Quem busca um imóvel para comprar sabe que em alguns casos, ter boas dicas poderá ser o diferencial. Poupar mais tempo e dinheiro é algo que todos desejam, mas também precisamos considerar a qualidade. Assim, seja qual for seu objetivo, terá um bom retorno no futuro.
Bem, além do dinheiro, muitos imóveis precisam de um investimento em tempo. Avaliar, entender os possíveis crescimentos… isso dependerá do uso que fará para aquele local. Há quem compre apenas para revender no futuro, então precisa estar atento às possibilidades de crescimento.
A seguir, vamos mostrar algumas dicas infalíveis para que tenha sucesso ao comprar seu imóvel, pegamos ótimas dicas junto a imobiliária Six Imóveis de Balneário Camboriú para lhe auxiliar. Lembrando que elas podem ser aplicadas de diferentes maneiras de acordo com seu objetivo, mas são extremamente úteis para todos.
Comece com um orçamento claro
Definir um orçamento claro é o primeiro passo para quem está buscando um imóvel para comprar. Antes de começar a pesquisa, é fundamental saber qual é o limite financeiro disponível para a aquisição do novo imóvel, evitando frustrações e perda de tempo com opções que estejam fora do alcance financeiro.
Lembrando que isso pode ser algo bem comum, tendo em vista que grande parte das pessoas investe bastante em seus imóveis depois da compra. Então, essa organização é mais que necessária, sobretudo para aqueles que desejam vender ou alugar a residência logo após.
Naturalmente, há muitas maneiras de realizar um bom orçamento. Entretanto, é preciso ser realista e trabalhar com aquilo que possui.
Faça sua pesquisa
Uma das principais ferramentas para isso é a internet, onde é possível encontrar diversas opções de imóveis disponíveis para venda, bem como informações sobre valores, características e localização.
Mas uma boa pesquisa precisa ir além da internet. Precisa considerar, por exemplo, profissionais que entendam sobre os valores de imóveis no mercado. Essa “ajuda” poderá fornecer informações até mesmo para compras futuras. Entretanto, a busca por um bom profissional também é fundamental.
Faça uma boa avaliação do local onde a residência está e considere seus custos com base em diferentes critérios. Caso não consiga realizar essa ação sozinho, vale a pena contratar alguém para fornecer ajuda.
Avalie as suas necessidades
Cada pessoa tem preferências e prioridades diferentes em relação a um imóvel, seja em termos de tamanho, localização, comodidades ou estilo. Por isso, é importante ter uma lista clara de requisitos e desejos para o novo imóvel, levando em conta também as necessidades futuras, como possíveis mudanças na família ou no trabalho.
Sem contar que existem diferentes tipos de residência. Por exemplo, uma casa de praia, onde deve existir outros critérios para considerar na compra do imóvel. Além do preço que será mais alto.
Ainda assim, essa dica será muito útil. Apenas a considere em diferentes tipos de compras. Sabemos que boa parte dos imóveis, atualmente, precisam de melhorias quando são comprados.
Agende visitas e faça anotações
Sim! Sempre precisamos considerar as visitas como uma das maneiras de trabalhar com a compra de imóveis. Não se deve fazer isso apenas uma vez… é preciso avaliar situações diferentes. Por exemplo, estando no local em algum dia de chuva.
Pode não parecer no momento da compra, mas algumas casas podem ter problemas para lidar com tempestades. Por isso é preciso considerar o que essas visitas podem trazer de produtivo.
Fazer anotações também costuma ser bastante útil. É claro, não precisa fazer apenas da parte negativa da residência… faça uma lista de pontos positivos e negativos para que assim possa criar uma lista comparativa. Descobrirá com maior facilidade se vale a pena comprar o local.
Considere custos adicionais
Voltando a parte financeira, precisamos entender que uma residência surge com alguns problemas. Em alguns casos, o vendedor pode estar com problemas no pagamento de impostos e por isso tem pressa para vender o local. Lidar com esse pagamento não é fácil e por isso precisa considerar ele antes da compra.
Os custos adicionais também podem surgir por conta de reformas. Algumas podem custar bem caras. Por exemplo, na venda de uma casa com problemas na infiltração, pode ser necessário uma ação ampla para conseguir diminuir esse problema.
Por fim, veja outros possíveis gastos que possam surgir no futuro. Esses, geralmente, acontecem de acordo com a natureza da residência. Por exemplo, ao realizar manutenções no local.
Faça uma oferta inteligente
Agora você pode fazer uma oferta. Os bons compradores entendem que existe um preço justo, pouco variável. Porém, sabem também que com o tempo o local pode se valorizar e ultrapassar esse valor. Negociar é muito importante.
É preciso achar um meio termo em que ambos saiam ganhando. E, claro, sua oferta deve chegar até o vendedor carregando todas as informações que reuniu sobre a residência.
Não costuma ser muito complicado, mas com toda certeza merece uma atenção enorme. Dificilmente, seguindo essas dicas, pagará a mais na residência.