A importância de um site e sua classificação nos buscadores podem ser facilmente implementados com dicas essenciais para aumentar a autoridade, algo que resulta em um maior número de visitas e menções em outros sites.
Confira neste artigo algumas das principais dicas para implementar sua autoridade, entendendo o que isso significa e que fatores compõem essa métrica. Acompanhe!
O que é autoridade de domínio?
Autoridade de domínio (ou, em inglês, Domain Authority – DA), é uma métrica criada por ferramentas de marketing que evidenciam as possibilidades de ranqueamento de um site nas pesquisas feitas por meio de buscadores, como o Google.
Basicamente, essas ferramentas analisam diferentes fatores dentro de um site, que possibilitam o crescimento dele nos buscadores classificando-os de 0 a 100, sendo que, quanto mais próximo do topo, mais um domínio é encontrado na web.
Um site com menos de 30 na classificação é considerado uma plataforma de visibilidade baixa, enquanto aqueles com métricas maiores de 60 têm mais chances de serem visualizados por usuários nas buscas.
Por exemplo, o site de uma empresa de convites personalizados pode verificar qual a possibilidade de futuros clientes encontrarem sua plataforma ao pesquisar sobre a compra desses produtos, algo que facilita a ação de vendas e incorpora autoridade de negócio.
Essa autoridade criada tem a ver com o reconhecimento do site nas pesquisas. A preocupação com a popularidade do domínio tem a ver não apenas com o encontro de soluções de clientes, mas também com a reputação dele na internet.
Você já deve ter pesquisado alguma questão na internet, por exemplo, “como tirar cnh definitiva” e encontrou as melhores opções do mercado de autoescola, não é mesmo? Esses resultados só aparecem para você porque aquele domínio trabalhou sua autoridade.
É fácil medir esse nível de sucesso de alguns sites ao compará-los. Existem empresas que, em ambiente web são altamente populares, enquanto outras empresas do mesmo segmento nem ao menos aparecem nas primeiras páginas de resultados.
A métrica de domínio, no entanto, é apenas uma previsão de quanto aquela página poderá ser encontrada por alguém na internet, afinal, quem realmente determina isso é a plataforma Google, que trabalha com sistemas próprios para essa escolha.
No entanto, com esse indicador é possível chegar em um resultado próximo, algo que facilita a procura de soluções para uma determinada página que apresenta um nível baixo de autoridade, o que pode impactar no andamento do negócio.
Que fatores integram essa métrica?
Alguns pontos são essenciais na construção dessa previsão de popularidade nos buscadores. Saber quais são elas e procurar corrigir erros e implementar mudanças positivas fará toda a diferença para o reconhecimento da sua página.
Conheça algumas delas na sequência:
Recomendação de sites
Digamos que você tenha um site de uma empresa de entrega de documentos, e quase sempre seu domínio é indicado por outras plataformas na web, relacionadas à sua área de atuação. Essa é uma excelente maneira de ver crescer sua autoridade.
Isso acontece devido a qualidade que seu site ganha ao ser citado por outros, ainda mais se essa for uma prática recorrente.
Então os buscadores entendem que o seu conteúdo é interessante, e por isso facilitam para que pessoas encontrem sua página.
No entanto, é preciso ter certeza de que os sites que incorporam o link do seu domínio são páginas confiáveis, que desenvolvem conteúdos de valor. Caso contrário, é possível que o seu site fique ainda menos reconhecido pelos canais de busca.
Conteúdo interno
Tudo o que você insere na sua página pode ajudar ou dificultar a autoridade do seu domínio. Sejam mídias, links, conteúdos textuais ou as palavras-chaves que você utiliza para construir a base de informações da sua plataforma digital.
Por exemplo, se você tem um site para a sua loja de auto peças de moto e, além de vender seus produtos também produz conteúdos, é interessante que você crie postagens com assuntos relevantes, evitando cópias ou conversas rasas.
Inserir palavras-chaves de maneira natural ao longo dos conteúdos que compõem o site também afasta a ideia de conteúdos falsos ou spam. Em geral, os buscadores entendem que quando um site tem muitos links e palavras, o conteúdo não é rico.
Ainda, é uma boa indicação de conteúdo interno de qualidade a periodicidade de suas postagens. Sites que estão largados, sem atualizações e sem o mínimo de interação com usuários é deixado de lado nos buscadores.
Longevidade do site
Métricas de autoridade de site levam em consideração o tempo que uma plataforma está online na rede. Isso acontece porque quanto mais tempo um site tem no ar, mais ele é requisitado pelas pessoas em buscadores, integrando um grupo importante.
Nesse caso, a autoridade acontece tal como vemos em empresas físicas, que trabalham a anos em uma cidade.
Geralmente, esses são exemplos de negócios que já passaram por desafios e atualmente se encontram em uma posição de destaque ou estabilidade.
Dicas para fazer crescer a sua autoridade
Apostar em melhorias em seu site pode facilmente te ajudar a elevar a autoridade do seu domínio, afinal, o tráfego de uma plataforma pode facilmente subir se ele passar a ser interessante para consumidores. Algumas dicas infalíveis para isso são:
1. Invista em marketing de conteúdo
Como uma forma de criar possibilidades de conteúdos ricos e interessantes, e utilizá-los para incorporar palavras-chaves que mesclam com sua área de atuação, o marketing de conteúdo é um ótimo aliado, e deve ser trabalhado com rigor para o alcance de resultados.
Essa é uma estratégia de comunicação responsável não apenas em agregar conteúdos, mas também tornar o site um especialista no assunto que aborda, garantindo uma atenção por parte de clientes, concorrentes e especialistas.
Por exemplo, uma empresa de entrega de encomendas pode começar a produzir conteúdos no blog de seu site de vendas, um espaço para produção de conteúdos informativos para pessoas que trabalham na área ou têm interesse nesses serviços.
Outros exemplos de conteúdos são:
- Podcasts;
- Postagens em redes sociais;
- E-mail marketing;
- Vídeos no YouTube.
Criando esses conteúdos, você passa a transformar um espaço web voltado apenas para vendas, em um site de relevância. Afinal, muitas pessoas poderão acessar seus conteúdos para tirar dúvidas, entender sua área e até mesmo criar senso de urgência de compra.
2. Foco no SEO
Conforme dito ao longo do texto, SEO é uma ferramenta que auxilia na otimização das palavras-chave e sentenças mais buscadas na internet pelos usuários. Ao inserir de forma inteligente essas chaves, rapidamente seu site será encontrado.
Por exemplo, pessoas que buscam tirar a carteira de habilitação e fazer autoescola costumam pesquisar nos buscadores frases como “carteira de moto e carro” ou “auto escola próxima”, e rapidamente encontram boas opções.
Uma autoescola, ao estudar as principais palavras-chaves, pode passar a inserir essas colocações, de forma natural e coerente, dentro de seus sites, em meio a conteúdos, postagens de blog, descrições de serviços e outras possibilidades.
Quanto mais o conteúdo do seu site estiver próximo daquilo que uma pessoa pesquisa na internet, mais rapidamente ele será encontrado, algo que agrega autoridade, tráfego, melhoria de vendas e muitos outros benefícios.
3. Foque na sua divulgação
Um site que não é divulgado, não é encontrado. Ao desenvolver conteúdos de qualidade, otimizar o SEO e outros fatores de importância, você estará com uma plataforma perfeita para ser compartilhada, para que assim as pessoas conheçam seu trabalho.
Dentre as maneiras de compartilhamento estão canais de produção de conteúdo, redes sociais de transmissão de mensagens, indicações de sites parceiros e até mesmo de influenciadores contratados, algo que depende do seu planejamento de marketing.
Benefícios da otimização
Seguindo as principais indicações para melhorar sua autoridade, seu site poderá gerar tanto tráfego quanto receitas, algo que implica diretamente no crescimento e até mesmo expansão do seu negócio, um objetivo quase sempre procurado pelos empresários.
Além disso, o principal benefício que a otimização da autoridade de domínio agrega é a criação de públicos cada vez mais interessados no seu negócio.
Progressivamente, você poderá ter como clientes pessoas que entendem o seu negócio e necessitam dele.
Com conteúdos de relevância você pode, por exemplo, acabar gerando demandas para a sua empresa terceirizada de motoboy, oferecendo condições especiais para negócios de aplicativos e entregas que costumam a acessar seus conteúdos.
Conclusão
Seguindo todas as indicações detalhadas ao longo deste conteúdo, fica cada vez mais fácil incorporar seu site às principais classificações de pesquisas, conquistando, assim, maior autoridade entre clientes, bem como fazendo crescer seu rendimento.
Essas são dicas que podem ser utilizadas em praticamente todas as áreas, desde empresas de moto guincho até confeitarias com atuação em regiões locais. Analise hoje mesmo suas métricas e melhore já seu domínio!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.