Custeio por absorção

Custeio por absorção: entenda o que é, as vantagens e desvantagens

A partir da alta competitividade entre as empresas, cada vez mais o controle de gastos e organização financeira são fundamentais. Por isso, compreender sobre o custeio por absorção dá a empresa a possibilidade de entender o custo total de um produto. 

Existem diferentes fatores que precisam ser analisados ao abrir ou comprar empresa, por exemplo, ponto de uma loja, concorrência e valor de custo do produto. Para isso, além de entender do mercado é preciso conhecer os custos de toda a produção e venda.

Logo, preparamos o texto a seguir com tudo o que você precisa saber sobre o que é custeio por absorção. A partir desse conhecimento você poderá entender melhor as vantagens e desvantagens desse cálculo e como pode ajudar nas tomadas de decisões.

O que é custeio por absorção?

De modo geral, o custeio por absorção, também conhecido como custeio integral, tem como característica analisar todos os custos para a fabricação de um produto. Com isso, ele agrega desde a matéria prima até os custos de deslocamento e entrega.

Por isso, o custeio por absorção engloba custos diretos, indiretos, fixos e variáveis. Por abordar todos os momentos que envolvem o desenvolvimento de um produto, ele é o método mais utilizado pelos setores contábeis de uma empresa.

Além disso, o custeio por absorção é o único método aceito pela legislação brasileira para apresentação de relatórios contábeis, como o DRE. Com isso, além de ser extremamente eficaz para o controle de uma empresa, ele cumpre as obrigações legais.

Entretanto, o custeio por absorção vai muito além de apresentar os custos totais de um produto. Ele também serve para apresentar como está a produtividade e pontos a serem aperfeiçoados, principalmente os que afetam diretamente os custos.

Por que o custeio por absorção é importante?

Como você viu anteriormente, o custeio por absorção é um método que analisa a produção e os produtos como um todo. Por isso, ele é muito importante para apresentar gastos desnecessários que impactam na fabricação, comercialização ou custo final do produto.

A partir do conhecimento profundo sobre os custos de cada etapa, desde a criação até a entrega, é possível realizar tomadas de decisões mais assertivas. Com isso, diminuir gastos, desperdícios e erros em qualquer etapa do processo.

Portanto, o custeio por absorção é fundamental para apresentar a todos os gestores a qualidade da produção e do produto final. A partir disso, desenvolver e manter uma organização financeira a longo prazo.

Por que o custeio por absorção é importante

Custeio por absorção x custeio variável

Tanto o custeio por absorção quanto o variável são fundamentais para apresentar as finanças de uma empresa. Entretanto, a grande diferença entre eles é que o custeio variável não é aceito pela legislação. 

Isso ocorre porque durante seu cálculo, esse método não aborda todos os elementos de uma produção. De modo geral, o custeio variável tem o objetivo de analisar um determinado período e uma área. 

Com isso, embora seja mais objetivo e mais simples de ser realizado, o custeio variável não apresenta valores totais de custos nem uma visão macro de todos os setores. Portanto, ele pode auxiliar o custeio por absorção e não ser o método principal de controle. 

Vantagens e desvantagens do custeio por absorção

Agora que você já sabe sobre o que é e como o custeio por absorção é importante para uma gestão financeira saudável, confira os principais benefícios desse método. Certamente uma das principais vantagens é estar alinhada às leis de tributação contábil. 

Outra grande vantagem vista durante as explicações sobre o método é que ele oferece uma visão completa sobre os custos de gestão e produção. Com isso, possibilita um entendimento macro sobre atividades de curto e longo prazo.

Além disso, as informações completas sobre todas as etapas possibilitam uma maior precisão no momento da empresa definir o custo final de cada produto. 

De modo geral, é vantajoso para o processo de tomada de decisões e entendimento do funcionamento da empresa.

Já em relação às desvantagens do custeio por absorção, por ser um processo completo e que analisa todas as etapas, seu resultado é demorado. Por isso, pode influenciar negativamente as empresas que precisam de definição rápida e objetiva.

Como calcular o custeio por absorção

Para realizar o cálculo desse método é preciso basicamente seguir 2 etapas, são elas: separar custos e despesas e identificar os custos diretos e indiretos. Para separar os custos e despesas é muito importante que a empresa saiba diferenciá-los. 

De modo geral, é considerado custo tudo aquilo que influencia diretamente na produção, como matéria-prima. Já despesas são outros gastos que apesar de serem importantes não influenciam diretamente no processo produtivo, por exemplo, gastos com marketing.

Por isso, a primeira etapa para calcular o custeio por absorção é realizar essa diferenciação e entender o custo de produção. Depois é preciso entre os custos, definir aqueles que são diretos e indiretos. 

Os custos diretos são aqueles ainda mais fundamentais para a produção, como mão de obra, matéria-prima e equipamentos. Já os custos indiretos são aqueles que geralmente estão relacionados a terceiros, como fornecedores ou materiais auxiliares.

Como calcular o custeio por absorção

Conclusão

Com todas as informações apresentadas no texto é possível entender o que é custeio por absorção. Além disso, fica evidente como ele é importante para garantir a saúde financeira de uma empresa de curto a longo prazo.

A partir disso, o custeio por absorção é capaz de apresentar aos gestores uma visão macro sobre cada etapa de produção e os custos totais. Com isso, é possível facilitar as tomadas de decisões e readequar etapas mais custosas. 

De modo geral, o custeio por absorção é o método aceito pela legislação de contabilidade e por isso é fundamental para toda empresa. Entretanto, o custeio variável é uma maneira mais simples e objetiva de obter uma noção sobre uma determinada etapa de produção.

Portanto, entre as principais vantagens do custeio por absorção está a possibilidade de ter uma visão ampla sobre a produção. No entanto, pelo alto fluxo de informações ele oferece um resultado mais demorado, o que torna mais lento a alteração de custos indesejados.

Por fim, para calcular o custeio por absorção é preciso se atentar principalmente em duas etapas: separar custos de despesas e os custos diretos e indiretos.