Tênis imperdíveis porque, além de tudo, marcaram a história do design como nenhum outro.
Por anos e anos, os tênis da NBA se caracterizaram como um termômetro do design, do estilo nas ruas, dos impulsos da cultura global e dos rumos do mundo da moda. Conquistar essa posição não foi fácil. E embora possamos identificá-lo com os Colchester e Converse mais clássicos de todos, usados inúmeras vezes pela juventude americana no início do século 20 e depois catapultados para o resto do mundo, é ainda mais impressionante rever os modelos que eles moldaram o presente. Especificamente, desde 1985, quando Michael Jordan invadiu as pautas do esporte usando tênis. Chegaram a ser sancionados pela Liga, devido ao seu caráter rebelde e chamativo, mas lançaram a pedra fundamental para o atual fascínio pelo tênis e seu papel no sistema da moda.
Agora, vamos prestar atenção: o que trouxemos aqui desta vez não são apenas chutes históricos e que de fato viraram lendas do design, mas sim silhuetas que impressionaram tanto e uma mudança de perspectiva tão única, que conseguiram superar os barreiras do tempo e tornar o tênis sempre na moda. Tênis que podem ver o passar dos dias e não perder a validade. Um calçado tão impressionante e sinal de absoluta inovação, que a sua relevância não os deixa sair do asfalto e das listas de desejos por todo o planeta Terra.
Aqui, os tênis mais legais da NBA em toda a sua história contemporânea – e relevantes até agora.
Os melhores tênis da NBA nos anos 80
Air Jordan 3
Mantendo a linha do tempo natural, começamos com uma lenda do mundo dos tênis. Claro, o AJ1 e o AJ2 que viraram a cultura do tênis de cabeça para baixo desde 1985 estão em nossas mentes. São um mito e um dos ténis mais caros que pode existir nesta vida. No entanto, o Air Jordan 3 que nasceu apenas três anos depois foi a verdadeira consolidação do Jumpman em todo o cosmos do design. O estrelato de Michael na NBA explodiu com força total e a moda começou a olhar de perto para as criações voltadas para o esporte. Um dos tênis mais icônicos da NBA nos anos oitenta.
Fórum adidas
Era 1984 e todo jogador da NBA tinha um desses. Jordan até os amava e desejava com todas as suas forças assinar com a marca trevo, mas o destino havia preparado outro caminho para ele. Esse? Um design tão relevante em nossos guarda-roupas desde o primeiro dia.
Os melhores tênis da NBA nos anos 90
Nike Air Max
Quando se trata de tênis dos anos 90 no campo do basquete, a lista nunca pode ser completa se não considerarmos essa beleza. Era 1993, quando Charles Barkley apareceu por uma vez nas finais da NBA, ganhando também seu único prêmio de MVP. Então eu usei esses tênis, que também eram os favoritos dos Michigan Fab Five. Uma silhueta robusta que hoje combina com tudo.
Air Jordan XI
Claro, uma das silhuetas mais cobiçadas do mundo.
Os melhores tênis da NBA nos anos 2000
Adidas Kobe One
Os Kobe Ones foram únicos e como as estrelas do campeonato de 2000 em branco total com detalhes em preto se tornaram um grande objeto de desejo. Um dos melhores tênis que aquela década poderia nos dar.
Reebok Response IV
Uma silhueta reeditada que tem toda a personalidade para continuar sendo usada hoje com muito flow, então não vai ser difícil você encontrar agora mesmo.
Os melhores tênis da NBA da década de 2010
Under Armour Curry 4
Um nome que ressoa em nossas mentes com uma marca lendária e que veio para mudar a lógica que tínhamos sobre grandes colaborações no basquete. Estes são, sem dúvida, alguns dos melhores tênis que vimos há uma década. Em vez de ter um logotipo pesado, eles apresentavam apenas o logotipo da UA no calcanhar, um tom gelado na sola e uma parte superior de malha. Tudo em um branco elegante que parecia retrô, mas muito atual ao mesmo tempo.
New Balance OMN1S
Usados pela lenda contemporânea Kawhi Leonard, esses New Balance 2019 alcançaram o que todos sabemos sobre esta marca: ótimo desempenho, tecnologia impecável e um visual descontraído e sofisticado.
Melhores tênis da NBA de 2020 até o momento
Invicto x Nike Kobe IV Protro
Um design com silhuetas minimalistas e ultramodernas, quase com espírito futurista e texturas muito suaves. O exemplo perfeito do que excelentes tênis de basquete significam hoje.
NBA Tênis em 2020 Nike
Um design com silhuetas minimalistas e ultramodernas, quase com espírito futurista e texturas muito suaves. O exemplo perfeito do que excelentes tênis de basquete significam hoje.
Under Armour Curry 4 Flotro
Tênis da NBA na Under Armour 2020
Por fim, o já lendário modelo que Stephen Curry usou em 2022, ostentando uma cor lavanda. Uma versão atualizada do Curry 4 2017 com atualizações de desempenho como amortecimento Flow e cabedal em malha.