja encontrada uma solução para o problema. O objetivo é que muitas pessoas curiosas tenham acesso a esse material, para que as chances de elas continuarem sejam elevadas.
Não fale sobre o seu negócio
O foco deve ser a resolução, não é o momento de você realizar propaganda sobre o seu negócio, nem de falar sobre como o seu comércio consegue resolver a problemática ou mesmo que você seja o melhor no mercado.
Assim, é preciso que o material disponibilizado por um negócio de moveis planejados quarto casal, por exemplo, não contenha informações sobre o estabelecimento, isso pode ocasionar a desistência do indivíduo, que não chegará ao final do material.
Além disso, perde-se a oportunidade de garantir que o indivíduo continue, já que ele está interessado por dados e não por conhecer o estabelecimento, haverá outros momentos mais oportunos para isso, por exemplo, o meio e o fundo do funil.
Cuidado com as informações
A produção deve ser clara e sem exageros, sendo assim, é preciso se atentar na produção do conteúdo, ela deve ser educativa, com um vocabulário simples. Você precisa atrair o indivíduo, então deve ser algo que interesse a ele.
Além disso, evite falar de vendas nesse primeiro momento, a pessoa deseja mais informações sobre gravação de áudio, por exemplo, e não sobre os melhores modelos e valores. Tenha calma, você ainda poderá divulgar a sua marca nas próximas etapas.
Quais formatos podem ser usados para esse conteúdo?
Existem muitas maneiras de realizar a produção desses materiais, permitindo que o indivíduo tenha acesso.
Com algumas ferramentas, existe a chance de elevar o número de pessoas que serão impactadas. Pensando nisso, separamos as principais. Confira!
1 – Mídias sociais
Você deseja que mais pessoas se interessem pela produção, bem como que ela gere curiosidade, certo? Desse modo, usar esse recurso é uma ótima maneira de obter estes pontos, já que o número de usuários dessas ferramentas é enorme.
A maior parte da população possui alguma destas redes, por isso é o local ideal para instigar o internauta. Lembre-se, os elementos visuais devem ser bem utilizados e devem trazer curiosidades para quem visualiza.
Desse modo, o fundamento de usar esse canal não é pensar apenas nas interações e no sucesso da publicação, o que um comércio de, por exemplo, fantasia de carnaval infantil criativa quer, é direcionar os indivíduos para a sua página.
Nesse sentido, as produções devem ser realizadas em concordância com esse objetivo, desse modo, use tudo o que a rede pode lhe oferecer e faça um conteúdo atrativo, que instigue os internautas a clicarem.
2 – Newsletters
Neste caso, trata-se de um e-mail simples, contendo atualizações sobre o comércio, enviado para a base de contatos do estabelecimento. Desse modo, a newsletter pode ser usada para diversas finalidades, além das atualizações.
Por isso, é um bom modo de começar a educar o indivíduo no topo de funil, ademais, podem ser abordadas diversas temáticas, que permitem que você acompanhe a evolução da educação destas pessoas sobre o assunto.
Isso quer dizer que pode se iniciar a educação mostrando materiais que sejam iniciais, até chegar em conteúdos mais avançados, permitindo que o possível consumidor avance também no funil, passando para a próxima etapa, que é o meio.
3 – Blog
Esse é outro canal que contribui para a instrução dos indivíduos, afinal é um formato já conhecido pelos usuários, sendo que ele pode ser uma boa forma de introdução ao tema. Pense que podem ser produzidos diversos materiais para esse canal.
Além disso, o indivíduo pode ser direcionado para outra etapa, sendo instigado a clicar em um link que você insira e direcione para outro material, assim ele continua sendo nutrido e se informando sobre a temática.
Ademais, esse pode ser o primeiro contato do indivíduo com a problemática, pode ser neste momento que ele descobre que tem um problema. Por isso, o material deve ser interessante e instigar a curiosidade.
4 – E-book
Um material desse pode ser produzido de forma gratuita e disponibilizar muitas informações para o indivíduo, inclusive, ele pode ser focado no tema. Então, para ter acesso, em geral, é preciso que o indivíduo deixa algum dado.
Ademais, esse dado pode ajudar em outras táticas. Desse modo, esse conteúdo necessita de mais produção e é mais trabalhoso, no entanto, atrai muitos internautas, principalmente por ser mais completo e rico.
Portanto, é uma troca justa, que favorece ambos os lados. Importante lembrar que os ebooks não têm limites de páginas e devem conter informações suficientes para serem o mais completo possível.
Conclusão
O topo do funil é a porta de entrada para a venda dos seus produtos, afinal, você acompanha o possível cliente durante todo o processo, fornecendo informações relevantes e de qualidade.
Tendo isso em vista, fica fácil entender como você pode se tornar uma referência. O consumidor verá que a sua empresa quer muito mais do que vender, pois acompanhou, pacientemente, todo o processo de descoberta do problema do indivíduo.
Dessa forma, pensar em como implementar produções que atinjam o topo de um funil, bem como criar materiais relevantes, são formas de auxiliar na jornada de aquisição, que pode trazer ótimos resultados para uma empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.