Abrir o próprio negócio e tornar-se patrão é o sonho de um número cada vez maior de brasileiros, um projeto desafiador que, ao mesmo tempo, proporciona satisfação financeira e pessoal. Por esse motivo, a franquia de lavanderia é um sucesso tão grande.
Um negócio de própria marca implica em uma série de riscos que são inerentes – investir em marketing, planejar rentabilidade, criar um modelo de gestão eficiente, capacitar os funcionários e tantos outros.
Por outro lado, o franchising é a alternativa para quem quer abrir a loja própria, mas com uma série de vantagens competitivas e com a parceria valiosa da empresa franqueadora.
Sabia que as rede franqueadas de serviços estão em alta?
Vamos falar de como investir em franquia de lavanderia pode trazer reconhecimento profissional e a tão sonhada independência financeira!
O que é uma franquia?
Uma franquia é um modelo de negócio onde a empresa detentora de uma marca – a franqueadora – cede a terceiros – os franqueados – os direitos de comercialização dos seus produtos e/ou serviços a partir do seu próprio modelo de gestão e marketing.
Na prática, você começa um negócio próprio com uma marca reconhecida no mercado e um modelo empresarial projetado e revisto pela franqueadora. Dessa forma, é como começar a empreender com uma loja bem-sucedida há tempos.
Quais as vantagens competitivas de uma franquia?
- Comercialização de uma marca já conhecida;
- Início de operação com base potencial de clientes que conhecem a marca;
- Plano de negócio e o plano de marketing criados pela franqueadora;
- Treinamentos operacionais e de gestão para abertura da loja franqueada;
- Consultoria para montagem da loja;
- Suporte ao franqueado no dia a dia das operações.
Potencial das franquias de serviços no Brasil
As franquias de serviços no segmento de limpeza e conservação cresceram 14,7% em 2021 em relação a 2020, uma das maiores taxas do franchising brasileiro, segundo a ABF. Esse desempenho acompanha as profundas mudanças de comportamento da sociedade.
- Em um dia a dia corrido e estressante, mais pessoas preferem contratar serviços para algumas tarefas, em especial as rotinas domésticas, e ter mais tempo para atividades mais importantes e/ou prazerosas;
- As franquias para serviços não possuem sazonalidade que afeta outros setores e isso confere mais segurança e previsibilidade com as metas.
É um fato de que esse crescimento continuará e em com ótimo desempenho na medida em que mais pessoas conhecem os benefícios das lavanderias de serviços.
Veja alguns motivos para investir em uma franquia de lavanderia
Diversidade constante de serviços
O setor de lavanderia deixou de ser apenas para lavar e passar roupas, existem uma gama de serviços para as mais variadas necessidades, da higienização de cortinas à restauração de cores e a higienização de malas.
A diversificação de opções aumenta bastante o público consumidor alvo do negócio, ajuda a manter o faturamento médio com o mix de serviços e aumenta a competitividade da franquia de lavanderia.
Potencial de crescimento
Segundo dados do Sindicato Intermunicipal de Lavanderias do Estado de São Paulo (SINDILAV), 4% da população economicamente ativa usa uma rede de lavanderia profissional e as projeções são de 20% de público potencial desses serviços.
Há um grande mercado para crescimento que virá com a expansão das mudanças de comportamento que mostramos anteriormente e a percepção da relação de custo e benefício – a qualidade dos serviços e os benefícios pessoais.
Formação da mão-de-obra especializada
Um grande diferencial da franquia de lavanderia é não exigir mão-de-obra especializada em rotinas de lavanderia ao comprar a loja franqueada, pois os funcionários contratados recebem treinamentos que são ministrados pela franqueadora.
O objetivo é preservar as metas de qualidade no atendimento da marca. Para o franqueado, é essencial, pois ele não precisa investir na procura de mão-de-obra experiente no setor, o que pode atrasar os planos de abertura da franquia.
Demanda regular
A lavanderia é uma franquia de consumo regular, pois lavar e passar roupas é uma rotina permanente na vida das pessoas, seja para as roupas do dia a dia ou higienizações periódicas.
Ainda existem picos de demanda, como a procura para lavar roupas para as festas de fim de ano, mas eles aumentam o faturamento, não fazem parte do movimento regular, como acontece com as franquias de sorveteria nas épocas frias, que perdem grande parte da receita.
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