Segurança e bom atendimento são fatores essenciais para uma boa compra.
Comprar pela internet é muito mais prático, mas é preciso escolher bem a loja que você irá comprar os seus produtos. E já preparando para um futuro especial Black Friday, viemos trazer algumas dicas de como escolher a melhor loja para comprar produtos para a sua casa.
Para não cair em armadilhas, é importante ficar atento aos detalhes. Como no e-commerce não conseguimos tocar os produtos ou falar cara-a-cara com o vendedor, é fundamental que escolhamos uma loja que foque em uma boa experiência de compra e cuide do pós-venda.
Verifique se os dados comerciais estão completos
Uma loja virtual precisa conter as informações comerciais da empresa. É muito importante que você verifique se esses dados estão disponíveis no site. De quais dados estamos falando? Informações da empresa, como o telefone de contato, endereço fixo, razão social e CNPJ.
Geralmente, as informações comerciais estão disponíveis no rodapé do site. E, de quebra, se puder conferir também as páginas “Sobre” ou “Quem somos”, faça isso! Nessas páginas, as empresas costumam se apresentar aos clientes.
Pesquise a reputação da empresa
A reputação da empresa é um fator importantíssimo para saber se uma loja virtual é confiável. A dica é pesquisar em sites específicos, como o Reclame Aqui, por exemplo. Também é possível checar as avaliações da loja no Google.
Ambos os serviços são ótimos, pois além da classificação, disponibilizam os comentários dos clientes, o que facilita bastante entender como a loja lida com os consumidores. Outra dica é checar o site do Procon da sua cidade. Geralmente eles divulgam listas atualizadas de lojas que não são confiáveis.
Verifique se a loja tem um bom nível de segurança
Dados da Konduto, empresa que monitora fraudes online, atestam que a cada 100 compras feitas no e-commerce nacional, quatro têm origem fraudulenta. E para não ser mais uma vítima de golpes, já comuns nas redes, verifique se a loja oferece um bom nível de segurança antes de fazer uma compra.
O primeiro ponto a conferir é a presença do certificado SSL. Esse certificado garante que o site possui criptografia de ponta-a-ponta, o que embaralha os dados inseridos no site e dificulta o roubo das informações por cibercriminosos. Para conferir é bem fácil: note se na barra de endereço, antes do URL do site, há um cadeado verde. Caso haja, a loja possui certificado SSL.
Para reforçar o nível de segurança, o ideal é que as lojas busquem a aprovação de outros selos, que fazem uma varredura no site e garantem segurança para compras. Geralmente, esses selos ficam visíveis no rodapé dos sites. Existem vários selos de segurança para e-commerce. Entre os principais, podemos citar: Site Blindado, selo Compra Segura e selo do e-Bit.
Os canais de atendimento funcionam bem? Como é o pós-venda?
Sem nenhum contato presencial, é preciso um bom atendimento online para tirar as dúvidas e resolver qualquer tipo de problema com os clientes. Então, pesquise sobre os canais de suporte da empresa. Verifique se o atendimento é ágil, se consegue tirar todas as dúvidas. Busque, em avaliações, entender como funciona o pós-venda.
Outro ponto importante é dar uma boa olhada na política de entrega e devolução do site para não se decepcionar depois. Isso é muito importante para garantir que você terá suporte durante todo o processo de compra. É muito complicado quando a loja deixa o cliente sem resposta, então busque o máximo de referências possível sobre as práticas da empresa.
Esses são os pontos principais que você deve checar antes de comprar em uma loja virtual. Assim, você compra itens para a sua casa sem precisar sair dela. Tudo isso com muita segurança.