Você quer saber como escrever um guest post interessante para qualquer site? Então este artigo pode te ajudar!
Para fazer seu negócio crescer, você precisa ter uma certa estratégia de marketing. Pode acontecer que você mude sua estratégia ao longo do caminho, uma vez que conhece melhor seu cliente ideal e o tipo de serviço ou produto que oferece.
A princípio, pode parecer difícil saber qual estratégia funcionará melhor, mas isso não o impede de tentar aquelas que melhor se adaptam à sua personalidade e ao seu público.
Se a estratégia em que está trabalhando for marketing de conteúdo, você saberá que escrever guest posts em blogs de outras pessoas que são mais populares do que o seu é uma maneira muito eficaz de se tornar conhecido e aumentar seu público.
Nem sempre é fácil ousar pedir a alguém que nos deixe escrever em seu blog, especialmente quando estamos apenas começando e pedimos que nossos amigos e familiares leiam o que compartilhamos.
No entanto, é um esforço que vale a pena porque as postagens de convidados podem trazer resultados muito bons.
Neste post, você vai conferir algumas dicas para escrever um guest post interessante para qualquer site. Confira!
Dicas para escrever um bom guest post
Ser um bom escritor é difícil. Mas com um pouco de prática e alguma pesquisa, não vai demorar muito para você se juntar às fileiras de outros grandes blogueiros.
Então, vamos ver como você também pode criar uma postagem guest post que sempre quis para qualquer tipo de site.
1- Escolha um bom tema
O primeiro passo para escrever um guest post é escolher um bom tópico.
Você precisará descobrir o que os seguidores do blog desejam saber e sobre o que ler, para que sua postagem continue a receber tráfego depois de publicada.
Plataformas como o BuzzSumo podem ajudá-lo a descobrir quais tópicos são tendências.
Além disso, busque por ferramentas de SEO para obter mais sugestões sobre como criar ideias de postagens em blogs otimizadas para mecanismos de pesquisa – SEO para blog.
2- Faça sua pesquisa
Depois de ter sua ideia, pesquise na página inicial do Google as publicações já existentes sobre o tema para ver como você pode melhorar o que já está publicado.
Se você não consegue escrever um post de alta qualidade que seja melhor do que o deles, não se preocupe!
Você não precisa ser um especialista no assunto, mas precisa fazer sua pesquisa para ter certeza de que está agregando valor.
3- Faça anotações e comece um esboço
Enquanto você faz sua pesquisa, mantenha um caderno à mão, onde você possa anotar os pontos importantes e delinear o seu tópico.
Ok, se não for um caderno, pelo menos mantenha uma guia de documentos do Google aberta. O Google docs é uma boa opção, porque ao contrário de um caderno, não é necessário se preocupar em perdê-lo.
4- Comece a redigir sua postagem no blog
Agora que você tem o esboço, pode sentar-se para escrever sua postagem. Você pode começar a esboçar em um arquivo docs ou no Word, isso vai depender de como o dono do blog vai referir receber o guest post.
Uma dica que não pode faltar num guest de qualidade, ao escrever o texto, foque em uma palavra chave, se você vai escrever sobre “casas quinta da baroneza” seu texto deverá ser baseado nisso, nada de fugir do assunto.
5- Prenda seus leitores com uma grande abertura
Se você conseguir fisgar seus leitores com uma boa abertura, considere metade do seu trabalho concluído. Porque se sua introdução for enfadonha, as pessoas não se importariam em ler o resto.
Muitos escritores acham mais fácil escrever o corpo da postagem do blog primeiro e deixar a introdução por último.
Uma boa maneira de escrever uma boa introdução é fazer uma pergunta abordando o problema do leitor. Então você pode dizer a eles como a leitura de sua postagem pode ajudá-los a lidar com isso.
Essa é uma ótima maneira de chamar a atenção de seus leitores, e eles com certeza vão querer ler até o fim na esperança de encontrar a solução.
6- Torná-lo digitalizável
As pessoas geralmente não leem as postagens do blog palavra por palavra. Em vez disso, eles os examinam em busca das informações que procuram.
É por isso que é importante formatar suas postagens de uma forma que seja fácil de digitalizar. Isso ajudará seus leitores a obter as informações que estão procurando rapidamente, para que eles fiquem mais propensos a permanecer em seu blog.
Aqui estão algumas maneiras de tornar suas postagens de blog digitalizáveis, além de ajudar com a otimização para SEO:
- Use subtítulos: os subtítulos ajudam seus leitores a ver os principais tópicos de sua postagem e o ajudam a se manter organizado e no caminho certo ao escrever.
- Escreva frases curtas: frases curtas são muito mais fáceis de ler. Frases longas podem dificultar a compreensão.
- Mantenha os parágrafos curtos: quando seus parágrafos são muito longos, é mais difícil de ler. O recomendável é usar de 2 a 4 frases na maioria dos seus parágrafos, com alguns parágrafos de 1 frase para chamar a atenção.
- Use marcadores: sempre que tiver uma lista, você pode usar marcadores para tornar sua mensagem precisa, clara e fácil de verificar, em vez de listar itens em uma frase.
Se você usar essas dicas para tornar seu texto visualmente atraente, seus leitores ficarão mais propensos a ler a postagem inteira.
Conclusão
Não importa se você está criando guest post para alavancar o seu negócio ou se você presta esse serviço para outras empresas, é fundamental buscar por dicas para tornar as suas publicações cada vez melhores. Lembre-se que até quando for criar uma loja virtual você precisará de bons conteúdos.
Esperamos que você tenha gostado das dicas para escrever um guest post interessante para qualquer site e que comece a colocá-las em prática o mais breve possível!