Cada vez mais as empresas e marcas de diferentes mercados perceberam que a competitividade está mais acirrada. Por isso, é muito importante desenvolver estratégias de fortalecimento da marca e entre elas está a utilização de materiais promocionais.
Uma marca com o objetivo de fidelizar clientes pode, por exemplo, desenvolver ações para personalização de produtos ou também criar estratégias que sirvam para divulgar a marca para possíveis novos consumidores.
Com várias possibilidades, as marcas precisam abusar da criatividade para atrair e converter mais vendas, com isso, é importante conhecer mais sobre o mundo dos materiais promocionais e pensando nisso preparamos esse texto. Confira!
O que são materiais promocionais?
De modo geral, os materiais promocionais se apresentam como grandes alternativas para divulgação de projetos ou marcas. Contudo, os Brindes Personalizados se apresentam como grandes alternativas para divulgação de projetos ou marcas. Principalmente para aquelas empresas que desejam investir pesado em atrair e posteriormente fidelizar novos clientes.
Além disso, é muito importante entender que existem diferentes formas de utilizar e criar materiais promocionais. No entanto, é essencial que cada ação esteja em concordância com os objetivos, valores e missão da empresa.
Com isso, além de ser mais fácil dos clientes se sentirem representados e também facilitar o entendimento deles, a coerência entre a comunicação e os valores da marca possibilita um melhor desempenho dos colaboradores, principalmente no momento das vendas.
Benefícios de investir em materiais promocionais
Como você já deve ter percebido, a utilização de materiais promocionais por uma marca tem como grande objetivo atrair novos clientes e fortalecer não só a marca como também a relação entre clientes e marcas.
Além disso, criar boas ações de materiais promocionais também é essencial para criar um diferencial para a marca, possibilitando o maior combate ao mercado cada vez mais competitivo, independente do segmento de atuação.
Com isso, sua marca passa a se destacar entre os principais concorrentes e com isso aumenta a atratividade de possíveis novos clientes. Por fim, alguns tipos de materiais promocionais, como produtos personalizados, podem favorecer também para a fidelização dos clientes.
A utilização de materiais promocionais também precisa ter o foco de divulgar a história da marca, assim como os valores, missão e ideais, com isso mais pessoas podem se identificar com a empresa e serem bons clientes.
Principais materiais promocionais
Saber o que são os materiais promocionais e também os benefícios do desenvolvimento deles para o crescimento da marca é importante. Entretanto, nada mais efetivo que apresentar algumas dicas de materiais promocionais, certo?
Por isso, separamos algumas alternativas que a sua empresa pode desenvolver para criar materiais promocionais e consequentemente aumentar o alcance da marca e também melhorar a relação com seus clientes.
1- Folder
Provavelmente você já deve ter recebido vários de folder, certo? De modo geral, eles são utilizados durante o início da abordagem com um cliente, principalmente com o intuito de apresentar a marca, seus objetivos e valores.
Com isso, é muito importante que ele seja criativo e transpareça o que a marca é, além disso, deve seguir as diretrizes de identidade visual da marca. Portanto, funciona como um informativo rápido da história e características da marca.
2- Embalagem
O momento de abrir um produto ou uma encomenda é extremamente importante e único. Portanto, é uma das principais preocupações que uma marca precisa ter, afinal, a embalagem deve apresentar a marca para os clientes.
Com isso, entre os materiais promocionais mais importantes está o desenvolvimento de uma embalagem especial, que ofereça aos clientes uma experiência única e também pode funcionar como um demonstrativo da marca ou até mesmo um brinde.
Grandes empresas como a Apple ou algumas marcas de luxo investem em uma embalagem minimalista que proporciona ao consumidor uma verdadeira experiência única, com isso, muito mais que proteger o produto, a embalagem deve ser uma extensão da marca.
3- Adesivo
A terceira alternativa de materiais promocionais que recomendamos é a divulgação através de adesivos da marca. Os adesivos podem tanto ser disponibilizados nas lojas quanto nas embalagens que citamos anteriormente.
Com isso, eles são excelentes para que os próprios consumidores façam a divulgação da sua marca. Colados no carro, computador, telefone e vários outros locais, o item permite que mais pessoas possam conhecer a marca da sua empresa.
Além disso, com a utilização dos adesivos, o consumidor cria um sentimento maior de pertencimento à marca, ou seja, o adesivo pode criar laços mais firmes, fortalecendo a relação entre cliente e empresa.
4- Banners
A utilização de banners como materiais promocionais também pode ser bastante relevante para as empresas. Eles podem ser alocados em ambientes estratégicos para a divulgação da marca; por isso, é muito importante um estudo sobre o público e persona da sua marca.
Afinal, não adianta você colocar um banner em um local que seu público aparentemente não costuma frequentar. Por isso, além de todos esses materiais promocionais, é essencial que as marcas entendam como melhor se comunicar com seus clientes e público.
5- Brindes
Os brindes personalizados são ótimos materiais promocionais porque podem e devem estar sempre proporcionando alguma funcionalidade aos seus clientes. Portanto, procure investir, por exemplo, em garrafas, chaveiros, abridores de garrafa e muitos outros.
Esses brindes são importantes para atrair ainda mais clientes e também valorizar aqueles que mais costumam frequentar e comprar na sua marca. Com isso, pode estar inserido em alguma política de fidelização ou incentivo de novas compras.
Conclusão
Com todas as informações apresentadas anteriormente sobre o que são materiais promocionais é possível entender não só como eles podem ser aplicados como também a importância deles para fortalecer a imagem da marca.
Além disso, o texto mostra que os materiais promocionais também servem como estratégias para melhorar o relacionamento entre cliente e empresa, estimulando os clientes a comprarem mais além de converter mais as vendas.
De modo geral, bons materiais promocionais são aqueles sendo criativos e que apresentem ao público a identidade da marca, assim como os valores e objetivos. Com isso, eles devem divulgar a marca e criar uma experiência única aos clientes. Por fim, entre os principais materiais promocionais estão o folder, embalagem, adesivo, banner e brindes. Cada um deles estimulará e cativar os clientes em diferentes estágios de venda e também de diferentes maneiras.