Nos tempos atuais a internet se tornou o maior veículo de comunicação entre empresas e seus consumidores. Dessa forma oferecendo grandes possiblidades com o marketing digital também para advogados.
Marketing digital é uma estratégia fundamental e de elevado alcance para a divulgação de produtos, serviços e pessoas por meios digitais.
Para os profissionais do ramo da advocacia o marketing digital entra como grande aliado nos negócios online.
Pois como a OAB proíbe o uso de marketing e publicidade. Os advogados encontram no marketing digital uma maneira de serem reconhecidos e consequentemente conquistam mais clientes.
As estratégias de marketing digital facilitam o alcance direto do público-alvo possibilitando também uma comunicação mais fácil e direta entre consumidor e profissional.
Além de permitir o relacionamento mais durável, que sempre gera bons frutos para ambos.
Por esses motivos nesse artigo você irá ver sobre marketing digital para advogados, as ferramentas mais importantes e quais as tendências dessa estratégia.
O que é Marketing Digital?
O marketing digital é um conjunto de estratégias que servem para divulgar uma marca, empresa, pessoas ou serviços na internet.
É diferente do marketing tradicional, porque o digital faz uso de diferentes canais on-line e também utiliza de estratégias mais eficazes.
As pessoas estão cada vez mais dependentes da internet para qualquer coisa. Temos o costume de pesquisa sobre tudo na internet, indo desde uma simples curiosidade até a necessidade por um serviço ou uma informação sobre alguma empresa.
Por isso, o uso do marketing digital é cada vez mais importante para empresas e para profissionais.
Marketing Jurídico Como Funciona?
No caso do marketing jurídico existem milhares de possibilidades.
Isso porque o marketing não é uma estratégia focada apenas em vendas, tendo uma funcionalidade muito mais ampla como em promover pessoas e serviços agregando mais autoridade para os mesmos.
Entretendo o marketing jurídico utiliza de estratégias para a divulgação dos serviços prestados pelos advogados e escritórios de advocacia, respeitando os limites do código de ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Sendo assim, quando um profissional faz uso correto do marketing jurídico, ele também está em busca de se consolidar como profissional, obtendo diversos resultados.
Podendo se tornar uma autoridade em determinada área, marcando presença nas redes sociais para atrair mais clientes interessados nos assuntos de conhecimento do profissional qualificado.
O principal foco do marketing jurídico é o interesse do bom direito, lembrando que sempre dentro das normas de conduta da OAB.
Com isso o marketing digital para advogados se tornou indispensável, os advogados ou escritórios de advocacia que não estavam na internet precisaram correr atrás do prejuízo e se adaptar ao novo mercado digital.
Mas tudo isso só é possível se for utilizadas as estratégias adequadas.
Os Limites do Marketing Digital Para os Advogados
O artigo 39 do Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil reforça que a publicidade do advogado profissional deve ter um caráter meramente informativo, primando pela discrição e sobriedade, evitando assim a mercantilização da profissão.
O caráter meramente informativo ao qual se refere o artigo 39 garante que é legal divulgar os serviços de um advogado levando informação ao cliente por meio de conteúdo, tais como: artigos científicos, palestrado em eventos e/ou publicando em sites e redes sociais.
Entre as principais possibilidades estão:
- Marketing de Conteúdo;
- WhatsApp Business;
- E-mail Marketing;
- Entre outros.
Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo tem o objetivo criar um relacionamento com o público-alvo fazendo com que ele se envolva, interaja e estabeleça um contato com os advogados, nesse caso.
Como resultado desse engajamento, há um crescimento de clientes, porque há a criação de conteúdo relevante e de valor.
Isso acontece porque o profissional trabalha como autoridade criando uma relação de confiança com o público-alvo. Dessa forma, fica mais fácil criar uma visão positiva de seu trabalho por parte das pessoas, gerando mais negócios.
Os advogados podem usar o marketing de conteúdo em um Blog, por exemplo, com conteúdo que abordam os interesses do público.
Por exemplo, um advogado trabalhista pode criar conteúdo para o seu blog que abranjam assuntos relacionados a mudanças na lei trabalhista.
Como mencionei acima é muito comum as pessoas pesquisarem na internet sobre suas curiosidades e informações desejadas.
Ao se depararem com um blog que contenha as informações que desejam, de maneira clara e objetiva, entendem que aquele profissional é uma autoridade no assunto.
WhatsApp Business
O WhatsApp Business também tem crescido entre os advogados.
O primeiro passo para utilizar o aplicativo estrategicamente é obter uma conta apenas para uso profissional.
É possível programar os horários e dias para atendimento.
É importante delimitar um horário e também divulgá-lo em seus meios de comunicação para que, se o cliente enviar mensagem fora do horário, ele saiba quando será respondido.
O profissional também deve delimitar quais assuntos podem ser tratados pelo aplicativo, para que não haja uma comunicação dificultosa.
Além disso, é importante registrar uma mensagem automática, para que o cliente não fique sem resposta.
Essas são algumas configurações básicas que precisam ser feitas no WhatsApp Business para melhor funcionamento.
E-mail Marketing
O uso do e-mail marketing é muito popular no marketing digital.
É por meio dele que os advogados mantêm o seu relacionamento com os clientes, o e-mail marketing ajuda no pós-venda.
Dentro das normas da OAB, o profissional não pode fazer disparos de e-mail marketing para qualquer pessoa, mas para parceiros e clientes que já tem contato, o uso de e-mails informativos é bem-vindo.
As Melhores Estratégias do Marketing Digital Para Advogados
As melhores apostas são os usos de vídeos, lives e streaming. Muitos profissionais têm usado essas mídias para transmitir ao vivo webinário e palestras on-line.
Os advogados devem dedicar um tempo para tratar assuntos de interesse geral, para atrair outro tipo de público.
Outro uso comum são os chatbots (assistente virtual) que já são feitos por diversas empresas de outros ramos.
O marketing jurídico é indispensável para os advogados, visto que esses profissionais atuam em um mercado tão competitivo e com tantas restrições de divulgação.
Sabendo as estratégias certas de marketing digital fazer o marketing jurídico se torna muito simples.
Artigo escrito originalmente pela autora convidada Millena Machado do Blog minhavidadechefe.com