Alguns ajustes na forma como a empresa produz podem causar grande impacto e torná-la mais eficiente
A logística é parte fundamental na base do planejamento estratégico de uma empresa. Uma boa estratégia logística faz com que a empresa se destaque dos concorrentes ao ser mais eficiente em termos de custo, operação e satisfação do cliente.
De forma geral, a função da logística é garantir que as matérias-primas, maquinário, produtos finalizados, transporte, etc., estejam nos devidos lugares, em quantidade para uso, com a devida manutenção. Tudo com o menor custo possível para aumentar a eficiência.
Investir em logística é o caminho para uma empresa eficiente
Muitos podem pensar que determinados métodos de produção, estocagem e transporte são os mais eficientes e que não devem ser investidos recursos para modificar algo que já está funcionando.
No entanto, é justamente esse o problema, quando o gestor deixa de lado as minúcias do processo.
Avaliar constantemente toda a cadeia de produção e entrega do produto ou serviço aprofunda o conhecimento da empresa e, por consequência, abre novos horizontes para melhorias que podem ser mais eficientes, custando menos.
A redução de custos é o objetivo
No dia a dia de uma empresa, de qualquer ramo, é preciso que os processos sejam cada vez mais eficientes, porém, com um preço acessível ao consumidor ou cliente. Manter preços acessíveis é o diferencial que faz com que a empresa A seja contratada ao invés da empresa B.
Mas como manter os preços acessíveis? Essa é a grande questão, para manter o preço final do produto ou serviço acessível sem precisar alterar os insumos utilizados é preciso investir em logística para tornar o processo mais eficaz.
Um profissional em logística pode analisar toda uma cadeia de processos de produção ou de entrega de um serviço e identificar gargalos, pontos de conflito, áreas que podem ser reduzidas ou remodeladas para que a estrutura básica da empresa não seja alterada, mas que esta se torne mais eficiente.
Alguns exemplos de logística aplicada
Existem diversas áreas que podem ser beneficiadas com a aplicação consciente da logística. Um bom exemplo está na gestão de frotas de uma empresa.
Podemos utilizar o exemplo da empresa A que produz papel sulfite e distribui em escritórios e papelarias. Essa empresa utiliza 2 caminhões de 30 anos de idade que consomem semanalmente 500 litros de combustível e fazem entregas para 100 lojas.
O profissional de logística pode analisar apenas essa área de todos os processos da empresa e determinar que o melhor a fazer é trocar os dois caminhões antigos, por dois mais novos que cumprem entregas para as mesmas 100 lojas semanais, porém, consumindo apenas 250 litros de combustível.
De início o custo é elevado por se tratar da compra de dois veículos novos, porém a economia em termos de combustível a longo prazo permite que a empresa tenha mais eficiência a um custo mais baixo.
A logística pode ser aplicada em qualquer área da empresa, seja no processo de entrega para que seja mais rápida e com menor custo, seja na comunicação interna ao permitir métodos de comunicação mais eficientes e que consomem menos energia e memória dos servidores, seja na automação de processos para a produção mais precisa e com menos perdas de matéria-prima.