Construir um bom marketing pessoal é importante para conquistar um bom ambiente em seu local de trabalho, pois independente do ramo que você siga certamente você possui desejo de crescimento.
Através do marketing você consegue construir uma marca que será usada a seu favor para o seu crescimento no mercado te trazendo reconhecimento.
Neste artigo separamos 5 dicas para conquistar maior autoridade através do marketing na sua área.
Antes de tudo o que é marketing pessoal?
Marketing pessoal é uma estratégia utilizada para fortalecer a sua imagem e reputação no meio a qual você trabalha.
Através desta estratégia você consegue transformar o seu trabalho e sua personalidade como uma referência, gerando influência e interesse.
Para isso, as suas habilidades são exploradas em prol da suas experiências para capacitar e fortalecer a sua estratégia de networking.
Qual a importância do marketing pessoal?
Somente fazendo com que o seu trabalho e as suas habilidades se tornem prioridades no seu dia a dia, você consegue atrair a atenção do público e tornar o seu trabalho mais acessível e admirável.
Com o marketing pessoal você consegue atrair mais atenção para o seu trabalho, conquistando espaço no mercado ao qual atua, fazendo com que ao passar do tempo você se torne uma referência.
Para isso, separamos 5 dicas importantes para construir um bom posicionamento no mercado a qual trabalha:
1- Realize o autoconhecimento
Nada melhor do que conhecer a si mesmo para promover o seus trabalhos e ideias, e no marketing pessoal uma lista com forças, fraquezas, ameaças e oportunidades serão sempre úteis para você definir o seu planejamento estratégico.
Através dessa lista você conseguirá fortalecer suas maiores fraquezas e assim se tornar mais forte que seus concorrentes.
Tenha sempre uma lista com o que o coloca à frente dos outros, e quais são os problemas que você pode enfrentar para conquistar o seu objetivo.
Não necessariamente você precisa focar apenas no ramo em que trabalha, você pode utilizar toda a matriz para entender a qualificação que o mercado e os clientes de diferentes profissionais exigem atualmente.
Por exemplo, caso você seja do ramo odontológico e realize procedimentos de implante dental, entender como é construída e conquistada a satisfação dos clientes em diversas áreas, aumenta as chances de você conseguir a fidelidade deles.
2- Desenvolva uma marca
É muito importante que os seus clientes ou interessados consigam identificar o seu trabalho de longe, por isso criar uma maneira de se identificar (marca) é muito positiva para o desenvolvimento e ampliação dos seus serviços.
Pode ser através de uma logo, uma cor ou até uma frase, tendo elas associadas a você e ao seu trabalho o seu reconhecimento começará a caminhar a favor da sua credibilidade.
A sua marca também pode ser através da sua excelente qualificação em um procedimento, como a montagem de um aparelho dental transparente. O importante é que seu nome seja lembrado de maneira positiva.
3- Envolva-se com projetos que te ajudaram a crescer
Construir um portfólio desenvolvido por conta de um trabalho voluntário pode te ajudar a trazer reconhecimento e ganhar destaque.
No ramo ontológico, por exemplo, você pode visitar asilos e auxiliar os idosos a realizar uma boa higienização bucal, orientar a todos sobre os cuidados necessários para uma prótese ou realizar manutenções simples para aqueles que fazem o uso de uma lente de contato dental.
Atualmente, muitas ONGS necessitam de ajuda, e você pode oferecer isso a elas em troca de divulgação, dessa forma você ganha mais experiência no ramo em que atua, além de conseguir atingir um público diferente do que está envolto aos seus projetos.
4- Mantenha o contato com seus clientes
É importante que você não se esqueça dos pacientes que já atendeu e que já fazem parte do seu ambiente de trabalho, pois existe uma grande possibilidade que eles precisem dos seus serviços novamente.
Não precisa ser necessariamente para realizar algum procedimento, pode ser apenas para a retirada de dúvidas como “clareamento dental preço”
Mas é importante que eles saibam que podem contar com seu atendimento e com sua atenção em situações simples do dia a dia, dessa forma, as chances de eles realizarem os mesmos procedimentos com você se tornam muito maiores.
5- Argumente a seu favor
Reforçar as suas qualidades e oferecer uma proposta para os seus novos clientes, faz com que o seu trabalho e a sua eficiência fiquem em maior evidência.
Contudo, tome cuidado com o narcisismo e tente ter uma comunicação clara e objetiva com intuito de convencer o seu cliente (de maneira confortável) sobre as qualidades que os seus serviços oferecem.
Contar boas histórias sobre os procedimentos, ou situações da sua vida, para conquistar proximidade com o seu possível cliente também é muito positivo, justamente pelo fato dessa estratégia ser adotada pelos principais líderes e empresários de sucesso.
E acima de tudo, tente sempre se posicionar de maneira coerente, trazendo credibilidade para as suas orientações e indicações, visando sempre o bem estar e conforto do paciente antes do seu benefício próprio.
Dessa forma, você evita contradições e problemas no seu perfil profissional, conseguindo fazer a construção de uma audiência e um forte posicionamento defendido por aqueles que conhecem você e o seu trabalho.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Vue Odonto, uma rede especializada em atendimento odontológico com enfoque na humanização.
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